segunda-feira, 11 de março de 2019

Dourada no forno com tomilho e limão


Mais uma semana que começa. Confesso que gosto das segundas-feiras. Há todo um conjunto de rotinas associadas a este dia, que me agradam. Para mim, cada segunda-feira, significa que tenho mais uma semana de oportunidades, em que posso fazer coisas novas, em que posso aprender. Cada segunda-feira, é uma janela de oportunidades, é um recomeçar.

As segundas-feiras são o dia em que organizo a minha semana. Sabem que me habituei e tenho que ter sempre uma agenda em papel, com determinadas características e especificidades. Apesar de ter também uma agenda electrónica, a de papel é ainda a minha preferida. Anda comigo para todo o lado e é com ela que me organizo. Escrevo na agenda os meus compromissos profissionais, os workshops, os showcookings, as reuniões, os almoços de trabalho e os de lazer, com os amigos. Faço para cada dia, a lista de tarefas a realizar, para além das listas de isto e daquilo. Até, dos livros que quero comprar! A agenda é um bocadinho da minha vida.

As segundas-feiras, podem e devem ser, o dia em que começamos a semana, cheios de energia e com muita força para enfrentar os obstáculos com que nos possamos deparar. E para que seja um dia sem preocupações, deixo-vos, hoje, uma receita deliciosa que se faz num abrir e fechar de olhos. Boa semana!


Dourada no forno com tomilho e limão

Ingredientes para 2 pessoas:
2 douradas (aproximadamente 900 g)
1 limão
1 ramo de tomilho
50 ml de azeite
100 g de tomate cereja
Sal e pimenta-branca q.b.


1. Temperar as douradas com sal e pimenta.

2. Cortar o limão em rodelas finas.

3. Fazer três cortes nas douradas. Em cada corte colocar meia rodela de limão. Rechear a barriga do peixe com duas hastes de tomilho.

4. Dispor as restantes rodelas de limão, assim como as hastes de tomilho numa travessa de forno.

5. Colocar o peixe em cima das rodelas de limão. Dispor o tomate cereja em volta.

6. Regar com o azeite.

7. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos.


Servi as douradas com batatas assadas e grelos cozidos.

4 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Hmm, adoro peixinho e essa combinação parece-me q funciona lindamente :) Bjinhos e boa semana :)

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
fica tão bom. E faz-se num instante.
Um beijinho.

Nina disse...

Onde vivo não arranjo hastes de tomilho, pf será que se encontrar em frasco posso utilizar ou melhor posso temperar? 0brigada

Laranjinha disse...

Nina,
pode usar tomilho seco ou substituir por uma outra erva que goste.