quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Polvo com batatas e cebolada no forno

A semana passada comecei a ler o livro Uma Grande Almoçarada de Jim Harrison. Livros que falem sobre comida entram logo na minha lista de livros a ler e, consequentemente, a comprar. Este, é um daqueles livros que tinha, cá em casa, desde o ano passado e seguindo os objetivos de leitura para este ano, foi imperativo retirá-lo da estante.

Possivelmente lembram-se do filme Lendas de Paixão com Brad Pitt. Jim Harrison é o autor do romance que deu origem ao filme. Para além de romancista, foi um gastrónomo voraz e escreveu muitos textos sobre comida, alguns dos quais, agora, compilados nesta grande almoçarada! Na obra, sobre o autor, é dito que «Leitores sofredores, suspicazes, sovinas ou demasiado melindráveis devem abster-se de folhear estas páginas».

Para mim, acho que o autor tem uma maneira de se expressar divertida e sem papas na língua! Para terem uma ideia, alguns dos conselhos que nos dá é «Gastem o máximo possível em boa comida e bom vinho» e «Sem alho, nada a fazer. O alho deve ser comprado em números ímpares. Deve-se comprar 1 quilo, 3 quilos, 5 quilos, 7 quilos de alho.» Ou então, diz-nos que «uma casa com um frigorífico vazio é como um vibrador sem bateria» e para quando estivermos aborrecidos, bebermos um copo de vinho! Fala-nos de um jantar de 37 pratos e de algumas figuras conhecidas com quem partilhou a mesa, entre muitas outras coisas, que nos convidam a viver a alegria das partilhas com boa comida.

A obra têm também receitas e muitas alusões a vinhos! Ainda vou no início mas contente por estar a tentar cumprir os meus objetivos deste ano, em relação a leituras.

E para uma grande almoçarada, fiz há uns tempos, um polvo com batatas e cebolada no forno. Que bom que ficou!

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Perna de peru estufada

No fim-de-semana que passou, no sábado de manhã, tivemos um de workshop de risottos, com casa cheia, o que me deixa sempre muito contente e com vontade de continuar. Voltei a fazer workshops em Lisboa o ano passado, depois de uma pausa. E, digo-vos, sabe bem voltar!

 
No Domingo, foi dia de cuidar da horta. De limpar os canteiros. De começar as sementeiras! Ter uma horta é deveras gratificante. Entre as atividades do fim-de-semana, ainda houve tempo de fazer comida para as refeições da semana. E uma das coisas que preparei, foi uma perna de peru estufada, que servi desfiada, com puré de batata. Ficou tão boa!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Menu semanal #240

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas para toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #239.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Bolachas com laranja e canela

No Natal, gosto de oferecer cabazes com uma mistura de coisas que eu faço e, outras, que eu compro. E nas que faço em casa, uma das coisas que gosto de preparar, para oferecer, é bolachas. Coloco as bolachas nos cabazes, de uma de duas maneiras, dentro de um saco ou, dentro de uma caixa. As bolachas, sortidas, dentro de uma caixa ficam tão giras!

Uma das bolachas que fiz, no último ano, para incluir nos sortidos de Natal, foram estas de laranja e canela. Ficam perfumadas! Muito boas!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Rolo de queijo com frutos secos

Por altura do Natal, circulou pela Internet, com muito sucesso, um rolo de queijo com frutos secos. Pela facilidade da receita e pelo resultado final, também eu, decidi experimentar. Há muitas versões deste rolo de queijo. Há quem use uma mistura de queijo creme e queijo ralado. Há quem junte salmão fumado picado. Há quem junte ao queijo frutos secos picados e/ou ervas aromáticas. Entre tantas versões, deixo-vos, hoje, mais uma. Espero que gostem.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Bifes de peru na frigideira com tomilho

Para este ano, nos meus objetivos de leitura, coloquei ler 12 livros. E já comecei. Durante os primeiros dias do ano, li Chocolate Quente às Quintas-feiras de Michiko Aoyama. É um livro tão reconfortante. Também li Manual de Agricultura Biológica - Crie uma horta saudável e cultive os seus alimentos de António Lopes, Pedro Frias e Jaime Ferreira. Desde que tenho uma horta, que quero aprender mais sobre o processo de cultivo e cuidados a ter com a terra. Este era um daqueles livros que tinha na estante há mais de um ano!

Para além destes, já coloquei na minha lista as seguintes obras:
- Uma Grande Almoçarada de Jim Harrison;
- Como Saciar um Ditador de Witold Szablowski;
- A Mercearia do Mundo de Pierre Singaravelou e Sylvain Venayre;
- Lágrimas no Mercado de Michelle Zauner.

Ler ajuda-nos a aprender, a viajar, a compreender o mundo! Para além destes livros, terei, também, as leituras do Clube de Leitura Ler com Apetite. O encontro de Janeiro de 2025, vai ser no dia 18, das 15h às 17h, na cozinha do Solar dos Zagallos. O livro escolhido para este encontro é A Escola Culinária de Paris. A participação é gratuita, mas precisa de inscrição prévia, através do eMail: solar@cm-almada.pt.

E, como é bom, lermos com apetite, deixo-vos uma receita de bifes de peru que se fazem num instante. Espero que gostem!

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Caldo verde com chuchu

Todos os anos, gosto de traçar alguns objetivos que me acompanham e ajudam a manter o ritmo que quero para a minha vida. Os objetivos que estabeleço não são imperativos, são guias de orientação que me ajudam a manter a motivação e o foco. Desde que me lembro, que gosto de fazer listas.

Quando era miúda tinha um caderno onde ia anotando os livros que ia lendo. E desde os tempos do secundário, que tenho uma agenda! Traçar objetivos enquandra-se nesta minha pequena forma de me organizar.

Quando penso em objetivos, penso em coisas, que consiga alcançar e que me ajudem a ter uma vida preenchida e com a sensação de missão cumprida. Por exemplo, adoraria conseguir ler 70 livros por ano. Mas este não é um objetivo realista para mim, tendo em conta a minha vida pessoal e profissional. Por isso, procuro estabelecer metas mais adequadas ao que eu sei que poderei conseguir.

Os meus objetivos para 2025 são:
1. Mexer-me! Fazer caminhadas, ir ao ginásio, dançar, o que for! Tenho é que me exercitar!

2. Ler. Este é daqueles objetivos que estebeleço todos os anos. Este ano quero ler 12 livros;

3. Ainda em relação aos livros, para 2025, coloco mais um objetivo. Comprar livros novos depois de ler alguns dos que tenho. Ou seja, por exemplo leio dois da estante e posso comprar um!

4. Quero fazer iogurte natural e keffir regulamente, em casa. Já começei!

5. Aprender mais sobre o maravilhoso mundo dos fermentados;

6. Ajudar a minha mãe na horta;

7. Fazer o meu jardim, junto à casa, no Ribatejo;

8. Ter uma colmeia!

9. Fazer uma alimentação consciente e diversificada;

10. Organizar-me melhor, planeando mais. A organização é a chave para a produtividade!

11. Juntar mais vezes os amigos e a família à volta da mesa;

12. Cozinhar muitas receitas para partilhar convosco!

Algumas das receitas que partilho convosco surgem de uma necessidade. Por vezes, essa necessidade é dar destino a coisas boas que trago da horta. Este ano, tenho sido previligiada com chuchus em abundância. Os chuchus são muito versáteis, podemos usá-los em mil e uma receitas, inclusive bolos e doces. Mas já há algum tempo que queria experimentar usá-los na base do caldo verde. Deixo-vos, hoje, a receita!