quinta-feira, 21 de março de 2019

Panquecas de espelta e abóbora


Adoro variar o que vamos comendo ao pequeno-almoço. Nesta altura do ano, procuro para a primeira refeição do dia, opções que reconfortem. Gosto de colocar na mesa café, chá ou leite dourado quente. Umas vezes faço papas de aveia, outras, faço panquecas.

Quando faço panquecas, normalmente faço em doses extra e congelo. Depois durante a semana consigo ter panquecas feitas, prontas a servir, sem grande esforço. Uma das últimas que fiz, e que partilhei, logo, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, foi a receita de panquecas de espelta e abóbora.

Como faço, muitas vezes, abóbora assada nas minhas pré-preparações para as refeições da semana, este é um dos destinos que lhe dou.


Panquecas de espelta e abóbora

Ingredientes para 6 pessoas:
150 g de abóbora assada
250 g de farinha de espelta
200 ml de leite gordo
2 ovos médios
1 colher de chá de canela
35 g de açúcar amarelo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal


1. Colocar a abóbora numa taça com o leite e os ovos. Triturar com a varinha mágica.

2. Adicionar os restantes ingredientes. Mexer bem. Deixar a massa descansar cerca de 5 a 10 minutos.

3. Numa frigideira antiaderente e em lume brando, colocar um pouco de manteiga ou untar com óleo em spray. Verter uma colher de sopa de massa na frigideira, de modo a formar uma panqueca.

4. Quando a parte de cima da panqueca começar a ficar com pequenas bolhas, virá-la com a ajuda de uma espátula. Repetir o processo até acabar a massa.


Podem servir as panquecas com xarope de ácer, iogurte natural, fruta fresca, manteiga de frutos secos ou outras opções a gosto.

5 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Isabel, eu ñ gosto (nem consigo) perder tempo a prep o peq-almoço, pois tenho q comer logo depois de me levanter, daí eu optar pelas overnight oats ou muesli/cereais. Mas era capaz de pré-fazer panquecas ou waffles e congelar p usar. Como fazes qd estão congelados, usas o microondas ou colocas na frigideira/torradeira para aquecer? Obrigada! Bjinhos!

Laranjinha disse...

Olá,
podes aquecer no microondas. Às vezes descongelo de véspera.

Laranjinha disse...

Obrigada, Mary.
Adoro panquecas.
Um beijinho.

Anónimo disse...

A massa não fica muito grossa?

Laranjinha disse...

Olá,
caso veja que a massa fica muito grossa pode adicionar mais um pouco de leite. Estas panquecas ficam altas.