sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Cataplana de bacalhau com batatas e pimentos


O mês de Agosto está quase a chegar ao fim. Este é um dos meses que associo sempre a férias. A idas à praia. Aos almoços com a família. A passeios sem horas marcadas. Aos bailaricos.

Quando a Pescanova me desafiou a preparar uma receita com os seus lombos de bacalhau, pensei logo em muitos dos almoços que se faziam em Santarém para toda a família, um guisado com batatas e bacalhau que nos enchia os olhos de sorrisos. Usava-se o tomate e os pimentos da horta. E no fim, ainda se ensopava o pão caseiro, no molho. Recordações deliciosas!

Agora, foi a minha vez de fazer, cá em casa. Foi para um almoço de domingo e soube tão bem. Cataplana de bacalhau com batatas e mistura de pimentos.



Cataplana de bacalhau com pimentos

Ingredientes para 4 pessoas:
1 embalagem (600g) de lombos de bacalhau do Atlântico Pescanova
1 cebola
4 dentes de alho
1 folha de louro
50 ml de azeite
3 tomates maduros
1 pimento vermelho
1/2 pimento laranja
1/2 pimento amarelo
1/2 pimento verde
350 ml de vinho branco
4 batatas
1 ramo de salsa e coentros
Sal e pimenta-branca q.b.


1. Levar um tacho ao lume com a cebola cortada em meias luas e os dentes de alho picados, a folha de louro e o azeite. Refogar até a cebola quebrar.

2. Adicionar o tomate picado, limpo de peles e sementes, e os pimentos cortados em tiras. Regar com o vinho branco, temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar até os pimentos começarem a estar macios. Retirar do lume.

3. Numa cataplana colocar, em camadas, molho de tomate com os pimentos, batatas cortadas às rodelas não muito grossas e o restante molho. Por cima, dispor os lombos de bacalhau cortados ao meio e um ramo de salsa e coentros.

4. Fechar a cataplana e levar ao lume. Deixar cozinhar durante 25 a 30 minutos, ou até as batatas estarem cozidas.

5. Abrir a cataplana na mesa e servir.

Sem comentários :