segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Menu semanal #76

Planear as refeições da semana ajuda-nos a poupar tempo, a comer de forma mais equilibrada e a rentabilizar as nossas compras. Permite-nos também reduzir o desperdício e liberta-nos do stress do dia-a-dia de pensar o que iremos cozinhar para o jantar. São muitas vantagens que este método nos oferece.

Para vos ajudar, deixo-vos mais um menu semanal cheio de sugestões frescas e deliciosas, para esta altura do ano. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #75.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Coelho estufado com vinho branco

Desde que me lembro que adoro carne de coelho. Em casa dos meus pais, sempre foi uma carne muito apreciada. Lembro-me que a minha mãe fazia um arroz de coelho com tomate maravilhoso.

A carne de coelho é muito versátil e pode ser preparada de mil e uma maneiras. Para além disso, é uma carne magra e tem para mim, uma outra grande vantagem, é que se cozinha rapidamente, sendo uma excelente opção para quando queremos fazer refeições rápidas.

Um dos últimos pratos de coelho que fiz, cá em casa, foi no tacho, estufado com vinho branco. Soube tão bem!

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Molho de tomate com manjericão

Quando temos frutas ou legumes em abundância, o nosso primeiro pensamento é sobre como os podemos conservar para consumir mais tarde. Fazemos doces e compotas, congelamos ou, no caso do tomate, procuro fazer, todos os anos, passata e molho de tomate.

Este ano, não tenho uma horta com tomate. Essa era uma tarefa feita pela minha mãe, mas este ano é diferente. Quem sabe se para o ano! A minha sorte é que tenho uma tia, com uma horta e que me fez chegar nesta altura do ano, tomate. Muito tomate, para que possa continuar a dar destino ao tomate da horta. Devemos estar sempre gratos a quem olha por nós!

Há muitas maneiras de fazermos molho de tomate. Deixo-vos, hoje, a receita do molho de tomate deste ano.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Menu semanal #75

É tempo de tomate! Esta semana temos, no menu semanal, muitas receitas com este delicioso fruto. Espero que gostem e que se inspirem! Lembrem-se que ao pré-prepararmos as refeições da semana estamos a poupar tempo e rentabilizar a nossa comida.


Ver também menu semanal #74.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Salada de fusilli com frango e abacate

Verão é tempo de saladas frescas e práticas. Cá em casa, nesta altura do ano, fazemos das saladas grandes refeições.

As saladas são muito versáteis, podemos usar ingredientes frescos, sementes, massas, frutas, legumes grelhados, queijos, enlatados e sobras de isto e daquilo.

Um destes dias, para dar destino a umas sobras de frango assado de churrasco e massa cozida, das minhas pré-preparações, decidi fazer uma colorida salada. Soube-nos tão bem!

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Água aromatizada com framboesas, mirtilos e manjericão

Nesta altura do ano, em que os dias são mais quentes, beber água torna-se imperativo. De uma maneira geral, beber água é importante para a nossa saúde, faz bem ao nosso corpo. Segundo o livro A Dieta da Água, a água desempenha cinco funções essenciais em prol do nosso equilíbrio:

« 1. A água ajuda as funções celulares. A água é como um sistema de rega; facilita a entrada e saída de nutrientes (...).
2. A água ajuda a controlar a temperatura. Quando a temperatura do nosso corpo sobe produzimos suor para a baixar.
3. A água elimina impurezas através da urina e do suor, claro, mas também ajuda o nosso corpo a livrar-se de resíduos sólidos.
4. A água é um excelente lubrificante. Ajuda a absorver o choque; actua como lubrificante nas nossas articulações e tecidos; protege os nossos órgãos; sustenta o nosso cérebro no crânio, lubrifica os nossos olhos, nariz, boca, facilitando a ingestão de comida, a respiração e o choro.
5. A água é essencial para as reacções químicas e metabólicas do nosso corpo. A água participa na decomposição química daquilo que comemos em proteínas, lípidos e hidratos de carbono. Basicamente, ajuda-nos a decompor e a obter aquilo de que necessitamos, para transformar a comida em energia, e a eliminar o que não é necessário. »


Este ano, tenho partilhado convosco algumas sugestões de modo a bebermos mais água. Expliquei-vos, como podem calcular a água a ingerir de acordo com o vosso peso, isto para terem uma noção. Quando me comecei a preocupar com as questões da hidratação foi algo que quis saber ou, pelo menos, ter uma referência.

