sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Bolo de limão com tomilho

O fim-de-semana está a chegar. Lembro-me que quando era miúda, fazia quase todos os fins-de-semana, um bolo para comermos aos lanches. Aproveitávamos os ovos das nossas galinhas e as laranjas ou, os limões do quintal. Fazer um bolo, com a minha mãe, deixou-me tão boas memórias.

Um destes dias para aproveitar alguns limões que trouxe de Santarém e, um ramo de tomilho, decidi fazer um bolo para saborear no fim-de-semana. O resultado agradou tanto que já tive que repetir a receita, cá em casa. Espero que gostem!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Sandes de bifanas com limão e espinafres

Há dias, em que precisamos de ideias rápidas para uma refeição. Cá em casa, nos dias em que vamos às compras, quando chegamos a casa, normalmente, procuramos fazer uma refeição prática e que não me obrigue a ficar muito tempo na cozinha. Nestes dias, procuro logo arrumar, arranjar e conservar o que comprámos. Se arrumar logo, é mais fácil saber o que tenho e o que preciso de usar com mais ou menos urgência.

Num dos últimos dias em que fomos às compras, ao mercado, depois de arrumar todos os frescos no frigorífico nas respectivas caixas ou compartimentos, preparei para o almoço umas deliciosas sandes com bifanas. Souberam tão bem! O conforto da comida simples é sempre tão sabororo.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

As 10 receitas de carne preferidas pelos leitores em 2020

Ao longo dos anos tenho partilhado a comida que se faz cá em casa. Sopas, saladas, pães, sobremesas, pratos de peixe e de carne. Tentamos fazer uma alimentação equilibrada, sem fundamentalismos e comendo de tudo um pouco. Para mim, em termos de alimentação é importante variar o que vou cozinhando e procuro também encontrar um equilíbrio entre o que se come às refeições. Se faço uma refeição vegetariana, a seguir coloco na mesa um prato de peixe ou de carne. Os pratos de carne fazem parte das refeições, cá de casa. E procuro variar também o tipo de carnes e os cortes que vou cozinhando.

Entre as várias receitas de carne que fui partilhando convosco, durante o ano de 2020, houve umas que despertaram mais o vosso interesse.

As 10 receitas de carne preferidas dos leitores em 2020, foram:


Destas, qual a vossa preferida?

Ver também as 10 receitas de carne preferidas dos leitores em: 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Pão de forma integral

O pão faz parte dos meus dias. Fazer pão, em casa, é uma tarefa muito gratificante. Uma das vantagens de fazermos o nosso pão é que podemos escolher a farinha ou uma mistura de farinhas, assim como os restantes ingredientes de acordo com o nosso objectivo ou regime alimentar. A convite da Flora Plant, deixo-vos uma deliciosa receita de pão de forma integral. Um pão que fica tão saboroso.

A Flora Plant é ideal para quem procura o sabor idêntico ao da manteiga mas, 100% vegetal. É cremosa, pode ser usada em pratos doces e salgados e, pode ainda servir para barrar no pão, ao pequeno-almoço ou para os lanches.

A receita de pão, que partilho, feita sem produtos lácteos, pode ser uma opção para quem segue uma alimentação vegan. Este pão feito e barrado com Flora Plant fica tão bom. Uma maneira deliciosa de começar o dia!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Menu semanal #45

Mais um menu com receitas para as refeições da semana. Planearmos as refeições da semana ajuda-nos a poupar, a rentabilizar a nossa comida, evitando o desperdício e, a comer de forma mais equilibrada. Espero que gostem das sugestões.


Ver também menu semanal #44.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Como preparar uma tábua de queijos e enchidos

Fazer uma tábua de queijos e enchidos, para servir num dia de festa, é algo recorrente, mas também a podemos preparar para partilhar com a família num dia em que decidimos fazer um almoço demorado, à mesa, com petiscos. As tábuas são uma forma de colocarmos comida na mesa sem cozinharmos.

