terça-feira, 20 de novembro de 2018

Perna de borrego assada no forno


O Outono traz os dias frios e chuvosos. Apesar de gostar do Verão, dos dias de sol, cheios de luz, a verdade é que também gosto da mudança. Gosto do que cada estação nos traz de diferente.

O Outono traz-nos o prazer de acender a lareira. De passar a tarde de domingo a ler, a ver uma das nossas séries preferidas, a tomar um chá com uma fatia de bolo, sentados no sofá enquanto os pedaços de lenha seca cedem à força das labaredas. Adoro ver a lareira a arder, principalmente nos dias de chuva. De sentir o conforto do calor.

Gosto de ver as folhas das árvores a mudarem de cor, de verde passam a amarelas castanhas, vermelhas ... com graus de intensidade de cor diferente. É o fim de um ciclo que termina de uma forma linda. Inspiradora, até.

Gosto de passear pela ruas da cidade e sentir o cheiro doce das castanhas assadas. Gosto de andar de cachecol. De usar botas e casacos quentinhos. Gosto de ver o arco-íris depois de a chuva cair e o sol decidir dar um ar da sua graça.

No Outono gosto de acender o forno. Gosto de fazer assados lentos que nos confortam, que nos deixam felizes assim que chegam à mesa.


Perna de borrego assada no forno

Ingredientes para 6 pessoas:
1 perna de borrego inteira
50 ml de azeite
6 dentes de alho
1/2 colher de chá de pimentão-doce fumado
1 raminho de tomilho
Sumo de 1 limão grande
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Num almofariz, esmagar os dentes de alho com o sal. Adicionar o pimentão-doce, o azeite e a pimenta. Mexer.

2. Barrar a carne, num tabuleiro de forno, com a mistura anterior. Regar com o sumo de limão e colocar em volta as metades do limão espremido.

3. Tapar o tabuleiro com papel de alumínio.

4. Levar ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 1 hora. Retirar o papel e deixar  assar lentamente durante mais 3 horas a 3h30.


A carne assada no forno lentamente fica tenra, principalmente quando usamos peças inteiras. Para ajudar a verificar se a carne está no ponto usem um termómetro de cozinha. O tempo de forno varia também de acordo com o tamanho da perna.

2 comentários :

Paula disse...

Que aspecto maravilhoso!...

Unknown disse...

Muito bom adoro esta comida