Três meses estão quase passados deste ano, de 2019. Há alturas, em que gosto de olhar para trás e ter uma ideia das coisas que vou fazendo. Nestes primeiros dias do ano, já consegui ler alguns livros. A leitura faz parte dos meus dias e procuro encontrar estratégias para ler mais.
Comecei o ano com um autor açoriano de quem gosto muito, Joel Neto. Li o seu Meridiano 28. Em Fevereiro, escolhi Ensina-me a Voar sobre os Telhados de João Tordo e Os Loucos da Rua Mazur, de João Pinto Coelho, primeira obra que leio deste autor.
Para ler, em Março, tenho O Estuário de Lídia Jorge, uma autora a que gosto de regressar. De há dois anos para cá, que procuro ler mais autores portugueses ou de língua portuguesa. Acho importante conhecermos a nossa literatura e os nossos autores, sejam os mais jovens como os consagrados.
E entre as leituras há também a comida. Há pratos, que faço vezes sem conta. São práticos e versáteis, e têm a vantagem de agradarem a todos, cá em casa. Uma dessas receitas é a carne de porco estufada. É um prato que resulta sempre bem e permite ir variando os acompanhamentos. Quando faço, procuro dobrar as doses e congelar.
Carne de porco estufada
Ingredientes para 6 pessoas:
60 ml de azeite
1 kg de carne de porco da pá cortada em cubos
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de salsa
1 colher de chá de pimentão-doce
400 g de tomate pelado
200 ml de vinho branco
300 ml de água
Sal e pimenta-preta q.b.
1. Colocar o azeite num tacho e levar ao lume. Assim que estiver quente, adicionar a carne e deixar fritar durante cerca de 10 minutos, mexendo.
2. Adicionar os restantes ingredientes, sendo que o ramo de salsa é atado.
3. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando, ou até a carne estar macia. Se necessário acrescentar mais água.
4. Servir polvilhado com um pouco de salsa picada.
3 comentários :
Que aspeto delicioso! Beijinhos*
As Coisas Dela,
obrigada.
Um beijinho.
Adorei o prato e as suas leituras. Obrigada
Enviar um comentário