quinta-feira, 29 de novembro de 2018

O workshop Natal com Coelho, em Lisboa, foi assim


Já se contam os dias para a chegada do Natal. Uma das épocas mais bonitas, coloridas e cintilantes do ano. O Natal é motivo para juntarmos a família, à volta da mesa. Pensam-se e escolhem-se os menus. Tenta-se fazer o melhor para partilhar com aqueles que nos são mais queridos.

No passado dia 24 de Novembro, teve lugar, cá em Lisboa, no Lisbon Cooking Academy, o workshop Natal com Coelho que decorreu no âmbito da campanha europeia de incentivo ao consumo de carne de coelho. O objectivo deste workshop foi sensibilizar os participantes para o consumo desta deliciosa carne, na quadra festiva que se aproxima. Na minha família, o coelho já foi protagonista de várias mesas de Natal e este ano vai voltar a ser.

Neste workshop preparámos cerca de seis receitas, todas elas com carne de coelho e pensadas para colocar na mesa de Natal. Para entrada confeccionámos uma salada de quinoa com coelho, frutos secos, dióspiro e romã. O coelho foi, previamente, cozido com cenoura, cebola, aipo e pimenta-preta em grão e depois desfiado. Esta salada surpreendeu pela conjugação dos ingredientes. A verdade, é que a carne de coelho é mesmo muito versátil e presta-se a várias preparações.


Fizemos, também, em jeito de entrada, uma bola de coelho. A massa da bola foi recheada com carne de coelho cozida e salteada em azeite e alho, com salsa, a que se juntou presunto e bacon picados. O resultado é delicioso. Todos os participantes adoraram.

Para pratos principais, tivemos uma receita que adoro, arroz de coelho no forno. Fica um prato cheio de sabor, que apetece repetir. A ver, se um destes dias, partilho a receita, aqui no Cinco Quartos de Laranja, convosco.

Coelho frito foi, também, um dos pratos escolhidos para colocarmos na nossa mesa. Temperado com alho, massa de pimentão, folha de louro e vinho branco. Fritámo-lo até ficar bem douradinho e crocante. Para acompanhar, preparámos milho cozido (polenta) com couve de caldo verde salteada em azeite e alho. Tão bom!

Coelho estufado com presunto e ameixas secas maceradas em vinho do Porto foi, também, um prato que fez sucesso, assim que chegou à mesa. O molho fica tão guloso. Não sobrou nada!

Confeccionámos, ainda, umas pernas de coelho recheadas com morcela. As pernas foram assadas no forno em papelote, o que deixou a carne muito tenra e suculenta. Acompanhámos as pernas de coelho com batata-doce assada, temperada com azeite e tomilho.


No final, juntámo-nos à volta da mesa e degustámos tudo o que foi preparado, em jeito de festa. Ainda houve tempo para um brinde às coisas boas da vida e aos momentos felizes que este tipo de experiências nos proporciona. Cozinhar em grupo é sempre uma verdadeira alegria. Trocam-se ideias, dicas, fala-se disto e daquilo. Quebra-se a rotina. Aprendem-se coisas novas. Levam-se ideias. Depois de termos passado cerca de três horas a cozinhar e a conviver, fica a sensação boa da partilha e isso é mesmo muito especial e gratificante!

Agradeço à campanha europeia de incentivo ao consumo de carne de coelho por apostarem no trabalho de divulgação do Cinco Quartos de Laranja. Obrigada, também, a todos os que participaram e que fizeram deste workshop uma experiência feliz.

E já agora, neste Natal, não se esqueçam, consumam carne de coelho.

3 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Os teus workshops parecem deliciosamente divertidas ;) Bjinhos!

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
obrigada. Sim. São sempre muito gratificantes.
Um beijinho.

Natalia Formiga disse...

Boa Tarde por acaso acabo de arranjar sois coelhos pois neste Natal queria fazer uma refeição de Coelho Gostava de uma receita . arroz de coelho e coelho frito ou assado. Grata Naália .