Para quem quer começar a fazer tábuas em casa, recomendo:
  1. Arranjem uma tábua. Redonda. Quadrada. Oval. Hoje em dia, encontramos à venda tábuas tão giras e com tamanhos diferentes, para além dos formatos apelativos.
  2. Escolham uma variedade de carnes curadas ao vosso gosto: salame, presunto, paio, chourição, mortadela, etc.
  3. Usem diferentes queijos. Misturem queijos curados com outros de pasta mole ou semi-mole. Usem Brie, Camembert, queijo Manchego, queijo de cabra, de vaca, entre outros.
  4. Usem taças com azeitonas, húmus, picles, doces ou compotas, chutneys, picles ou com o que tiverem na despensa ou no frigorífico.
  5. Coloquem na tábua tostas, grissinos, fatias de baguete torradas e/ou pão fresco.
  6. Acrescentem frutos e frutas secas, como ameixas, tâmaras, figos, alperces, amêndoas, nozes, pistácios, entre outros a gosto ou que tenham na despensa.
  7. Juntem uvas ou outra fruta fresca a gosto. Podem até cortar as frutas de forma decorativa.
  8. Acrescentem legumes frescos como pepino, rabanetes, cenouras, tomate cereja, pimentos coloridos cortados em tiras, aipo, entre outos. Também podem optar por legumes grelhados ou assados.
  9. Disponham os elementos na tábua de forma apelativa. Podem conjugar cores e texturas. Decorem com ramos de alecrim ou flores frescas.
  10. Envolvam a família na preparação das tábuas e, divirtam-se!

Este fim-de-semana, vamos fazer uma tábua? Podem usar e conjugar os ingredientes que tiverem em casa.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Ossobuco com molho de tomate


Todos os anos gosto de traçar objectivos que me acompanham. Os objectivos que defino não são imposições, são orientações que me ajudam a viver de uma outra forma. Cada um de nós deve encontrar sentido ou sentidos para a sua vida.

Já partilhei convosco as resoluções para 2021. Entre os meus objectivos tenho:
  • Planear mais para conseguir desacelerar no dia-a-dia;
  • Destralhar e organizar mais a minha casa. Aprender dicas de Feng Shui.

Estes objectivos prendem-se com as palavras que escolhi para este ano: planeamento e organização.

Em termos de organização recebi no Natal um planner, decidi que vou passar a usar mais a agenda electrónica e, claro, a de papel que anda, sempre, comigo. A organização exige planeamento. Para planear temos que nos organizar.

Até agora, fui-me sempre organizando por listas. Listas de tarefas a realizar no dia-a-dia. Faço listas de mil e uma coisas. Este ano gostaria de aprofundar mais a minha maneira de me organizar, para além das listas.

Para quem decidiu apostar este ano na organização. Deixo-vos algumas dicas:
- Planeiem as refeições da semana. Olhem para a vossa agenda. No início do ano, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, fiz dois directos sobre este tema que podem ver no IGTV, em 2020 e em 2021;

- Decidam o que irão cozinhar. Escolham fazer uma sopa, um prato de carne, um de peixe e um acompanhamento. Podem até fazer uma ementa semanal, se for mais fácil organizarem-se assim. Gosto de cozinhar ingredientes/componentes e depois ir variando as refeições de acordo com o que me apetece;

- Façam a lista do que precisam comprar, fazendo o cruzamento com o que têm no frigorifico, despensa e congelador. Assim, quando forem às compras, já sabem exatamente o que vão trazer para consumir nos próximos dias. Numa altura em que é imperativo reduzirmos as idas às compras, vão ver que este método de organização vai-vos ajudar a poupar tempo e a comer muito melhor;

- Ao preparar as refeições, cozinhem em quantidade e congelem.

Uma das receitas que é possível fazer, em quantidade, e congelar, é carne estufada, como a receita que vos deixo, hoje. Espero que gostem!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Batata-doce assada e recheada com arroz, brócolos e queijo feta

Janeiro é sempre um mês de recomeços. Aqui em casa, 2021 começou devagar. Os primeiros dias do ano são sempre para reflectir. É importante olhar para trás e pensar. Os momentos de reflexão ajudam-nos a encontrar caminhos para sermos melhores pessoas, para ajudarmos aqueles de quem gostamos, permitem-nos olhar para o que somos e pensar no que queremos que a nossa vida seja ou que continue a ser.

