quinta-feira, 4 de abril de 2019

Petiscos do Rio e do Mar, o livro


O meu novo livro, Petiscos do Rio e do Mar, já chegou às livrarias, o que me deixa muito feliz! Os livros são sempre um bocadinho de nós.

Este livro é feito em co-autoria com o conhecido gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, com quem publiquei, também, o Petiscos e Miudezas à Portuguesa, um livro único, que realça e promove o uso das partes menos nobres de alguns animais, que lançámos, precisamente, há um ano.

O tema deste novo livro, como o próprio nome indica, é um elogio aos produtos de água doce e salgada, com receitas de petiscos com peixe, do rio e do mar, moluscos e crustáceos. Os petiscos fazem parte da nossa tradição gastronómica. Acho que todos nós gostamos de petiscar com a família e com os amigos. Há alturas em que nos apetece fazer refeições, só, com petiscos. Adoro!

Neste livro, encontram receitas com peixe do rio como enguias, achigã, sável, lúcio e truta. Do mar, temos a pescada, a sardinha, o carapau, o peixe espada, o atum, o bacalhau, o cação, entre outros deliciosos peixes. No capítulo dos moluscos e crustáceos, encontram receitas com choco, lula, polvo, amêijoas, berbigão, ostras, sapateira, entre outros. Para além das receitas, os capítulos são complementados com textos e curiosidades sobre o tema.

Petiscar com produtos do rio e do mar, foi um desafio a que o Virgílio e eu nos propusemos. As receitas são todas práticas. Os peixes escolhidos, são aqueles que de uma maneira geral, conseguimos ter acesso e encontrar à venda.

Para terem uma ideia das receitas, encontram neste livro, salada de achigã, enguias fritas, escabeche de truta, estupeta de atum, bolinhos de bacalhau, salada de polvo, pataniscas e rissóis de pescada, bola de sardinhas, pão recheado com camarão, mexilhão grelhado, entre muitas outras sugestões.

Fazer receitas de petiscos, com peixe do rio e do mar, é agora muito mais fácil!

2 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Será mais um para juntar à minha lista de pedidos :)
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Laranjinha disse...

Muito obrigada, Mary.
Um grande beijinho.