segunda-feira, 18 de março de 2019

Gratinado de massa com abóbora


Comer, de forma equilibrada, é o meu lema. Todos sabemos que devemos evitar o consumo de produtos processados, que deveríamos procurar reduzir o consumo de sal e de açúcares refinados. Cá em casa, gosto de ir intercalando pratos de carne e de peixe. Procuro ter sopa, regularmente, às refeições. De há uns tempos para cá, que decidi que temos que aumentar o consumo de legumes, e passei a incluí-los também nos pequenos-almoços. Para além disso, faço muitas vezes saladas, como acompanhamento ou prato principal.

Uma das formas, que encontrei para conseguir consumir mais legumes, foi fazer algumas pré-preparações. Escolho um dia, normalmente é à segunda-feira e asso abóbora, batata-doce, beringelas, beterrabas, por vezes faço um tabuleiro com uma mistura de legumes. Costumo também cozer brócolos e couve. Quando chego a casa tarde, ou de manhã para os pequenos-almoços, ter os legumes já pré-preparados, ajuda imenso e poupa-nos tempo, e como já estão prontos, é mais fácil incluí-los nas nossas refeições.

Um destes dias, para dar destino a um pedaço que tinha de abóbora assada, decidi fazer uma massa. Resultou num prato delicioso, sem carne e sem peixe. Pois, por vezes, também gostamos de fazer este tipo de refeições no sentido de procurarmos o nosso equilíbrio.


Gratinado de massa com abóbora

Ingredientes para 4 pessoas:
200 g de massa macarronete riscado
200 g de abóbora assada (pesada sem a pele)
1 cebola
1 folha de louro
50 ml de azeite
3 dentes de alho picados
1 ramo de salsa
Sal e pimenta-preta q.b.
200 g de queijo mozzarella ralado
Manteiga ou óleo em spray para untar q.b.


1. Cozer a massa em água e sal, seguindo as indicações da embalagem. Depois de cozida, escorrer, regar com um fio de azeite para não colar, mexer e deixar arrefecer.

2. Triturar a abóbora assada até obter um puré. Reservar.

3. Levar um tacho ao lume com o azeite. Assim que estiver quente, adicionar a cebola picada e a folha de louro. Deixar frigir um pouco e juntar os alhos. Deixar cozinhar até a cebola estar macia.

4. Retirar o refogado do lume e adicionar a massa, o puré e a salsa. Temperar com sal e pimenta. Mexer.

5. Colocar metade da massa numa travessa de forno, previamente untada com manteiga ou óleo em spray. Polvilhar com metade do queijo ralado. Colocar a restante massa e terminar com o queijo.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante aproximadamente 20 minutos ou até o queijo estar dourado.


Servir com uma salada de folhas verdes.

4 comentários :

Cristina Costa Amaral a.k.a Romã disse...

Já tenho receita para experimentar a minha abóbora assada :)
Romã:*

Laranjinha disse...

Cristina,
espero que gostes.
Um beijinho.

Isaac Paes disse...

Acabei de me alimentar, mas já me deu fome novamente vendo este prato. hahaha. Espero conseguir reproduzir algo tão bonito e que fique saboroso também, obrigado por compartilhar estas receitas conosco.

Ocarte disse...

Nossa ! Deu até água na boca essa receita. Vou experimentar o mais rápido possível !