Um indicador imediato da nossa hidratação, é a cor da nossa urina. Por ela podemos perceber se temos que beber mais ou menos água.

Para quem procura beber mais água, deixo-vos, hoje, a receita de uma água aromatizada. Nesta altura, sabe tão bem! Beber água com sabor, torna-se mais fácil.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Pudim de chia com banana e cacau

Há ingredientes que descobrimos, gostamos e, passamos a usar. Um desses ingredientes, para mim, é a chia.

Hoje em dia, tenho sempre sementes de chia, em casa. Uso-a nos batidos para o pequeno-almoço, em pães, em saladas e faço muitas vezes pudim de chia, como já partilhei aqui.

Um destes dias, fiz um pudim de chia com banana e cacau para servir como sobremesa, mas pode ser uma excelente opção para quem quer fazer um pequeno-almoço mais doce!

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Torradas caprese com vinagre balsâmico e rúcula

O tomate, no Verão, é rei de muitas receitas, cá em casa. Adoro tomate! Uso-o em mil e um pratos, nesta altura do ano. Como se costuma dizer, em tempo de tomate não há más cozinheiras! Quando o tomate é bom, tudo sabe melhor.

Os dias quentes pedem comidas frescas e, num destes dias, como entrada, resolvi preparar umas torradas caprese. Souberam tão bem! O tomate, fez a diferença!

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Menu semanal #74

Como planear e organizar as refeições da semana? Para quem começa, poderá parecer mais difícil, mas com prática, vamos melhorando.

Comecem por escolher as receitas a preparar. De seguida, façam as compras com uma lista, mas antes, vejam o que têm na despensa, frigorífico e congelador, pois podem ter ingredientes suficentes e, por isso, poderá não ser necessário comprar tudo.

Escolham dois dias a seguir a fazerem as compras. Num lavem, cortem, piquem e deixem, caso se justifique, carne a marinar. Lembrem-se que o peixe deve ser marinado pouco tempo antes de ser cozinhado. No outro dia, preparem tudo aquilo que vão ser as refeições da semana, como já têm as pré-preparações feitas, conseguem rentabilizar o vosso tempo e ainda, poupar.

Para vos ajudar a escolher o que cozinhar, deixo-vos, hoje, mais um menu semanal. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #73.

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Tarte de salmão fumado com curgete

Agosto é mês de férias para muitas famílias. Nesta altura do ano, procuramos, tantas vezes, receitas para levar. Levar para a praia ou, para comer com a família num piquenique. Aproveitar o bom tempo e comer ao ar livre, sabe tão bem!

A convite da Parmalat, deixo-vos uma receita deliciosa e muito prática, uma tarte de salmão fumado com curgete. As natas Parmalat fazem parte dos ingredientes que costumo ter sempre na minha despensa. Para esta tarte, escolhi a Nata Culinária Levíssima, com 10% de gordura mas que conserva toda a cremosidade e enriquece o sabor dos nossos pratos. Espero que gostem!

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Noodles de legumes no forno

Há uns tempos atrás, fiz um directo no Instagram do Cinco Quartos de Laranja, no âmbito da rubrica Em Directo da Minha Cozinha, sobre como espiralizar legumes e, que também podem ler aqui.

Na altura uma das perguntas mais recorrentes foi: - O que fazer com os legumes espiralizados? Que pratos ou receitas podemos preparar?

No Cinco Quartos de Laranja, com noodles de curgete, tenho:
- Sopa de galinha com noodles de curgete;
- Camarão com noodles de curgete e esparguete;
- Esparguete Caprese com curgete;
- Ovos em ninhos de curgete.

Deixo-vos, hoje, mais uma receita com legumes espiralizados assados no forno. Esta sugestão resulta num excelente acompanhamento de pratos de carne, de peixe ou vegetarianos. Espero que gostem!

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Gaspacho com granola e queijo feta

O tempo quente pede comidas frescas! E nesta altura do ano, temos que aproveitar e receitas que nos ajudam a aproveitar o Verão da melhor forma.

E uma das formas que temos é, usar nas nossas receitas, os produtos da estação. Em tempo de tomate, o que fazemos? Gaspacho!

O gaspacho é uma sopa fria, que tem por base tomate, pepino e, normalmente, pimento e pão. Pode ser feito, triturando tudo ou fazendo uma sopa com os ingredientes cortados em pequenos cubos. Pode ser mais ou menos rico. Deixo-vos, hoje, mais uma versão de gaspacho para fazerem nestes dias quentes de Verão. Espero que gostem!

