Próximos Eventos
Porto 12 de Janeiro de 2019
Sábado:
10h30 - 13h30      Workshop Pequenos-almoços Rápidos, Práticos, Saudáveis
 
 
15h30 - 19h30      Workshop Vamos Fazer Pão?
Inscrições/Vouchers ofertas de Natal: work@sott.pt
Lisboa 19 de Janeiro de 2019
Sábado:
10h00 - 13h00      Workshop Pré-preparações e Refeições da Semana
 
 
15h00 - 19h00      Workshop Vamos Fazer Pão?
Inscrições/Vouchers ofertas de Natal: escola@istofaz-se.pt

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

O workshop Natal com Coelho, em Lisboa, foi assim


Já se contam os dias para a chegada do Natal. Uma das épocas mais bonitas, coloridas e cintilantes do ano. O Natal é motivo para juntarmos a família, à volta da mesa. Pensam-se e escolhem-se os menus. Tenta-se fazer o melhor para partilhar com aqueles que nos são mais queridos.

No passado dia 24 de Novembro, teve lugar, cá em Lisboa, no Lisbon Cooking Academy, o workshop Natal com Coelho que decorreu no âmbito da campanha europeia de incentivo ao consumo de carne de coelho. O objectivo deste workshop foi sensibilizar os participantes para o consumo desta deliciosa carne, na quadra festiva que se aproxima. Na minha família, o coelho já foi protagonista de várias mesas de Natal e este ano vai voltar a ser.

Neste workshop preparámos cerca de seis receitas, todas elas com carne de coelho e pensadas para colocar na mesa de Natal. Para entrada confeccionámos uma salada de quinoa com coelho, frutos secos, dióspiro e romã. O coelho foi, previamente, cozido com cenoura, cebola, aipo e pimenta-preta em grão e depois desfiado. Esta salada surpreendeu pela conjugação dos ingredientes. A verdade, é que a carne de coelho é mesmo muito versátil e presta-se a várias preparações.


Fizemos, também, em jeito de entrada, uma bola de coelho. A massa da bola foi recheada com carne de coelho cozida e salteada em azeite e alho, com salsa, a que se juntou presunto e bacon picados. O resultado é delicioso. Todos os participantes adoraram.

Para pratos principais, tivemos uma receita que adoro, arroz de coelho no forno. Fica um prato cheio de sabor, que apetece repetir. A ver, se um destes dias, partilho a receita, aqui no Cinco Quartos de Laranja, convosco.

Coelho frito foi, também, um dos pratos escolhidos para colocarmos na nossa mesa. Temperado com alho, massa de pimentão, folha de louro e vinho branco. Fritámo-lo até ficar bem douradinho e crocante. Para acompanhar, preparámos milho cozido (polenta) com couve de caldo verde salteada em azeite e alho. Tão bom!

Coelho estufado com presunto e ameixas secas maceradas em vinho do Porto foi, também, um prato que fez sucesso, assim que chegou à mesa. O molho fica tão guloso. Não sobrou nada!

Confeccionámos, ainda, umas pernas de coelho recheadas com morcela. As pernas foram assadas no forno em papelote, o que deixou a carne muito tenra e suculenta. Acompanhámos as pernas de coelho com batata-doce assada, temperada com azeite e tomilho.


No final, juntámo-nos à volta da mesa e degustámos tudo o que foi preparado, em jeito de festa. Ainda houve tempo para um brinde às coisas boas da vida e aos momentos felizes que este tipo de experiências nos proporciona. Cozinhar em grupo é sempre uma verdadeira alegria. Trocam-se ideias, dicas, fala-se disto e daquilo. Quebra-se a rotina. Aprendem-se coisas novas. Levam-se ideias. Depois de termos passado cerca de três horas a cozinhar e a conviver, fica a sensação boa da partilha e isso é mesmo muito especial e gratificante!

Agradeço à campanha europeia de incentivo ao consumo de carne de coelho por apostarem no trabalho de divulgação do Cinco Quartos de Laranja. Obrigada, também, a todos os que participaram e que fizeram deste workshop uma experiência feliz.

E já agora, neste Natal, não se esqueçam, consumam carne de coelho.

3 comentários :

  1. Os teus workshops parecem deliciosamente divertidas ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-Mel,
      obrigada. Sim. São sempre muito gratificantes.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Boa Tarde por acaso acabo de arranjar sois coelhos pois neste Natal queria fazer uma refeição de Coelho Gostava de uma receita . arroz de coelho e coelho frito ou assado. Grata Naália .

    ResponderEliminar