quarta-feira, 6 de março de 2019

Sopa de abóbora com couve e quinoa


Começamos a contar os dias para a chegada da Primavera. Eu, pelo menos, sou assim. É uma das épocas do ano de que mais gosto. Fica tudo colorido. A vida renova-se. Os dias ficam mais bonitos.

O Inverno, também, tem o seu encanto e a piada está em tentarmos aproveitar o bom de cada estação. Olhar para a vida com uma atitude positiva, torna tudo mais fácil. Incluindo aqueles dias, em que chegamos a casa, com os pés frios e as varetas do guarda-chuva partidas!

Nesta altura do ano, apetecem as comidas quentes. Os pratos de forno, os estufados, as sopas a fumegar. Por exemplo, troco as saladas frias por legumes cozidos ou salteados e faço mesmo muitas sopas.

Uma das últimas que fiz, foi para dar destino a uma couve-coração de boi que tinha cortada, das minhas pré-preparações. A sopa faz-nos tão bem! É uma forma de comermos mais legumes, mas é, também, uma forma de nos reconfortarmos nos dias agrestes de Inverno.


Sopa de abóbora com couve e quinoa

Ingredientes para 8 pessoas:
800 g de abóbora manteiga
2 cabeças de nabo
1 chuchu
1 cebola
1 batata
2,350 L de água
325 g de couve-coração de boi (cortada em juliana)
85 g de quinoa branca
50 ml de azeite
Sal q.b.


1. Colocar a abóbora, as cabeças de nabo, o chuchu, a cebola e a batata cortados numa panela. Regar com a água. Temperar com sal. Levar ao lume.

2. Quando os legumes estiverem cozidos, triturar com a varinha mágica.

3. Adicionar a couve e a quinoa.

4. Quando a quinoa estiver cozida, desligar o lume. Adicionar o azeite e mexer. Se necessário rectificar o sal.

Sem comentários :