quarta-feira, 13 de março de 2019

Carne de porco estufada


Três meses estão quase passados deste ano, de 2019. Há alturas, em que gosto de olhar para trás e ter uma ideia das coisas que vou fazendo. Nestes primeiros dias do ano, já consegui ler alguns livros. A leitura faz parte dos meus dias e procuro encontrar estratégias para ler mais.

Comecei o ano com um autor açoriano de quem gosto muito, Joel Neto. Li o seu Meridiano 28. Em Fevereiro, escolhi Ensina-me a Voar sobre os Telhados de João Tordo e Os Loucos da Rua Mazur, de João Pinto Coelho, primeira obra que leio deste autor.

Para ler, em Março, tenho O Estuário de Lídia Jorge, uma autora a que gosto de regressar. De há dois anos para cá, que procuro ler mais autores portugueses ou de língua portuguesa. Acho importante conhecermos a nossa literatura e os nossos autores, sejam os mais jovens como os consagrados.

E entre as leituras há também a comida. Há pratos, que faço vezes sem conta. São práticos e versáteis, e têm a vantagem de agradarem a todos, cá em casa. Uma dessas receitas é a carne de porco estufada. É um prato que resulta sempre bem e permite ir variando os acompanhamentos. Quando faço, procuro dobrar as doses e congelar.


Carne de porco estufada

Ingredientes para 6 pessoas:
60 ml de azeite
1 kg de carne de porco da pá cortada em cubos
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de salsa
1 colher de chá de pimentão-doce
400 g de tomate pelado
200 ml de vinho branco
300 ml de água
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar o azeite num tacho e levar ao lume. Assim que estiver quente, adicionar a carne e deixar fritar durante cerca de 10 minutos, mexendo.

2. Adicionar os restantes ingredientes, sendo que o ramo de salsa é atado.

3. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando, ou até a carne estar macia. Se necessário acrescentar mais água.

4. Servir polvilhado com um pouco de salsa picada.

3 comentários :

As coisas dela disse...

Que aspeto delicioso! Beijinhos*

Laranjinha disse...

As Coisas Dela,
obrigada.
Um beijinho.

Unknown disse...

Adorei o prato e as suas leituras. Obrigada