quarta-feira, 27 de março de 2019

Almôndegas de peixe com molho de tomate


Variar o que comemos é uma preocupação constante, cá em casa. Quantas vezes, de regresso a casa depois de um dia de trabalho, nos questionamos: « O que é que eu hoje faço para o jantar? » Uma das minhas dicas, para que consigamos preparar as refeições para a família, num abrir e fechar de olhos, é escolhermos um dia durante a semana e cozinharmos em quantidade, depois guardamos a nossa comida em caixas e congela-se. Este método de cozinhar em doses generosas é conhecido, no mundo anglo-saxónico, como batch cooking.

É um método que nos permite cozinhar em doses grandes para depois irmos gerindo as refeições da semana, com o que preparámos. Pratos como carne à bolonhesa, carnes estufadas no tacho ou assados no forno são óptimas opções para quando queremos cozinhar em grandes quantidades e depois dividir em doses.

Por vezes, é mais fácil pensarmos em pratos de carne, mas uma das coisas que resulta bem e que nos permite cozinhar em doses generosas, é almôndegas de peixe. Ficam tão boas e podem ser congeladas. No dia em que decidirmos colocá-las na mesa, para a família, é só preparamos os acompanhamentos.


Almôndegas de peixe com molho de tomate

Ingredientes para 6 pessoas:
400 g de medalhões de pescada
5 dentes de alho picados
75 g de pão ralado
1 ovo médio
1 colher de sopa de salsa picada ou cebolinho
1 cebola
90 ml de azeite
1 folha de louro
400 ml de tomate pelado
150 ml de vinho branco
60 ml de água
Sal e pimenta-branca q.b.


1. Num robot, triturar os medalhões de pescada.

2. Colocar o peixe numa taça. Adicionar sal, pimenta, 2 dentes de alho picados, o ovo, a salsa, sal e pimenta. Juntar pão ralado e mexer. A mistura deve ter uma consistência que permita moldar bolinhas. Se for necessário, acrescentar mais pão ralado.

3. Levar uma frigideira ao lume com 30 ml de azeite e alourar as almôndegas de peixe. Reservar.

4. Levar um tacho ao lume com o restante azeite. Quando estiver quente, adicionar a cebola e os dentes de alho picados, e a folha de louro. Deixar refogar um pouco.

5. dicionar o tomate pelado, picado e o vinho branco. Deixar refogar até o molho apurar, mexendo de vez em quando.

6. Adicionar a água. Quando ferver colocar as almôndegas no molho de tomate e deixar cozinhar, em lume brando, cerca de 10 minutos. Se necessário rectificar os temperos e a água.

Sem comentários :