Cada vez mais se fala sobre o pão que comemos. Ou melhor, cada vez mais se fala sobre a qualidade ou falta de qualidade do pão que comemos. Numa ida ao supermercado, quando comprarem pão, leiam o rótulo. Vão perceber que muito do pão de compra não é apenas feito com farinha, sal, fermento e água. Por outro lado, a quantidade de fermento usado no pão industrial é grande. Faz um pão fofo que passado umas horas já está duro. Um dos exemplos, é o papo seco.
Por isso, para quem gosta de pão, para quem procura o sabor autêntico do pão pode fazê-lo em casa. Os ingredientes encontram-se facilmente à venda numa ida ao supermercado, onde felizmente, cada vez mais, há uma interessante oferta de farinhas biológicas. Sal, água e fermento. O fermento usado pode ser fresco, vendido em cubos, ou seco, a chamada levedura seca. Não confundam fermento de padeiro seco (levedura seca) com o fermento químico que usamos para fazer bolos. São dois produtos diferentes.
Podemos fazer pão usando um método simples, directo. Misturamos os secos e os líquidos, amassa-se, leveda e vai para o forno. Foi sempre assim que vi a minha mãe fazer pão. Este é um método que recomendo a quem quer fazer pão pela primeira vez. Para se aventurar na arte maravilhosa de fazer pão em casa, misturar os ingredientes, amassar, levedar e já está. Foi com uma receita assim que comecei a rubrica Vamos fazer pão. Não tenham medo de amassar, é quase terapêutico. Lembrem-se que foi assim que durante séculos se fez pão, metendo as mãos na massa!
Este é o método mais simples. A complexidade de fazer pão aumenta quando começamos a usar pré-fermentos (poolish, biga e/ou massa fermentada conhecida como massa velha) ou usarmos uma massa-mãe, o que em inglês se designa por sourdough ou em francês, levain, feita a partir de uma matriz, starter. Um destes dias, explico-vos como faço e alimento a minha massa-mãe, feita com farinha de centeio integral biológica. Também se pode fazer massa-mãe com farinha de trigo. A minha massa mãe já tem mais de um ano. Há padarias com massas mãe com 100 ou mais anos. Maravilhoso, não é?
O melhor método para cozer o pão em casa é usando um tacho de ferro fundido ou de cerâmica. Há quem faça em tachos de vidro, tipo Pyrex, ou em tachos de barro, mas a verdade é que não são tão eficientes na distribuição do calor. Para quem faz pão em casa de forma regular, vale a pena o investimento num tacho/panela de ferro fundido. Quando forem ao supermercado ou uma loja de produtos para casa, procurem estes tachos. Vão encontrar de vários preços. Este método tem obviamente limitações, mas para fazer um pão para a família, resulta muito bem. Vamos fazer pão?