sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Medalhões de pescada com crosta de aveia e molho de iogurte


Cozinhar para a família é, sempre, tão gratificante. É uma forma de cuidarmos daqueles de quem gostamos. Quando preparamos os menus para as refeições da semana, tentamos ir variando o que preparamos. Escolhemos os legumes frescos e as frutas, de preferência da estação. Vamos intercalando pratos de carne com os de peixe.

Quando se cozinha todas as semanas, para a família, passando algum tempo, parece que fazemos sempre as mesmas coisas e por isso, por vezes, é bom surpreender. Podemos pegar nos ingredientes que tanto gostamos e apresentá-los de forma diferente.

Medalhões de pescada são daqueles ingredientes que gosto de ter sempre no congelador. Por um lado, são versáteis, preparam-se de forma rápida e toda a gente adora. Quando a Pescanova me desafiou a preparar uma receita com seus os medalhões de pescada do cabo, decidi preparar uma receita para surpreender a família. Espero, que tal como eles, vocês também gostem desta receita que partilho, hoje, convosco.


Medalhões de pescada com crosta de aveia e molho de iogurte

Ingredientes para 6 pessoas:
1 kg de medalhões de pescada do Cabo Pescanova
70 g de flocos de aveia
3 dentes de alho
30 g de amêndoa palitada
10 g de sementes de sésamo
1 colher de chá de açafrão-da-Índia
75 ml de azeite
1 chalota
250 g de iogurte natural
1 ovo médio
Sumo de 1/2 lima
1/2 colher de chá de amido de milho
1 colher de chá de cebolinho picado
Sal e pimenta-branca q.b.


1. Descongelar os medalhões de pescada de acordo com as indicações da embalagem. Depois de descongelados temperar com sal e pimenta-branca a gosto.

2. Colocar os flocos de aveia, a amêndoa, as sementes de sésamo, um dente de alho e o açafrão-da-Índia num processador. Triturar. Adicionar 45 ml de azeite e voltar a triturar. Reservar.

3. Levar uma frigideira ao lume com o restante azeite. Assim que estiver quente, adicionar a chalota e dois dentes de alho picados. Deixar frigir um pouco.

4. Colocar o refogado de cebola numa taça. Adicionar o iogurte, o ovo, o amido, o cebolinho. Temperar com um pouco de pimenta e mexer bem.

5. Dispor os medalhões numa travessa de forno, previamente untada com manteiga.

6. Regar os medalhões com o molho de iogurte.

7. Colocar, em cada medalhão, um pouco da mistura de flocos de aveia. Com as costas de uma colher alisar, de modo a que fique uma camada uniforme.

8. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.

2 comentários :

Maria disse...

Excelente
beijinhos
MJC

Laranjinha disse...

Obrigada, Maria.
Um beijinho.