terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Cachaço de porco estufado no tacho

Janeiro está a chegar ao fim. O primeiro mês do ano, é sempre um misto de balanço do ano que passou e, a necessidade de pensar em novos desafios, estabelecer objectivos, no fundo, continuar a procurar viver a vida que gostaria de ter, com mais equilíbrio. Neste primeiro mês do ano, retomei os workshops, decidi começar a ler um livro por mês. O escolhido para começar o ano foi Lições de Química. Recomendo.

Depois de muitos pedidos, a rubrica Em Directo da Minha Cozinha, aos domingos de manhã, está de volta. Este mês mostrei-vos como fazer picles rápidos de frigorífico, como branquear legumes para congelar, partilhei uma receita em 20 minutos, um delicioso arroz de chouriço com grão-de-bico e, mostrei-vos como podem fazer manteigas aromatizadas. Foi um mês de Janeiro com muitas partilhas cheias de sabor. E, hoje, deixo-vos, a receita de cachaço de porco estufado no tacho, uma receita que fiz em dia de pré-preparações para as refeições da semana.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Menu semanal #148

Organizar e planear as refeições da semana, é uma prática que nos liberta do stress, de estar sempre a pensar no que fazer para o almoço ou, para o jantar. É uma prática, que nos permite comer de forma mais equilibrada, de rentabilizarmos os nossos ingredientes e, consequentemente, evitar o desperdício e poupar. Para vos ajudar e inspirar, deixo-vos mais um menu semanal, cheio de receitas práticas e deliciosas. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #147.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Couve-flor crocante

A couve-flor é um legume muito versátil. Podemos cozer couve-flor para acompanhar carne ou peixe. Podemos usar a couve-flor em sopas, em gratinados, podemos transformá-la num delicioso arroz para assar no forno ou num cuscuz para saltear na frigideira. Ou, então, fritá-la e colocarmos, na mesa, um irresistível petisco para toda a família. A couve-flor frita, fica crocante e muito saborosa. Nem parece couve-flor! Experimentem!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Torrada com abacate e ovo estrelado

Os ovos fazem parte dos meus pequenos-almoços. Apesar de tentar variar a primeira refeição do dia, a verdade, é que os ovos são um alimento que uso, muitas vezes, de manhã. Adoro ovos cozidos, mexidos, escalfados ou estrelados. Sabe tão bem começar o dia com ovos de galinhas felizes!

Um dos pequenos-almoços que adoro, é pão torrado com abacate e ovo. Esta sugestão pode ser para o dia-a-dia, para um brunch de domingo, em família, ou até, para uma refeição rápida. Experimentem!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Menu semanal #147

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, para toda a família, deixo-vos, hoje, mais um menu. Espero que gostem e que se inspirem! Boa semana.


Ver também menu semanal #146.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

As minhas 10 receitas preferidas de 2022

Escolher, as minhas 10 receitas preferidas de 2022, é uma tarefa que associo aos balanços de finais do ano. Ao longo de 365 dias, vou partilhando, convosco, receitas variadas, desde sopas, pratos de carne e de peixe, sugestões vegetarianas e sobremesas. Procuro que aquilo que partilho reflicta o que se come em minha casa ou, na minha família. Entre, tanta receita que fui partilhando, fazer uma seleccção revela-se um desafio. Entre as receitas que partilhei no ano que passou, deixo-vos, agora, a minha escolha.

As minhas 10 receitas preferidas de 2022 são:
- Pudim de maçãs e amoras no tabuleiro - Adorei esta receita, pela originalidade de fazer um pudim no tabuleiro e pela combinação de ingredientes. Simples e deliciosa.

- Caldo verde - No ano passado, um dos meus objectivos, foi partilhar mais receitas tradicionais e, o caldo verde é um clássico. É uma receita que faço imensas vezes e sabe sempre bem!

- Canja de bacalhau - Durante anos, quando ouvia a palavra canja, pensava logo em canja de galinha, mas a verdade, é as canjinhas de peixe são também maravilhosas. Esta, de bacalhau, ajuda-nos a aquecer o corpo e a alma. Foi, para mim, uma das melhores sopas que fiz o ano passado.

- Cheesecake basco - Este cheesecake é maravilhoso. O sabor do queimado, torna-o distinto. Foi, sem dúvida, uma das melhores sobremesas de 2022.

- Rolinhos Primavera ou spring rolls - Apresentei esta receita, pela primeira vez, numa ida à TVI num programa que comemorava a chegada da Primavera. Na altura, para além do camarão, utilizei amores perfeitos. Os pedidos foram tantos, que fiz um directo no Instagram a mostrar como fazer os rolinhos e acabei por a publicar a receita também, aqui, no Cinco Quartos de Laranja. É uma receita fresca, colorida e perfeita para uma refeição rápida.

- Picles rápidos de cebola roxa - 2022 foi o ano em que decidi fazer picles rápidos de frigorífico. Os picles, de uma maneira geral, fazem-se usando uma medida de vinagre para uma medida de água, sal e, normalmente, açúcar. Podemos fazer picles de cebola, de couve-flor, de cenoura, de pepino, de funcho, de curgete, de beterraba, de rabanetes, entre muitos outros legumes. Podemos usar especiarias, ervas secas ou frescas e sementes, para aromatizar. Em 2023, por aqui, vamos continuar a fazer picles!

- Batido de batata-doce com especiarias - Um dos eventos que marcou o ano de 2022, foi um desafio que fiz no Instagram e que se intitulou 30 Dias, 30 Batidos, onde durante um mês, fui partilhando batidos deliciosos, nutritivos, coloridos, para o pequeno-almoço. Um dos que adorei, foi este de batata-doce e especiarias, que nos leva a viajar por uma deliciosa mistura de sabores. Experimentem!

- Bolo de bolacha - Este é um daqueles bolos que fez parte da minha infância. Foi também um dos primeiros bolos que me lembro de fazer. Um clássico que, de uma maneira geral, toda a gente adora!

- Bolinhos de figo seco com avelãs - Todos os anos, costumo partilhar sugestões de presentes comestíveis. E estes bolinhos de figo seco com avelãs foram uma deliciosa surpresa. Para além de apelativos, são irresistíveis!

- Fajitas de picanha com guacamole - 2022 foi também marcado pela rubrica Sobrou? Aproveitou! E uma, das várias receitas que partilhei, convosco, foi a destas fajitas. Uma receita prática e que faz sempre sucesso.


Destas receitas, qual ou quais as vossas preferidas?

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Quiche rápida de espinafres e atum

Já há algum tempo, que queria experimentar fazer uma quiche, em que a base, em vez de massa quebrada ou folhada, é feita com tortilhas. Uma ideia prática e que me parecia saborosa.

Um destes dias, depois de uma manhã entre consultas e outros compromissos, quando cheguei a casa, sem nada pré-preparado para o almoço, decidi colocar em prática uma adaptação da referida quiche. O resultado foi delicioso. Cá em casa, fez sucesso. Experimentem!