sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Lombinho de porco com mostarda em massa folhada

Depois do Natal, é tempo de pensar na festa da passagem de ano! Por aqui, seguimos a tradição de fazer um jantar com amigos e assim receber o novo ano, à volta da mesa, com conversas, gargalhadas e muita alegria. Uma das receitas que escolhi para a despedida de 2023, foi lombinho de porco com mostarda em massa folhada. Delicioso. Elegante e festivo! Experimentem!

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Couve-de-Bruxelas salteada

O Natal é uma época tão especial! Para mim, é uma das alturas mais bonitas do ano. Gosto de ver as ruas e as casas enfeitadas, gosto de fazer e de escolher as lembranças para oferecer. Este ano, a noite da Consoada e o almoço de Natal foram na minha casa. Lareira acesa. Mesa cheia. Soube tão bem

Uma das receitas que fiz para servir e acompanhar o peru recheado com farinheira e ameixas, foi couve-de-Bruxelas salteada. Para dar um toque de Natal, acrescentei bagos de romã.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Perna de peru recheada com farinheira e ameixas secas

Vamos preparar o Natal?

O peru faz parte da mesa de Natal de muitas famílias. De há uns anos para cá, na minha família, abandonámos o peru assado inteiro e passámos a preparar para o almoço de dia de Natal, pernas de peru assadas no forno.

Este ano, cabe-me a mim a tarefa de as preparar e, a receita escolhida, foi esta: Pernas de peru recheadas com farinheira e ameixas. O doce da ameixa contrasta com o sabor forte da farinheira e fica tão bom! Experimentem.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Bolachas de Natal com gengibre

Vamos preparar o Natal?

Todos os anos gosto de fazer bolachas. Faço bolachas para oferecer e para colocar na mesa de Natal. As bolachas são um presente tão bom. E podem ser feitas em família, com a ajuda dos mais pequenos. Envolver a família é uma maneira de criar ou de manter as tradições, é uma forma de passar valores e transformar esta quadra, numa época mágica.

Uma das receitas de bolachas que fiz para oferecer, este ano, é a que partilho, hoje, convosco. Espero que gostem!

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Bacalhau escalfado com couve, migas de broa e ovos

Vamos preparar o Natal?

A revista Continente Magazine do mês de Dezembro de 2023 dá-nos uma ajuda. Tem uma secção dedicada aos essenciais do Natal. E como o bacalhau faz parte da tradição portuguesa, nesta quadra festiva, a receita que escolhi para partilhar convosco foi a do bacalhau escalfado com couve, migas de broa e ovos. Pode ser uma excelente sugestão para servirem este ano na noite da Consoada. Experimentem!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Menu semanal #192

Vamos preparar o Natal? No menu desta semana, deixo-vos algumas sugestões a pensar nos momentos de partilha com a família, à volta da mesa, nesta quadra festiva. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #191.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Frutos secos caramelizados

Vamos preparar o Natal?

Para quem gosta de oferecer presentes para comer, deixo-vos, hoje, uma sugestão irresistível, frutos secos caramelizados. Resulta tão bem! Experimentem. Cá em casa, quando faço, desaparecem num abrir e fechar de olhos.

Ofereçam estes frutos secos aos amigos, à família, aos professores, aos colegas de traballho e, tenho a certeza, que vai ser um verdadeiro sucesso. Arranjem sacos ou frascos bonitos. Coloquem uma fita e assim de forma prática têm um presente delicioso.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Cabrito assado no forno com batatas

Vamos preparar o Natal?

A sugestão de hoje prende-se com uma carne que, cá em casa, adoramos. O cabrito. Na minha família, desde que me lembro, é uma carne para dias de festas. Em casa dos meus pais, foi durante anos, a escolha para a mesa de Natal. Deixo-vos uma receita de cabrito, muito prática e que pode ser uma sugestão para servirem nesta quadra festiva.

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Bola de bacalhau

Vamos preparar o Natal?

Para vos ajudar e inspirar, partilho, hoje, convosco uma receita que adoro, bola de bacalhau. Este pão recheado com uma cebolada de bacalhau fica irresistível! Esta bola pode servir como entrada nesta quadra festiva. Ou, pode ser uma excelente forma de aproveitarmos as sobras do bacalhau da Consoada. Experimentem!

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Menu semanal #191

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas para as refeições em família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #190.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Compota de marmelo

Vamos preparar o Natal?

Para esta quadra festiva, deixo-vos uma sugestão com marmelos. Sabem que é uma fruta que adoro. Todos os anos, costumo fazer marmelada, mas este ano, parte dos marmelos foram para compota.

A compota de marmelo, dentro de um frasco bonito, transforma-se num presente delicioso e original. Podem servir esta compota com pão-de-ló, gelado ou, assim "ao natural", dentro da própria calda. Experimentem!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Perna de peru recheada com farinheira

Vamos preparar o Natal?

Por aqui, este ano e, à semelhança de há uns anos para cá, desafio-vos a preparar o Natal. Já partilhei uma receita de bacalhau e cachaço de porco assado com castanhas. Deixo-vos, hoje, a receita de perna de peru recheada com farinheira, servida com as batatas e o molho do assado triturado. Simples, prático e resulta tão bem!

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Menu semanal #190

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de receitas práticas a pensar em toda a família. Algumas das receitas são já a pensar na mesa de Natal, para se irem inspirando. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #189.