quarta-feira, 20 de abril de 2016

Bifinhos de frango com natas e cogumelos


Nos últimos anos tem-se falado muito de intolerâncias alimentares. Uma das sensibilidades mais comuns no que toca à alimentação é a intolerância à lactose. A intolerância é diferente das alergias alimentares. Ser intolerante à lactose significa que uma pessoa possui níveis insuficientes da enzima lactase, responsável por digerir a lactose, o tipo de açúcar presente no leite. Sem a presença das enzimas, o açúcar do leite passa pelo intestino sem ser digerido e encontra bactérias que vão fermentar essa lactose.

E é o resultado da acção dessas bactérias que provocam os incómodos característicos que as pessoas com esta sensibilidade alimentar costumam sentir. Mas, o importante é cada um saber o seu tipo de sensibilidade para poder usufruir dos prazeres da mesa sem problemas. Quando se sabe o que se tem depois é muito mais fácil encontrar alternativas e maneiras de comer de forma feliz.

Como nos últimos tempos tenho recebido vários pedidos de receitas sem lactose, decidi aceitar o convite da Parmalat e preparar um prato usando as suas natas 0% lactose. Aqui ficam uns saborosos bifinhos de frango com cogumelos e natas, um prato muito apreciado e com tradição nas nossas cozinhas. Agora sem lactose.


Bifinhos de frango com natas e cogumelos

Ingredientes para 4 pessoas:
6 bifes de frango
15 ml de sumo de limão
3 dentes de alho
25 ml de azeite
2 chalotas
300 g de cogumelos brancos laminados
200 ml de natas 0% lactose Parmalat
1 colher de sopa de alcaparras
Sal e pimenta-preta q.b.
Salsa picada para servir


1. Temperar os bifes com sal e pimenta, numa taça. Adicionar os dentes de alho picados e sumo de limão. Tapar a taça e deixar a marinar pelo menos 30 minutos.

2. Levar 15 ml de azeite numa frigideira ao lume. Assim que estiver quente, colocar os bifes e deixar alourar de ambos os lados. Reservar os bifes.

3. Colocar 10 ml de azeite na frigideira onde se alourou os bifes. Adicionar as chalotas picadas e deixar frigir até amaciarem.

4. Adicionar os cogumelos e saltear um pouco. Juntar os bifes, as alcaparras e as natas. Assim que o molho começar a querer engrossar retirar do lume. Se necessário rectificar os temperos.

5. Servir com salsa picada.

Para acompanhamento podem servir estes bifes com arroz branco, uma salada de verdes ou legumes cozidos. Ou, podem também seguir a tradição e acompanhar o prato com umas batatas acabadas de fritar. Que maravilha!

12 comentários :

Vinhos Portugueses e Gastronomia disse...

Adoro bifes de frango e desta forma são divinais

http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

As Receitas da Mãe Galinha disse...

Uma receita perfeita para mim que sou intolerante à lactose :)
Beijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

cozinha100segredos disse...

Ainda bem que já vai aparecendo no mercado esse tipo de produtos! Bifes de frango com natas e cogumelos é das coisas que mais gostamos cá em casa! Beijinhos

Susana Alvarez disse...

Isto é um dos meus pratos favoritos apesar de detestar cogumelos, o que é uma grande contradição. Adoro o sabor, mas detesto sentir os cogumelos na boca por serem gelatinosos. Normalmente desfaço-os neste tipo de receitas.

Beijinhos.
Lilium
O Meu Dolce Far Niente

Manuela Marques disse...

Boa :) Não sabia que já existiam natas sem lactose! Óptima notícia obrigada ;)

Laranjinha disse...

Vinhos Portugueses e Gastronomia,
cá em casa também faz sempre sucesso. Agora com as natas Parmalat, quem tem intolerância à lactose pode desfrutar deste prato, que fica sempre tão bom.

Laranjinha disse...

Joana,
fica tão bom. Cá em casa adoramos.
Já conhecia estas natas da Parmalat?
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Cozinha100segredos,
é um prato que fica tão bom.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Lilium,
é daquelas receitas que adoramos cá em casa. Assim desfeitos acabam por engrossar o molho, o que também deve ficar muito bom.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Manuela,
sim, a Parmalat já tem. Encontra facilmente agora nos supermercados.
Um beijinho.

Carla Ramalho disse...

Este prato é algo que não como há bastante tempo mas ainda esta semana falei nele com o meu irmão, que lhe deu a vontade e lá foi comprar as coisas para o fazer. Disse que lhe soube pela vida (também já não comia há imenso tempo) :D
Beijinhos ...
Guloso qb

Laranjinha disse...

Olá Carla,
é um prato que adoro. Quando vi as natas da Parmalat pensei logo em fazê-lo.
Também me acontece estar ter saudades de comer um determinado prato. :)
Um beijinho.