Estes momentos ajudam-nos a escolher e a retirar tudo aquilo que não nos alimenta a alma. A retirar tudo o que não nos eleva, ou que não nos permita crescer. Limpar a cabeça, por vezes, é o nosso melhor remédio.

Partilhei convosco as minhas resoluções para este novo ano. Quero mostrar-vos, ainda, a lista de livros que seleccionei para ler durante 2021. Posso dizer-vos que este ano escolhi duas palavras que vão orientar a minha acção. E são elas: - planeamento e organização. Brevemente, falar-vos-ei desta escolha. Mas antes, vou deixar-vos uma receita deliciosa com batatas-doces, que tanto adoro. Espero que gostem.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

As 10 receitas de peixe e marisco preferidas pelos leitores em 2020

Comer de forma variada e equilibrada é um dos meus lemas, em termos de alimentação. O peixe faz parte de muitas das refeições, cá de casa. Ao longo do ano que passou, fui partilhando, convosco, algumas das receitas que preparei. E houve algumas que surpreenderam mais do que outras.

As 10 receitas de peixe e marisco preferidas pelos leitores, em 2020, foram:


Destas, quais as que já experimentaram? E qual é que ficaram com vontade de cozinhar brevemente? Há outras que tenham gostado muito e que não estejam nesta lista?

Ver também as 10 receitas de peixe e marisco preferidas dos leitores em: 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

menu semanal #44

Os dias frios pedem refeições quentes. Para o menu desta semana volto a seleccionar receitas de forno e de tacho. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #43.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Borrego guisado com grão-de-bico e chouriço

É tempo de fazer frio. O ciclo da vida faz-se assim. A natureza segue o seu rumo. A nós resta-nos procurar soluções de maneira a que nestes dias frios e gelados consigamos ter algum conforto.

Casacos quentes, botas, gorros, luvas, fazem parte do nosso dia-a-dia, nesta altura do ano. Mas se a roupa nos ajuda a encontrar algum consolo para fazer frente ao Inverno, a comida é fundamental. É tempo de comidas de forno e tacho. É tempo de sopas a fumegar, assados no forno com tempo e estufados, feitos na panela. Comida de Inverno é comida que nos aquece o corpo e esquenta a alma.

Para estes dias frios deixo-vos a receita de uma carne de borrego guisada com grão-de-bico e umas rodelas de chouriço. Um prato tão bom!

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

As 10 receitas preferidas pelos leitores em 2020

Janeiro é mês de balanços e de recomeços. Por aqui, os primeiros dias do ano são sempre vividos com alguma tranquilidade. Pensamos no ano que passou e definimos as resoluções para o ano que começa. Selecciono os livros que quero ler, entre outras coisas que envolvam melhorar a minha maneira de olhar e estar na vida.

Em termos de balanços gosto de ver quais foram as receitas mais vistas por quem acompanha o Cinco Quartos de Laranja. E tendo em conta o ano que passou, nas receitas mais vistas temos duas receitas de pão, entre muitas outras coisas boas.

As 10 receitas preferidas pelos leitores em 2020, são:


Destas, quais as que já experimentaram? E qual a que irão confeccionar brevemente? Há outras que tenham gostado muito e que não estejam nesta lista?

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Menu semanal #43

Os dias frios de Inverno pedem o conforto de comidas feitas no tacho ou, no forno. E foi a pensar em comidas reconfortantes, para toda a família, que preparei o menu desta semana. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #42.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Perna de peru assada no forno com massa de pimentão e laranja

Esta foi a semana em que, aos poucos, voltei às minhas rotinas. Tem sido uma semana passada em casa e, saboreada, com tempo. Consegui olhar para o meu ano de 2020 e pensar em algumas coisas que gostaria de fazer em 2021. Já seleccionei alguns dos livros que quero ler este ano. O primeiro escolhido, para Janeiro, é Super Digestão de Megan Rossi. Um livro que nos ajuda a perceber como funciona o aparelho digestivo e como a alimentação é determinante para a saúde intestinal. Os livros fazem parte dos meus dias e a leitura é um dos meus objectivos para este novo ano.

