terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Bifes de peru com tomilho e limão na frigideira


Pensar nas refeições da semana, para toda a família, nem sempre é fácil. Uma das estratégias que nos ajuda e facilita muito a vida é fazer um plano semanal. Um plano em que se coloque o dia da semana e as refeições que iremos preparar. Há dias, em que por exemplo, temos compromissos fixos e não é preciso fazer jantar ou só será necessário preparar comida para um.

Quando fazemos o nosso planeamento, o número de pessoas que iremos ter nos almoços e jantares é também importante para não sobrar mais comida do que pensávamos. Cá em casa, quando sobra, e sei que durante a semana já não vamos comer, congelo logo. Uso caixas de vidro que permitem descongelar e depois até aquecer no micro-ondas ou no forno directamente sem sujar mais loiça. Tudo aquilo que nos facilite a vida é muito bem-vindo!

Há alturas em que preparo mais comida e congelo para depois irmos consumindo ao longo da semana. Tendo em conta as minhas rotinas, nem sempre consigo cozinhar todos os dias. Por isso, muitas vezes ter a comida já pronta é uma grande ajuda. Um destes dias, preparei bifes de peru na frigideira. Nesse dia, foi o nosso almoço e depois, o que sobrou, congelei em doses para usarmos naqueles dias em que chego a casa mais tarde.

Os bifes de peru cozinhados assim tornam-se muito versáteis. Podem ser acompanhados com legumes, arroz, massa ou purés. Podem também ser usados numa salada com cuscuz, ou num dia com mais apetite, transformam-se numas sandes maravilhosas com mostarda, pepino de conserva e alface.


Bifes de peru com tomilho e limão na frigideira

Ingredientes para 6 pessoas:
700 g de bifes de peru
4 dentes de alho
1 colher de sopa de folhas de tomilho frescas
Sumo de 1 limão
Sal e pimenta-preta q.b.
Azeite q.b.


1. Temperar os bifes com os dentes de alho laminados, as folhas de tomilho, o sumo de limão, o sal e a pimenta a gosto. Deixar a marinar pelo menos 30 minutos.

2. Colocar um pouco de azeite numa frigideira. Assim que estiver quente colocar os bifes e deixar alourar de um lado e virar.

4 comentários :

Dizinha na Cozinha disse...

Também cozinho sempre a mais para depois ir comendo ao longo da semana.
Quando o tempo não é muito tem mesmo que ser assim.
Gostei muito desta sugestão simples e apetitosa :)
Beijinhos

Laranjinha disse...

Diana,
os bifes de peru assim cozinhados resultam tão bem e são tão práticos. Adoro.
Um beijinho.

Vídeos Engraçados disse...

Ótimo aspeto!! até me deu fome.

Laranjinha disse...

Obrigada.