quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Almôndegas, húmus e quinoa com legumes salteados

Uma das melhores maneiras de fazermos uma alimentação saudável, é cozinhando a nossa comida. É escolhendo os ingredientes que queremos usar, os métodos de confecção e fazendo opções em relação ao tipo de gorduras. Mas, como conseguir comer, em casa, de forma equilibrada? Quando se chega a casa, depois de um dia de trabalho, a vontade de cozinhar é na grande maioria das vezes reduzida. Mas pior do que a falta de vontade para cozinhar, é nem saber o que fazer. Para deixarem de andar sempre preocupados com as refeições da família, começem a planear. Escolham fazer algumas pré-preparações ou bases alimentares que vos facilitem a vida.

Sempre que partilho as minhas pré-preparações para as refeições da semana, recebo muitas perguntas sobre o que é que eu faço com o que preparo previamente. Um destes dias, fiz almôndegas, húmus e quinoa com legumes salteados. As almôndegas pode ser servidas com molho de tomate e esparguete. O húmus, uso para saladas e sandes. A quinoa com legumes salteados pode ser um acompanhamento ou se acrescentarmos ovo cozido e queijo feta, temos uma salada deliciosa. As conjugações são aquelas que fizerem sentido para vocês. Um destes dias, para o almoço, juntei estes ingredientes e fiz um prato que foi um sucesso. Espero que gostem também e que se inspirem.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Salada Caprese de melão

A salada Caprese é um clássico. Cá em casa, adoramos! É muito fácil de fazer e, igualmente, versátil. Admite uma infinidade de variações e podemos também acrescentar algumas frutas. Já fiz salada Caprese com figos, figos grelhados e, com pêssego.

Deixo-vos, hoje, uma outra sugestão, salada Caprese de melão. Fresca. Deliciosa. Perfeita para iniciar uma refeição ou para petiscar ao lanche. Espero que gostem.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Almôndegas de carne picada com quinoa

No regresso de férias, procurei fazer algumas pré-preparações para as refeições da semana. Quem me acompanha, sabe que o meu método de pré-preparações é feito com ingredientes ou, bases alimentares, e tenho como grande aliado o congelador.

Um destes dias, fiz almôndegas de carne com quinoa cozida. Fiz em quantidade para fazermos uma refeição de almôndegas durante a semana e, o restante, congelei. Lembrem-se, quem congela tem!

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Menu semanal #130

Nos menus semanais, procuro partilhar, convosco, receitas práticas, com ingredientes que encontrem facilmente. Procuro que as receitas vos inspirem e, que vos levem a preparar as refeições da semana, de forma mais fácil. Deixo-vos, hoje, mais um menu, com sugestões de ainda pensar nos dias quentes mas, também, com ideias para os dias mais frios que aos poucos começam a chegar. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #129.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Bolo de bolacha

Comecei, ontem, a ler o livro Mamma, Reflections On The Food That Makes Us de Mina Holland. É um livro que comprei logo a seguir a ter lido O Atlas Gastronómico. Adoro livros de cozinha, mas gosto, ainda mais, de livros de cozinha com histórias e viagens. A cozinha não é uma ciência exacta, os sentimentos, os momentos, marcam a nossa relação com a comida de uma maneira fabulosa. E é disso que Mina Holland começa por falar na introdução do livro e, eu identifiquei-me tanto com o que ela refere. Acho que se lerem irão também identificar-se e perceber o que quero dizer.

As receitas são mais do que meras instruções para fazer determinado prato. Fazem parte da nossa autobiografia, do nosso passado e presente, da nossa vida. A nossa relação com a comida começa em casa, com as nossas mães, avós, tias, com a nossa família.

Estes laços com a comida acompanham-nos para sempre. Mesmo que possamos adaptar, modificar, ou, até mesmo, alterar o modo de prepararmos as receitas. Por isso, acho tão importante sentarmos-nos, todos, à mesa, no momento das refeições. Por isso, é precioso chamarmos os mais novos para a cozinha e deixá-los participar na preparação da comida.

Muitos são os pratos que fazem parte dos sabores da memória de todos nós. Os pratos do dia-a-dia, os pratos dos dias de festa, os pratos que se faziam nos dias de aniversário. Para além dos pratos, há também os doces. E um dos bolos que marcou a minha infância e, provavelmente de muitas pessoas da minha geração, foi o bolo de bolacha, com as bolachas embebidas em café e um guloso creme de manteiga. Era sempre um sucesso! Toda a gente queria comer uma fatia de bolo de bolacha com o café, no final da refeição, ou ao lanche. Na minha casa, ainda hoje é assim!

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Quinoa com legumes salteados

Durante as férias de Verão, fui mostrando alguns dos almoços em família. Numa das vezes, apresentei uma carne de porco estufada que servimos com salada e quinoa com legumes salteados. Na altura, tive vários pedidos para partilhar a receita da quinoa.

Depois do regresso às rotinas, uma das primeiras receitas que fiz na rubrica, Em Directo da Minha Cozinha, ao domingo de manhã, no Instagram do Cinco Quatos de Laranja, foi a quinoa com legumes salteados. A quinoa é um ingrediente que procuro ter sempre em casa. É uma execelente alternativa ao arroz ou à massa.

A quinoa com legumes salteados pode ser servida como acompanhamento ou, como prato principal. Para prato principal, podem acrescentar queijo feta e mistura de sementes, podem acrescentar atum, frango desfiado ou sobras de salmão assado. Escolham o que gostarem e divirtam-se!

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Carne de porco assada no forno

Todos os anos faço uma selecção de livros para ler no Verão. Dos que escolhi, este ano, já li:

- A Cozinha Inglesa de Miss Eliza de Annabel Abbs. Curioso como Miss Eliza mudou o modo como se escrevem as receitas. Um livro cheio de sabores.

- É Tempo de Reacender as Estrelas de Virginie Grimaldi. É um livro delicioso. Uma viagem que aproxima mãe e filhas. Acho que quem tem filhos adolescentes se vai identificar com muitas das questões abordadas.

- A Música das Abelhas de Eileen Garvin. Da lista de leituras de Verão que seleccionei, se só poderem ler um, escolham este. Uma história de amizade, interajuda, que me prendeu deste a primeira página. Para além, de nos ensinar muita coisa sobre o maravilhoso mundo das abelhas.

- Frágil de Jenny Lawson. Ainda estou a ler. Tem um registo divertido sobre a saúde mental.

Falta-me ler, Lições de Química de Bonnie Garmus, confesso que tenho muita curiosidade sobre este romance. Vai ser um livro de despedida de Verão e de boas-vindas ao Outono.

Nas leituras, como na minha cozinha, também, aos poucos, nos vamos despedindo das comidas leves e frescas. Aos poucos, começamos a dar prioridade aos pratos de forno. Um destes dias, para as refeições da semana, assei um pedaço de carne de porco com uma cobertura de especiarias, que resultou tão bem! A carne assada lentamente, fica deliciosa.