A minha cozinha também volta, aos poucos, às habituais rotinas. Antes de ir às compras gosto de dar destino ao que tenho e, por isso, decidi cozinhar uma perna de peru. Assada no forno com massa de pimentão e laranja. Soube tão bem!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Goraz assado no forno com batatas e tomate cereja

Os primeiros dias do ano são sempre de reflexão. Gosto de desacelerar, de olhar para trás e fazer o balanço do ano que acabou. Todos os anos procuro fazer uma lista de objectivos ou metas que gostaria de alcançar. Estas resoluções não são imposições, são apenas orientações que me ajudam a concentrar e apostar em coisas que quero fazer ou mudar na minha vida.

Os objectivos deste ano prendem-se com bem-estar, organização, alimentação e cultura.

Em 2021, pretendo:
  1. Mexer-me mais. Desde que passei a trabalhar em casa, que sinto esta necessidade. Quero fazer pelo menos uma caminhada, de cerca de 20 minutos, se possível, todos os dias;
  2. Diminuir a quantidade de café que bebo, para 3 cafés por dia;
  3. Aumentar a quantidade de água. A hidratação é sempre uma preocupação. Por vezes, com as tarefas do dia-a-dia esqueço-me de beber água. Meta a atingir: 2 litros por dia;
  4. Ser mais disciplinada e conseguir dormir, pelo menos, 8 horas por dia;
  5. Incluir mais legumes nas minhas refeições;
  6. Cozinhar com mais leguminosas;
  7. Aprender e confeccionar pratos de outras cozinhas;
  8. Planear mais para conseguir desacelerar no dia-a-dia;
  9. Ler 12 livros, entre romances e obras sobre alimentação;
  10. Destralhar e organizar mais a minha casa. Aprender dicas de Feng Shui;
  11. Ir mais vezes ao teatro e assistir a outras actividades culturais.
  12. Manifestar mais vezes a minha gratidão.

Comer de forma equilibrada é, sempre, uma das minhas preocupações. Deixo-vos, hoje, uma receita deliciosa de peixe assado no forno. O tomate cereja ajuda a tornar este prato, para além de colorido, ainda mais saboroso. Vamos incluir mais legumes nas nossas refeições, neste ano de 2021? Estão comigo neste objectivo?

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Bolo inglês com frutos secos e vinho do Porto

Festeja-se, hoje, o Dia de Reis. Cá por casa, desmonta-se a árvore de Natal e guardam-se as decorações alusivas a esta quadra. Encerram-se os festejos de uma das mais bonitas épocas do ano.

Para comemorar este dia, fiz um bolo para aproveitar as sobras de frutas cristalizadas que ainda tinha dos bolos-reis que fiz para a família, no Natal. É um bolo rico, intenso e delicioso. Uma forma doce de começarmos um novo ciclo.

Feliz Dia de Reis!

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

As minhas 10 receitas preferidas de 2020

No início de cada novo ano gosto de olhar para trás e fazer um balanço. Gosto de ver o que fiz, o que correu bem e o que poderia ter sido melhor. Procuro availar os objectivos que traçei e identifico o que consegui alcançar. Este balanço ajuda-me a perceber como vivi, como tento aproveitar o meu tempo. Ter uma agenda ajuda-me imenso nesta tarefa.

Neste balanço gosto também de ver o que cozinhei ao longo do ano. Que pratos fiz mais. Em relação a 2020 posso dizer-vos que fiz muito poucos bolos, partilhei algumas sobremesas mas a grande aposta foi em pratos para o dia-a-dia. muitas vezes associados às pré-preparações para as refeições do dia. O que publico, reflete o que faço para as refeições aqui em casa.

