quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Sopa de carne com massa e tomate

No Inverno procuramos o conforto das comidas quentes e, uma das coisas que adoro nesta altura do ano, são as chamadas sopas refeição. São sopas completas que nos saciam e reconfortam.

No início de Janeiro, na rubrica Em Direto da Minha Cozinha, que tem lugar aos domingos às 10h30, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, preparei uma sopa reconfortante que fez muito sucesso. Apresentei-a, também, no programa TV, Praça da Alegria, mas servida com queijo mozzarella ralado, que lhe dá ainda mais personalidade.

Com ou sem queijo, não deixem de experimentar esta sopa que nos aquece o corpo e a alma. Experimentem!

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Asinhas de frango na air fryer

Aos fins de semana, por vezes, ao sábado ou ao domingo, dependendo dos afazeres e dos compromissos profissionais, gosto de fazer uma refeição de petiscos. Há alturas, em que preparo uma tábua, outras uns dips de forma a termos uma refeição descontraída.

A semana passada, decidi fazer asinhas de frango na air fryer. Ficaram tão boas! E como o cesto da minha air fryer se lava na máquina da loiça, não tive trabalho quase nenhum.

Uma nota, na receita encontram um ingrediente improvável - fermento em pó para bolos - mas tem uma razão. O fermento em pó vai ajudar a pele das asinhas a formar bolhas e assim ficam mais estaladiças.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Menu semanal #196

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #195.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Folhado de atum com queijo

Um dos meus objectivos, para este ano, é colocar as minhas leituras em dia. Há tanto livro que quero ler. Tanta coisa que quero aprender. Há tantos personagens que quero conhecer. Tantos locais imaginários a visitar, tantas lições de humanidade a reter e que só os livros nos conseguem dar.

Desde a pandemia que muitas das minhas rotinas foram alteradas. Apesar de ter estado em casa, a verdade é que ler, acabou por se tornar um prazer colocado na prataleira da estante. Aos poucos, tenho procurado retomar as deliciosas viagens que a leitura me permite. Este ano, decidi que tenho que voltar às minhas listas de livros, aos meus objetivos de leitura. E, por isso, em Janeiro, já li:

- A Colher de Ouro de Jessa Maxwell.
Um romance à volta de um concurso de pastelaria em televisão. Soube tão bem conhecer os participantes, as suas histórias, os seus receios e os seus sonhos. No meio do concurso, há um crime e mais não conto. Leiam. Vão gostar.

- Uma de Açúcar e Outra de Sal de Susan Wiggs.
Este livro foi uma surpresa. Gosto de ler romances em que a comida é um ingrediente indispensável. E ao ver a capa e um breve resumo, fiquei com uma ideia diferente daquilo que o livro realmente é. O foco desta obra passa pela violação de uma mulher por um conhecido a quem abriu a porta da sua casa e com quem teve um breve relacionamento. A violação e todas as consequências que daí advém, muda a sua vida sem retrocesso. Faz-nos refletir sobre a condição da mulher, da sua fragilidade perante os outros, as dificuldades de uma vítima perante a justiça, a sociedade e o sistema. Pelo meio há a vontade de vencer e de criar um negócio próprio com o melhor molho barbecue do mundo. Recomendo.

- Hábitos Atómicos de James Clear.
Um livro que estava na minha lista de leituras a fazer há já algum tempo. O autor mostra-nos passo a passo que para fazermos grandes mudanças temos que começar com pequenos hábitos. São os pequenos hábitos que levam às grandes transformações. Consistência e preserverança, ajudam à mudança.

Mas nem só de leituras se faz a minha cozinha. Por aqui, tenho procurado fazer receitas práticas. Uma das que fiz, na semana passada, e que fez muito sucesso assim que chegou à mesa, foi este folhado de atum com queijo.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Risoto de cogumelos com tomilho e bife grelhado

Em Janeiro, retomei alguns dos meus projetos. E um dos projetos que gosto de fazer e de partilhar convosco é a rubrica Em Direto da Minha Cozinha que acontece aos domingos de manhã, às 10h30, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja. Nestes diretos, faço uma receita, normalmente, escolhida por votação. E uma das primeiras receitas que fiz foi um risoto de cogumelos. O risoto é uma técnica de confecção e podemos fazer risotos de mil e uma coisas. Para terem uma ideia, lembro-me de em Itália, comer um risotto com meloa cantaloupe: Sabendo o processo, depois podemos adaptar e fazer com os ingredientes que gostarmos.

Um dos segredos do risoto é o caldo. Para a receita que partilho, hoje, convosco, uso a água de cozedura dos cogumelos desidratados. Mas faço muitas vezes, este risoto com caldo de galinha que depois fervo com os cogumelos secos, para que fique um caldo ainda mais rico. Fica a dica.

As receitas são pontos de partida que podem adaptar. O importante é que façam ao vosso gosto. Experimentem este risoto!

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Pudim de bolo-rei com chocolate

Sobrou? - Aproveitou!

Darmos destino às sobras é uma maneira de pouparmos, de rentabilizrmos os nossos ingredientes e a nossa comida, e assim, evitarmos o despedício.

Nas épocas festivas sobra quase, sempre, comida. Fazemos a mais. Queremos uma mesa cheia para partilhar com a nossa família e amigos e, consequentemente, depois temos sobras. Como partilhei convosco, este ano, o Natal foi na minha casa. E para dar destino às sobras de bolo-rei fiz rabanadas e um delicioso pudim com chocolate. Deixo-vos, hoje, a receita deste último.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Menu semanal #195

Para vos ajudar a planear, organizar e preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal. Espero que vos ajude e inspire!


