terça-feira, 17 de setembro de 2024

Torradas de abacate com atum e picles de cebola

Uma das coisas que gosto de ter no meu frigorifico é picles rápidos de cebola roxa. Estes picles de frigorífico fazem-se num instante e resultam muito bem. Isto, porque há dias em que queremos fazer uma refeição rápida e, ter algumas coisas que nos facilitem a vida, é muito bom. Para além de alguns ingredientes no frigorífico, é importante ter outros que os complementem. Na minha despensa, de uma maneira geral, há sempre conservas de peixe.

Há uns tempos, para uma refeição rápida, fiz umas torradas com abacate, atum e picles de cebola roxa que fizeram um grande sucesso. Experimentem!

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Menu semanal #226

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Neste menu, juntei receitas leves e frescas e outras, mais quentes e reconfortantes. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #225.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Salada de tomate com pêssego e presunto

Os dias de férias foram pautados por muitas saladas. Fiz saladas de figos grelhados com burrata. Fiz salada de figos frescos com roquefort. E, fiz muitas saladas com tomate. Se acompanham o Instagram do Cinco Quartos de Laranja devem ter visto.

Uma das saladas que fiz, para aproveitar o tomate bom que nos chegou da horta, foi esta de tomate com pêssego e presunto. Ficou tão boa! Experimentem.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Salada de curgete com queijo feta e amêndoa torrada

Gosto de ler romances e, de há uns anos para cá, que procuro ler romances em que a comida faça parte da história. Nestas férias de Verão, li:
- A Escola Culinária de Paris de Sophie Beaumont. Um livro com muitas referências de cozinha e pastelaria francesa;
- Um Chá em Tóquio de Julie Chaplin. Apresenta-nos alguns pratos tradicionais do Japão, para além de nos mostrar a importância do ritual do chá, para esta cultura;
- Os Segredos da Pequena Taverna Grega de Erin Palmisano. Depois de ler o livro, fiquei com vontade de visitar a Grécia;
- Com Uma Pitada de Canela de Elizabeth Acevedo. O livro conta-nos a história de uma jovem mãe solteira que, entre todas as dificuldades, encontra na paixão pela cozinha, um caminho para a sua vida. Um livro que se lê num instante e com algumas receitas.
A receita que partilho hoje, poderia estar numa obra de ficção. Imaginem um casal de jovens apaixonados, bonitos, cheios de alegria pela vida, que nas férias de Verão decidem viajar pela costa do mediterrâneo, escolhendo locais estratégicos que de alguma maneira estivessem associados ao amor.

Cansados da viagem, chegam a uma estalagem, na ilha grega de Corfu, já muito depois da hora do jantar. No dia seguinte, iriam visitar o Canal d’Amour, mas antes, era preciso jantar. A estalagem ficava isolada e não tinham vontade, nem energia, para irem procurar um restaurante. A cozinha da estalagem também estava fechada! O que fazer?

Depois de conversarem com a responsável da receção, ficaram deliciados com o que ela conseguiu arranjar, assim quase de improviso, uma salada de curgete com queijo feta e amêndoa torrada. Que bem que lhes ia saber!

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Pico de gallo

Aos poucos, voltamos às rotinas, à organização das refeições, aos workshops. Relembro que no dia 14 de Setembro de 2024, volto ao Porto, para dois workshopsDe manhã vamos organizar as refeições da semana num workshop de Batch Cooking e, à tarde, vamos fazer Pão artesanal com Massa-Mãe. Inscrições e mais informações através do eMail: work@sott.pt

No dia 29 de Setembro de 2024, vamos ter no Auchan de Almada, Receitas Rápidas para a Semana. Este é um workshop para quem quer sugestões de receitas que se fazem num abrir e fechar de olhos, que facilitam a vida quando se chega a casa depois de um dia de trabalho. Inscrições via Ticketline.

Entretanto, na minha cozinha, vamos aproveitando as coisas boas que o Verão nos oferece. Por aqui, continuamos a dar destino ao tomate bom que chega da horta. Deixo-vos, hoje, uma receita mexicana, que é óptima para servir como entrada ou para petiscar, pico de gallo.

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Menu semanal #225

Setembro é sinónimo de regresso às rotinas. E regressar não tem que ser necessariamente mau. Confesso que depois de uns dias de descanso gosto de regressar à minha vida, ao meu trabalho. E uma das coisas a que regresso, também, é à organização e preparação das refeições da semana.

E para quem, como eu, gosta de ter comida pronta para as refeições em família, deixo-vos, hoje, mais um menu com sugestões frescas de Verão, mas com outras a lembrar a chegada dos dias frescos. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #224.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Tártaro de meloa com tomate e ricota

Vamos recomeçar? Setembro é, para mim, um mês de recomeços. Encaro este mês de forma positiva, talvez, por ter ficado com imagens boas associadas ao regresso à escola. Olho para Setembro como se fosse "um novo ano" - cheio de oportunidades e novos desafios.

Setembro permite-nos fazer um balanço do que já passou e traçar novos objectivos. É tempo de voltar a casa, de encontrar o caminho de volta à nossa vida, àquilo que queremos ser. É tempo de varrer as folhas velhas e deixar para trás o que não interessa. Setembro traz a mudança.

Setembro é tempo para recomeçar, reajustar caminhos, definir trajetórias, alinhar o foco para o que nos faz feliz.

Setembro é um mês para respirar fundo, ter fé na vida e olhar para o futuro com o coração cheio de esperança. Setembro é um mês para recomeçar!

E por aqui, já recomeçámos algumas rotinas. Para além de começarmos a organizar e a preparar as refeições das próximas semanas, procuramos também dar destino a sobras e evitar o desperdício. Um destes dias, servi meloa no final de uma refeição, em família. Mas a meloa, revelou-se pouco doce para ser comida assim. O que fazer? Decidi transformá-la em algo especial, um tártaro! Setembro, é tempo de recomeçarmos a dar destino ao que temos de bom e de menos bom nas nossas cozinhas! Preparados? Vamos a isso!