Em relação às receitas que fui partilhando em 2020, seleccionei 10 que reflectem as minhas preferências ou que representam algumas das minhas alterações em termos de alimentação. Espero que gostem!

As minhas 10 receitas preferidas de 2020 são:
- Compota de framboesas com sementes de chia - 2020 foi o ano das compotas de chia. Estas compotas fazem-se num instante e são óptimas para servir nos pequenos-almoços e lanches. Fiz para levar para as férias de Verão compota de morango com laranja e sementes de chia, e antes já tinha partilhado uma compota de morango com sementes de chia. Este tipo de compotas fazem muitas vezes parte das pré-preparações das refeições da semana. Depois de feitas, guardo no frigorífico. Comem-se no pão, com iogurte, ou até para servir com as papas de aveia. Adoro.

- Sopa de beterraba com rama - Evitar o desperdício nas nossas cozinhas foi um dos temas que trabalhei convosco o ano passado. Foram várias as dicas que partilhei sobre como podemos diminuir o desperdício de comida nas nossas casas. Esta sopa representa o que tentei mostrar. Podemos de um ingrediente aproveitar  tudo, desde a raiz aos talos, incluindo a rama.

- Pernas de coelho no tacho com legumes - Variar o que comemos é tão importante, na minha opinião. Variar os legumes, a fruta, o peixe e até a carne. Procurem incluir na vossa alimentação diferentes tipos de carne. Na próxima ida às compras lembrem-se da carne de coelho. Hoje em dia esta carne já é vendida com diferentes tipos de cortes. Cá em casa, adoramos as pernas. Estufadas, assadas no forno, grelhadas, transformam-se numa refeição deliciosa.

- Ovos em ninho de curgete - Comer legumes ao pequeno-almoço assim à primeira impressão pode parecer estranho. Mas quando se experimenta, a verdade, é que se gosta. Desde que mudei a minha alimentação que os legumes fazem parte da primeira refeição do dia. Adoro usar batata-doce, tomate, pepino, rabanetes, pimento, cebola e curgete.

- Granola salgada com açafrão da Índia - Esta foi talvez a receita que mais sucesso fez cá em casa. A primeira vez que fiz, desapareceu num instante. A segunda vez, quase que nem tinha tido tempo para tirar a foto. Nem imaginam as vezes que me têm pedido para voltar a preparar esta irresistível granola.

- Sopa de bacalhau com chícharos - Usar ingredientes menos usuais é um desafio para mim. Adoro, principalmente se forem portugueses. Posso dizer que 2020 foi o ano do chícharo no Cinco Quartos de Laranja.

- Salame de tâmaras com frutos secos e coco - Este salame é uma verdadeira tentação. Rico. Intenso. Irresistível. Experimentem! É sem dúvida uma das minhas receitas preferidas do ano que passou.

- Pão com chouriço e fiambre - Fazer pão é uma paixão. 2020 foi o ano do pão. Em Novembro, chegou às livrarias o meu novo livro Vamos Fazer Pão, mas por aqui houve também muitas receitas e dicas sobre pão. Este pão com chouriço e fiambre resulta tão bem para os pequenos-almoços, lanches ou para partilhar com a família em dias de petiscos.

- French toast ou torradas francesas - Já há bastante tempo que queria fazer esta receita para o pequeno-almoço. Aproveitei umas sobras de pão e o resultado surpreendeu. A repetir. Ficam tão boas estas torradas francesas.

- Pudim de pão com maçã e canela - Uma das receitas que já fiz em várias ocasiões e que ainda não tinha partilhado aqui no Cinco Quartos de Laranja. Fi-la no Festival do Pão, apresentei-a numa das minhas participações no programa Praça da Alegria, servi-a em muitos jantares com amigos ou em momentos à volta da mesa com a família. Este pudim de pão com maçã e canela faz sempre sucesso por onde passa.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Menu semanal #42

De volta às nossas rotinas. É tempo de pensar e organizar as refeições da semana. Depois das festas, proponho um menu com sopas, saladas, pratos de carne de peixe com sabor a conforto e sobremesas para partilhar, no fim-de-semana. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #41.