quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Moamba de peixe


A comida permite-nos viajar. Os sabores têm a força de nos levar para paragens longínquas, para regiões ou países que só conhecemos do mapa, ou de imagens bonitas que vamos vendo em revistas ou de programas de televisão que nos inspiram.

Hoje em dia, felizmente, numa ida às compras temos à nossa disposição uma enorme variedade de produtos típicos de várias zonas do globo. Tantas, que quase nos permitem uma viagem, à volta do mundo, sem sair do mesmo sítio. Podermos comprar e usufruir, em nossas casas, de sabores que definem as gastronomias de outras regiões é verdadeiramente especial.

Uma das coisas que podemos preparar, em casa, para toda a família, e que nos permite viajar e apreciar alguns dos sabores da cozinha africana, é o molho base para moamba da Guinea's.

Quando se fala em moamba, pensa-se logo, neste prato feito com galinha. Mas podemos fazer outras variações. A receita que partilho, hoje, convosco, foi feito a convite da Guinea's e é uma deliciosa moamba de peixe.


Moamba de peixe

Ingredientes para 6 pessoas:
1 lata (800 g) de moamba Guinea's Pronta a utilizar
1,5 kg de corvina
250 g de quiabos
1 cebola
2 colheres de sopa de azeite
3 dentes de alho
2 beringelas
1 malagueta
2 curgetes
700 ml de água
Sal q,b.
Salsa picada para polvilhar q.b.


1. Temperar as postas de corvina com sal. Reservar.

2. Levar uma panela ao lume com o azeite. Assim que estiver quente adicionar a cebola. Deixar frigir um pouco e adicionar os dentes de alho picados e a malagueta picada. Para que fique menos picante, podem retirar as sementes da malagueta.

3. Adicionar o preparado para moamba e a água. Quando ferver juntar a beringela descascada e cortada em cubos.

4. Cortar as pontas aos quiabos e cozê-los em água a ferver durante cerca de 4 a 5 minutos. Retirar do lume e colocar em água fria com gelo, para parar a cozedura. Escorrer.

5. Quando a beringela estiver cozida, juntar a curgete cortada com a casca e o peixe. Deixar cozer cerca de 10 a 15 minutos. A meio juntar os quiabos cortados em pedaços.

6. Se necessário, rectificar o sal. Servir com salsa picada.


Podem substituir a curgete por abóbora butternut ou outra a gosto. A moamba costuma ser servida com pirão ou funge, que consiste em farinha de milho ou de mandioca cozida.

Sem comentários :