sexta-feira, 29 de março de 2019

Lombos de bacalhau com broa e amêndoa


A pouco e pouco começamos a pensar na quadra festiva que se avizinha. A Páscoa, como o Natal, são momentos para juntarmos a família, à volta da mesa. Conviver, rir, partilhar, estar com aqueles de quem gostamos, são das coisas mais importantes destas épocas. Por todo o lado, já encontramos à venda as amêndoas, os ovos de chocolate e os folares, que tanto adoro.

Em termos de tradição, a Quaresma, período de quarenta dias que começa na quarta-feira de cinzas e termina na Páscoa, pede que não se coma carne. E a maioria das vezes as opções passam pelo peixe. Na minha família, não seguimos a tradição a preceito. No entanto, na Sexta-feira Santa não comemos carne. E um dos pratos escolhidos, para este dia, é normalmente, o bacalhau.

Por isso, quando a Pescanova me desafiou a fazer um prato com os seus lombos de bacalhau do Atlântico, decidi preparar uma receita que possam colocar na mesa de Páscoa.


Lombos de bacalhau com broa e amêndoa

Ingredientes para 2 pessoas:
2 lombos de bacalhau do Atlântico Pescanova
10 batatinhas para assar
50 g de broa de milho
2 dentes de alho
15 g de amêndoa laminada
150 ml de azeite
Sal q.b.


1. Cozer as batatas em água e sal.

2. Colocar um tacho com água ao lume. Quando ferver, colocar os lombos de bacalhau e desligar o lume. Deixar cozer durante 8 a 10 minutos.

3. Esmagar as batatas, como se fosse à murro. Colocar as batatas numa travessa de forno.

4. Triturar a broa para uma taça. Adicionar os dentes de alho picados e a amêndoa. Mexer para misturar bem os ingredientes.

5. Colocar os lombos de bacalhau na travessa. Por cima, dispor a mistura de broa e amêndoa. Regar com o azeite.

6. Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC durante cerca de 15 minutos.


Esta é uma receita tradicional, a que juntei a amêndoa. É simplesmente maravilhosa. O bacalhau lasca de forma gulosa e combina muito bem com as batatas e com a cobertura de broa e amêndoa.

3 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Bem bom! Bjinhos e bom fds!

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
obrigada.
Um beijinho.

Laísa disse...

Ola! Voce usou bacalhau fresco ou salgado?

Obrigada!