Há receitas que se cruzam connosco e que nos despertam a curiosidade. Há uns tempos atrás, num jantar em casa dos meus sogros, o meu cunhado Hugo fez para o jantar alho-francês à Brás. Prato, logo muito elogiado, por todos os comensais que nesse dia se reuniram à volta da mesa.
Passado pouco tempo, fui jantar ao restaurante O Toucinho, em Almeirim, e entre as entradinhas, eis que surge alho-francês à Brás, que estava maravilhoso!
Depois deste encontro, em dois momentos distintos, com a mesma receita, resolvi experimentar fazê-la cá em casa. Adorámos! É uma receita tão simples e prática, ideal para aqueles dias em que decidimos fazer uma refeição sem carne ou peixe.
Alho-francês à Brás
Ingredientes para 2 pessoas:
1 cebola
3 dentes de alho
45 ml de azeite
250 g de alho-francês sem rama
4 ovos médios
150 g de batata-palha
Sal e pimenta-preta q.b.
2 colheres de sopa de salsa picada
3 colheres de sopa de azeitonas galegas
1. Levar ao lume o azeite com a cebola e os dentes de alho picados. Deixar frigir um pouco.
2. Adicionar o alho-francês cortado em rodelas e deixar refogar até estar bem macio.
3. Juntar a batata-palha e mexer. Regar com os ovos previamente batidos e temperados com sal e pimenta. Mexer.
4. Assim que o ovo estiver cozido, mas húmido, retirar do lume.
5. Polvilhar com a salsa picada, decorar com as azeitonas e servir.
Acompanhar este alho-francês à Brás com uma salada de folhas verdes e tomate cereja.
13 comentários :
É muito bom para quando não se quer nem carne nem peixe! Já fiz várias vezes e em algumas delas juntei também brócolos cozidos e também fica maravilhoso! Quando só uso alho francês é alho francês à bras, quando uso brócolos passa a chamar-se brócolos à bras!
Qualquer Coisa,
o Brás fica bem com tudo! Tão prático.
Qualquer coisa, com ou sem batata? Obgada
Verdade! Para além de ser rápido e prático!
Normalmente uso batata palha, mas outra opção que comecei a fazer depois de adquirir a fritadeira de ar quente é fritar as batatas saudavelmente! Com batata doce também deve ficar bom! Tenho de experimentar!
Costumo fazer bras de legumes com cenoura ralada, alho frances, cebola, cogumelos e espinafres. Fica muito rico e saboroso! :)
Mariana,
também deve ficar muito bom!
Um beijinho.
O paladar não fica muito activo, ou seja, não fica aquele sabor intenso ao alho francês?
Obrigada.
Olá,
fica a saber a alho-francês, mas sem ser demasiado forte.
Olá, Laranjinha!
Adorei esta receita, que só descobri ontem, mas já experimentei e resultou na perfeição. :)
Para repetir, sem dúvida!
Muito obrigada. :)
...curiosidade, porquê só a parte branca do dito cujo?
Experimentei fazer hoje, mas só tinha batatas palhissimas! Ficou tipo açorda! 😑 Da próxima vez farei com batata palha normal 😉
Pode fazer com a parte verde nada de desperdício, fica maravilhoso ☺
Enviar um comentário