quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Salada de bacalhau com broa de milho


Olhei, hoje, para o calendário e reparei que faltam apenas 40 dias até ao Natal, pouco mais de um mês. Por todo o lado já se começa a sentir a azáfama associada a esta época, para mim, uma das mais bonitas do ano. Há luzes e enfeites, por onde se quer que ande. As lojas encheram-se de motivos de decoração, pinheiros, bolas, pais-natais de todos os tamanhos e feitios.

Uma das coisas boas do Natal, é podermos decorar a casa, montar o pinheiro, e estar com a família. Costumo fazê-lo no primeiro dia de Dezembro, porque este é que é o mês do Natal. Mas com isso não quer dizer que não se comece a preparar antes. Não deixem para o fim a compra dos presentes. Se fizerem uma lista e forem comprando, é muito mais fácil e evitam os stresses de última hora

Na minha família adoptámos uma estratégia, há uns anos atrás, que nos ajuda a todos. Para as crianças damos presentes em conjunto. Ou seja, entre cunhados e sogros, definimos um valor por casal e oferecemos um presente. Como somos sete, cada criança recebe um e não quatro ou cinco presentes. Tão mais fácil para todos.

Enquanto começamos a preparar o Natal, deixo-vos, hoje, uma salada. Uma salada de bacalhau com broa de milho que fica muito saborosa e que poderá ser uma boa sugestão para aproveitar algumas sobras dos dias de festa.


Salada de bacalhau com broa de milho

Ingredientes para 4 pessoas:
2 postas de bacalhau cozido
3 dentes de alho
60 ml de azeite
100 g de tomate cereja
100 g de tomate cereja amarelo
1 cebola roxa
1/2 pimento vermelho
4 fatias de broa de milho
50 g de azeitonas galega
1 ramo de coentros
20 ml de vinagre
Sal e pimenta-branca q.b.


1. Retirar a pele e as espinhas ao bacalhau. Lascar para uma taça.

2. Regar as fatias de broa de milho com um pouco de azeite e grelhar numa chapa bem quente. Cortar o pão em cubos.

3. Levar o azeite numa frigideira ao lume. Assim que estiver quente adicionar os dentes de alho picados. Deixar frigir um pouco. Regar o bacalhau com esta mistura.

4. Juntar ao bacalhau a cebola picada, o tomate cortado ao meio,e o pimento cortado em pequenos cubos, as azeitonas, a broa e o ramo de coentros picados.

5. Temperar com um pouco de sal, pimenta, vinagre e se necessário rectificar o azeite.

2 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

É mesmo, Isabel, o tempo parece q voa! Que bela salada, adoro broa de milho, tb já fiz algo assim parecido ;) Bjinhos e boas festas :)

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
esta salada sabe tão bem. A broa ajuda a torná-la ainda mais saborosa.
Um beijinho.