A Páscoa está a chegar. Já começamos a pensar nas lembranças que queremos oferecer a quem mais gostamos. Na minha família, trocamos sempre amêndoas. Mas nos últimos anos, passei a oferecer folares, feitos em casa.
A Páscoa é uma quadra festiva que passa pela mesa. Juntamos a família, quase sempre, no domingo de Páscoa, e a tradição é feita com pratos de carne. Normalmente, o borrego ou o cabrito. Mas por que não, colocarmos na mesa de Páscoa, carne de coelho?
O coelho é uma carne de sabor delicado, com pouca gordura e de fácil digestão.
No âmbito da campanha europeia de incentivo ao consumo de carne de coelho, deixo-vos, hoje, uma deliciosa receita de coelho que vai, por certo, ficar bem na vossa mesa de Páscoa!
Coelho no tacho com ameixas secas
Ingredientes para 6 pessoas:
1 coelho cortado em pedaços
250 g de ameixas secas com caroço
70 ml de vinho do Porto
4 colheres de sopa de farinha
50 ml de azeite
100 ml de vinho branco
1 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
75 g de bacon cortado em tirinhas
3 cenouras
2 talos de aipo
100 ml de vinho tinto
150 ml de água
Sal e pimenta-preta q.b.
1. Tirar o caroço às ameixas e colocá-las numa taça com o vinho do Porto. Reservar.
2. Temperar o coelho com sal e pimenta.
3. Passar os pedaços de coelho por farinha.
4. Levar um tacho ao lume com o azeite. Assim que estiver quente, ir alourando os pedaços de coelho. Reservar.
5. No tacho onde se alourou a carne, colocar a cebola e os dentes de alho picados. Regar com o vinho branco. Deixar cozinhar um pouco.
6. Colocar o coelho novamente no tacho, juntamente com as cenouras e o aipo, cortados em pedaços, a folha de louro, as ameixas com o vinho do Porto, a água e o vinho tinto. Mexer.
7. Assim que ferver, retirar o tacho do lume. Tapar e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 1 hora.
Caso queiram que o coelho fique mais escuro, em vez do vinho branco, podem usar tinto.
4 comentários :
oh meu deus! que bom aspecto! yummy! quero muito experimentar!
E já agora, aproveito para te convidar para conheceres o meu novo pojecto Table for two! O último post é sobre um cantinho bem Americano em Lisboa!
TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook
Esta receita é bastante interessante: gosto da combinação dos ingredients. Vou passar p fazer :) Bjinhos.
TheNotSoGirlyGirl,
fica tão bom!
Anjo-de-Mel,
a carne de coelho fica tão tenra. Um prato que adorámos cá em casa.
Um beijinho.
Enviar um comentário