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Barrinhas energéticas de frutos secos

É tempo de férias! Nesta altura do ano procuramos fazer refeições mais leves e práticas. Uma das coisas que gosto de ter pronto é snacks para irmos petiscando ou para servir aos lanches.

A revista Continente Magazine de Agosto de 2021, já chegou cá a casa. É uma edição especial comemorativa dos 30 anos de produtos Continente. Uma das primeiras receitas que decidi preparar, foi a das barrinhas energéticas com frutos secos. Para além de serem maravilhosas, são óptimas para levar para os lanches da praia ou, do trabalho.

São óptimas para servirmos com um café. Ou, quando se chega a casa depois de um passeio com família, abrimos o frigorífico e saborearmos uma barrinha nutritiva e fresca. É uma verdadeira alegria! Toda a gente gosta.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Menu semanal #73

Como planear e organizar as refeições da semana?

Esta é uma questão que fazemos muitas vezes quando queremos agilizar o nosso tempo na cozinha. Para vos ajudar, deixo-vos mais um menu semanal, cheio de receitas práticas, descomplicadas e com ingredientes da estação. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #72.

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Água aromatizada com morangos, laranja e hortelã

A hidratação é um factor fundamental para a vida e por isso, devemos beber água. A quantidade de água que devemos beber varia de pessoa para pessoa e de alguns factores, como se pratica exercício físico ou não. No entanto, para termos uma noção, há quem refira que, dos 18 aos 55 anos, deveríamos beber 35 ml x o peso corporal. Ou seja, uma pessoa com 60 kg deveria beber 2,1 litros de água.

Beber água, para mim, nem sempre é uma tarefa fácil. De há uns tempos para cá, decidi implementar algumas estratégias que me ajudam a conseguir beber os meus 2 litros de água diários. Uma dessas estratégias é preparar águas aromatizadas, como podem ver aqui. Para mim, beber água com sabor torna-se mais apetecível.

As águas aromatizadas, para além de serem muito coloridas, são óptimas para servir às refeições, numa festa ou para simplesmente bebermos no dia-a-dia. Água aromatizada com morangos, laranja e hortelã, quem vai experimentar?

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Salada de pota com grão-de-bico

Saladas! Verão é sinónimo de saladas, muitas saladas. As saladas são frescas, coloridas, nutritivas e estão cheias de vida. Comida com vida, é comida feliz.

Nesta altura do ano, há sempre saladas, cá em casa, seja como refeição em si, seja como acompanhamento. As saladas são pratos muito versáteis, podem ser feitas com quase tudo.

Um destes dias, para dar destino a pota que tinha cozida, decidi fazer uma salada. Ficou deliciosa!

Os dias quentes pedem saladas frescas. Vamos fazer saladas?

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Granola salgada

Agosto é o mês das férias por excelência. Durante anos, fiz sempre férias em Agosto, por motivos profissionais. Hoje em dia, já posso escolher as minhas férias de outra forma e passei a dividi-las, principalmente, por dois períodos. Um desses períodos é a primeira quinzena de Setembro.

Uma parte das férias é passada na praia, para apanhar sol, banhos de mar, descansar e ler, ler muito. Já comecei a fazer a lista de livros que quero levar e já escolhi para ler nas férias este ano:

- O Que É Amar um País, O Poder da Esperança de José Tolentino Mendonça, que é para mim uma inspiração. Adoro a escrita, as palavras, a poesia, os ensinamentos deste autor.

- Lá, onde o vento chora de Delia Owens. Uma obra que já está na minha lista de leituras há algum tempo.

- Longa Pétala do Mar de Isabel Allende. Uma obra que já comecei a ler, de uma autora que muito admiro.

Sobre alimentação, gostaria de terminar a leitura do livro da Dra. Marián Garcia, Alimentação sem Mentiras.

E vocês, que livros escolheram para ler nas férias?

Enquanto as férias não chegam, partilho convosco uma receita de granola salgada, que resulta muito bem. Óptima para usarmos em sopas e saladas. Espero que gostem.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Menu semanal #72

Agosto chegou! É tempo de férias. Mas para quem ainda não foi ou, para quem está de regresso a casa e às suas rotinas habituais, deixo-vos mais um menu.

No menu desta semana, voltamos a ter receitas práticas, algumas para fazer e levar e, sobremesas frescas. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #71.