Próximos Eventos
Lisboa 24 de Novembro 2018
Sábado:
10h30 - 13h30      Workshop O Natal com Coelho
Inscrições gratuitas até 24h de 20 Novembro: cincoquartosdelaranja.com

AUTORA

O meu nome é Isabel Zibaia Rafael e sou conhecida na blogosfera por Laranjinha. Vivo em Lisboa, Portugal.

Sou uma apaixonada por comida, alguém que gosta muito de viajar, visitar mercados, ler, experimentar receitas e novos ingredientes. A cozinha é um mundo mágico onde gosto de exercer a criatividade.

A cozinha portuguesa é sempre o meu ponto de partida, mas não esqueço as influências de outras cozinhas e de todas as minhas referências, sejam elas de viagens ou de leituras.

Adoro comer figos, ameixas, nêsperas, frutas assadas, azeitonas, pão, ovos mexidos, fatias de queijo, sardinhas assadas, não dispenso a carne e as sopas, de preferência cheias de legumes. Não resisto a um copo de vinho tinto ou a um cálice de licor. As sobremesas de chocolate são sempre reconfortantes e o café faz parte do meu dia-a-dia.

Sou professora de profissão e o blogue é um projecto, que começou a 13 de Fevereiro de 2006, depois de ler o livro de Joanne Harris, Cinco Quartos de Laranja. Gostei da ideia de relacionar a comida com a vida, com os sentimentos e com a família. Por isso, procuro que o blogue reflicta um pouco da minha vida, dos que me rodeiam e do que vou fazendo, tendo sempre como ponto de ligação a comida. Em 18 de Julho de 2011, comecei a publicar tanto em português como em inglês.

Fiquei muito satisfeita por o Cinco Quartos de Laranja ter sido eleito pelos leitores, o melhor blogue nacional do ano na categoria Culinária/Gastronomia, nos anos de 2011, 2012 e 2014.

Realizo regularmente showcookings e workshops. Desenvolvo receitas para marcas e tenho receitas publicadas em várias revistas nacionais. Colaborei regularmente com a revista Comer e com a revista Saber Viver durante alguns anos.

Participei, às quartas-feiras, de Dezembro de 2015 a Julho 2016, na rubrica de culinária do programa de televisão, A Praça, da RTP1. Fui membro do júri da 6ª edição do concurso A Mesa dos Portugueses, de 3 edições do concurso O Melhor Pastel de Natal no âmbito do festival Peixe em Lisboa e da 2ª edição do concurso gastronómico Sabores de Alvalade.

A editora Marcador desafiou-me a publicar um livro e em Novembro de 2012, foi com um sorriso nos lábios que vi o Cozinha para Dias Felizes à venda nas livrarias. É um livro de receitas salpicado de apontamentos e pequenas histórias. Foi distinguido como o melhor livro em Portugal na categoria de Best Blogger Cookbook pela organização do Gourmand World Cookbook Awards 2014.

Em Julho de 2014, chegou às livrarias o meu segundo livro, Delicioso Piquenique, cheio de receitas práticas, com ingredientes acessíveis para levar para um piquenique, para o trabalho ou para uma festa.

Em Março de 2016, foi publicado o livro Receitas Indispensáveis para o seu Robot Cuisine Companion, que elaborei para a Moulinex com 100 receitas práticas, bem ao gosto português.

Em Novembro de 2017, publiquei O Livro de Petiscos da Isabel repleto de receitas práticas para partilhar com a família e amigos.

Em Março de 2018, em co-autoria com o reconhecido gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, publiquei o livro Petiscos e Miudezas à Portuguesa, que procura recuperar alguns dos tradicionais sabores portugueses.

O Cinco Quartos de Laranja está também presente no Facebook, no Google+, no Twitter, no Instagram e no Pinterest. Quem me quiser contactar, poderá fazê-lo através do sistema de comentários do blogue ou da página do Facebook. Poderá ainda enviar um eMail para:
mailto:nospam_please@hotmail.com.

Sejam bem-vindos!

[ Published in English on Five Quarters of the Orange ]