sexta-feira, 11 de julho de 2025

Secretos de porco grelhados com azeite de alho e coentros

Estamos na época dos grelhados. O Verão combina com carnes e peixe no carvão. Cá em casa, adoramos fazer refeições com grelhados. Um destes dias, para um almoço a dois, decidi fazer secretos de porco grelhados, servidos com um azeite aromatizado com alho e coentros. Tão bom!

Para além da receita, deixo-vos, hoje, um convite. No domingo, dia 13 de Julho de 2025 às 15h15, vou estar no Festival da Comida Continente no Porto, a convite da Oliveira da Serra. Apareçam!

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Curgete grelhada com amêndoa e manjericão

A primeira vez que me lembro de comer curgete, foi pela mão de uma prima, vinda de França, que tinha na sua horta, em abundância e, acabava por partilhar com a família, o excesso de produção. Lembro-me de, também, eu ter partilhado, na altura, com a minha família mais próxima e até de levar curgete para as sopas das férias de Verão, no Algarve, quando íamos para Santa Luzia e Praia do Barril.

Contam-se os anos em que a curgete passou a fazer parte da nossa vida! Hoje parece que a curgete esteve sempre disponível no mercado e ainda bem. A primeira utilização que dei à curgete foi para usar na sopa. Umas vezes, com cascas, outras sem, dependendo do resultado pretendido.

Ao longo dos anos, fui-me apaixonando pela curgete. Se a princípio, achava que tinha pouco sabor, hoje, acho que é um legume incrível, versátil e muito saboroso. Só temos que lhe dar amor e carinho.

A curgete grelhada é óptima. Experimentem!

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Lombinho de porco assado no forno com batatas

Por aqui, já começamos a pensar nas férias! As leituras de Verão, também, já estão escolhidas. Entretanto, já li O Perfume das Peras Selvagens de Ewald Arenz e comecei a ler Uma Confeitaria em Paris de Julie Chaplin.

Ler faz-nos tão bem. É uma forma de aprendermos, de viajarmos por outras paragens, de estimularmos a imaginação, de nos colocarmos no lugar das personagens que conhecemos em cada livro. Ler desperta-nos sentimentos, chama-nos a atenção para questões da actualidade, ajuda-nos a desenvolver o sentido crítico ou a pensar de outra maneira sobre as coisas. Ou, até, perceber que há mais do que uma opinião sobre as coisas. Ler ajuda-nos a relativizar os nossos problemas e a acalmar as nossas ansiedades.

As leituras dão-nos força. Ajudam-nos a definir caminhos para a nossa vida ou, até, pensar em mudar objetivos de vida. Permitem-nos viver amores à primeira vista, amores passageiros ou amores proibidos. Permitem-nos entrar em cozinhas antigas ou modernas, em conhecer ingredientes e receitas. Levam-nos a viver aventuras por terra, no mar ou no ar! Permitem-nos viajar no tempo e sonhar!

Ler pode ser remédio. Pode ser cura. Pode ser terapêutico. Pela vossa saúde, leiam livros!

E entre os benefícios da leitura, deixo-vos, hoje, uma receita, que poderia estar num romance da vida moderna, em que a protagonista organiza as refeições da semana e usa o congelador como alidado da organização doméstica, procurando evitar o desperdício. Espero que gostem!

terça-feira, 8 de julho de 2025

Menu semanal #264

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um apetecível menu, cheio de sugestões práticas, para a família, nesta altura do ano. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #263.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Peru estufado com vinho tinto

No Verão, costumo dar preferência a comidas leves e frescas. Previligio as sopas frias, as saladas e torradas com isto e aquilo. Procuro usar o tomate e outos ingredientes da época. Mas, há alturas, em que preciso de fazer comida para ter pronta e congelar, comida para refeições mais substânciais, em que seja preciso apenas fazer um acompanhamento.

Antes de ir de férias gosto de dar destino a grande parte dos alimentos que tenho no congelador. No início do ano, congelei um peru inteiro, dividido em porções e, agora, é tempo de o cozinhar. Um destes dias, decidi cozinhar duas coxas de peru, que tinha desossadas, sem a pele e cortadas em pedaços. A carne da coxa é muito saborosa e decidi estufá-la com vinho tinto. Fica tão bom!

Podem servir este estufado com puré de batata ou puré de legumes, legumes cozidos, arroz, massa, entre outras opções que gostarem.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Tofu mexido com açafrão-da-Índia

Somos o que comemos. E, muitos dos nossos problemas de saúde, estão associados ao estilo de alimentação e de vida que fazemos. Ouvimos, constantemente, para que tenhamos mais saúde devemos fazer exercício físico e fazer uma alimentação variada. E o que é uma alimentação variada? Como fazer uma alimentação equilibrada, quando temos tanta oferta de produtos já feitos e prontos a consumir, quando temos uma vida ocupada, que pouco tempo nos deixa para pensar no que cozinhar ou comer?

Estas questões são mais fáceis de responder na teoria do que na prática. Para que haja mudança, temos que realizar alterações na nossa maneira de pensar e na maneira como nos organizamos. Todos temos pouco tempo mas, temos que ter a predisposição e a vontade para começar a querer fazer diferente. No meu livro, Planear, Cozinhar e Congelar, dou imensas dicas para quem quer começar a comer em casa, comida feita de raiz, sem a ansiedade de não saber o que fazer para o jantar.

Gosto de variar o que como. Comer sempre a mesma coisa cansa-me! A comida, quando é boa, conforta-nos, dá-nos energia, motiva-nos a encarar a vida com alegria. Variar o que comemos ajuda-nos a elevar o nosso palato, a mudar o gosto, a ser um pouco mais felizes.

E, como gosto de variar o que coloco na mesa, um destes dias, experimentei fazer tofu mexido. Pela aparência final, parece que são ovos mexidos! Fica muito saboroso e diferente. Variar o que comemos, também, pode ser divertido! Experimentem.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Pernas de frango assadas no forno com uvas

Na semana passada, o meu marido Ricardo, fez anos. E para um almoço a dois, decidi fazer pernas de frango assadas no forno com uvas. Pratos salgados com fruta costumam resultar bem e, cá em casa, gostámos da combinação do frango com as uvas.

Deixo-vos, hoje, a receita. Experimentem!