Ver também menu semanal #194.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Folhados de farinheira com maçã

Em Janeiro, o frio, a chuva, os dias ainda pequenos e cinzentos, convidam ao recolhimento. É tempo de estar no quentinho, de colocar leituras em dia e de fazer comidas de tacho ou de forno. A comida quente reconforta, aquece o corpo e a alma.

Um destes dias, para uma refeição ligeira, fiz uns folhados de farinheira com maçã. A ideia permitiu-me dar destino a uma embalagem de massa folhada que tinha das compras do Natal e a uma maçã, que estava na fruteira, já meio enrugada. Estes folhados ficam tão bons! Adoro o contraste de sabor da farinheira com a maçã.

Há receitas em que se polvilha a maçã com um pouco de açúcar quando está a cozinhar. Ou pedem para se regar o preparado com um fio de mel, antes de se fecharem os folhados. Não senti essa necessidade, mas podem sempre optar por fazê-lo. Como se costuma dizer, o saber não ocupa lugar e na nossa cozinha, quem manda somos nós.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Menu semanal #194

Mais uma semana que começa! Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal cheio de receitas práticas a pensar em toda a família. Espero que gostem e que se inspirem!



Ver também menu semanal #193.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Hambúrguer de alheira com ovo estrelado

Os inícios de ano são sempre, para mim, momentos de paragem. Gosto de retomar as minhas rotinas aos poucos. Gosto de olhar para o ano que acabou e fazer um balanço. Um balanço que permita ver o que fiz, o que poderia ter feito mais, que livros li, por onde andei. Estes balanços prendem-se com uma filosofia de vida que adoptei, há uns anos, que passa por carpe diem. Preciso de me sentir preenchida, útil, que a minha vida faça sentido através dos objetivos que vou estabelecendo.

Em termos de objetivos, para este ano de 2024, gostaria de:

1. Voltar ao meu ritmo de leituras de há uns anos. Como os hábitos se criam e não se mudam de um dia para o outro, este ano, quero ler pelo menos 12 livros. Um por mês.

2. Voltar ao ginásio e a fazer exercício físico de forma mais regular. Os compromissos profissinais, a preguicite, e outros motivos, levaram a que no final de 2023, as idas ao ginásio fossem menos regulares. Em Janeiro, tenho que voltar. Sem falta! O exercício faz-nos mesmo muito bem. Ajuda-nos a libertar a cabeça e a ter mais energia.

3. Trabalhar mais na minha horta e no jardim. Comecei a fazer uma horta com a minha mãe há uns anos e nem imaginam como andamos entusiasmadas. Já temos semeado couves, cebolo e favas. Mas cheias de vontade de encher a terra da horta com muita vida.

4. Viajar. O ano passado estive em Paris. Este ano, vamos ver. Mas as viagens ajudam-nos a crescer, a aprender, a viver.

5. Continuar a aprender sobre cozinha. Em livros. Em programas de televisão.

6. Fazer os Em Direto da Minha Cozinha, aos Domingos de manhã, pelo menos, uma vez por mês. Estes momentos são tão bons. Recebo-vos (virtualmente) na minha cozinha e podemos "conversar" o que é mesmo muito gratificante.

7. Aprender mais sobre saúde e alimentação. Viver de forma mais saudável é um tema que este ano quero aprofundar. Já escolhi alguns livros sobre este tema que espero ler este ano. Depois partilho convosco.

8. Procurar ser feliz, todos os dias. Mais do que um sentimento, é um exercício.

9. Namorar mais. O tempo passa tão depressa. E termos tempo, disponibilidade para fazermos mais coisas a dois, é tão importante!

10. Gerir melhor o tempo. É sempre uma luta a gestão do tempo. Quando nos organizamos conseguimos fazer mais e melhor.

11. Continuar a decorar e a arranjar a minha casa, no Ribatejo. Aos poucos, vai-se transformando num cantinho maravilhoso.

12. Conseguir continuar a partilhar receitas, dicas e muitas sugestões aqui no Cinco Quartos de Laranja e nas redes onde o blogue está presente. Esta partilha passou a ser um trabalho. Espero que 2024 nos traga novos desafios.

E nesse sentido, uma das primeiras receitas que fiz e que partilho, hoje, convosco, é a de hambúrgueres de alheira. A primeira vez que comi, e que me lembro, foi num restaurante aqui em Lisboa, na zona de Alvalade. Deixo-vos a receita.

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Rabanadas de bolo-rei

Sobrou? Aproveitou!
Aproveitar as sobras de alimentos é uma forma de pouparmos, de rentabilizarmos as nossas compras e a nossa comida.

Comer o mesmo durante dias seguidos, o mais natural, é cansar, mas se lhe dermos uma nova roupagem, ou seja, com o mesmo fazer algo diferente, assim já poderá ser mais interessante e suscitar o apetite da nossa família.

O Natal é uma quadra festiva em que gostamos de colocar abundância na mesa e, por um ou outro motivo, acabamos sempre por ter sobras. Cá em casa, este ano, as sobras do bacalhau transformaram-se numa roupa velha, as sobras de perna de peru recheada com farinheira e ameixas, que fiz para o almoço de Natal, foram congeladas e o bolo-rei virou pudim e rabanadas.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Menu semanal #193

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, para a família, deixo-vos, hoje, mais um menu cheio de sugestões práticas. Espero que gostem e que se inspirem! Boa semana.


Ver também menu semanal #192.