terça-feira, 7 de agosto de 2018

Palitos de cherovia assada


Os últimos dias foram de férias. Este ano decidimos apanhar sol e passar uma semana na praia. Estivemos no Algarve e depois na costa Alentejana. Os momentos de pausa ajudam a recuperar energias, a quebrar a rotina, dão-nos força e equilíbrio para continuar. Podem ver alguns dos meus momentos de férias no Instagram do Cinco Quartos de Laranja.

Antes de ir de férias, costumo "dar a volta" ao frigorífico. Congelo aquilo que sei que não vamos conseguir consumir: leite aberto, sopa, alguns legumes e frutas. As frutas umas descasco-as e corto-as prontas a colocar nos batidos ou sumos, e outras, como as bananas, congelo-as muitas vezes com a casca. Faço mais saladas e tento aproveitar todos os restinhos que há no frigorífico de, por exemplo, tomate seco em óleo, azeitonas, pepinos em conversa, e queijos, que são uma das nossas perdições, cá em casa.

Como sei que os legumes assados se comem muito bem, por exemplo, faço um tabuleiro de legumes, asso, e torna-se um excelente acompanhamento ou um complemento às saladas. A couve-roxa, que costumo ter cortada para as saladas, nestas alturas, coloco-a na mesa salteada em azeite e alho e come-se num instante! O importante é não desperdiçarmos comida.

Na caixa dos legumes, no frigorífico, antes de ir de férias, tinha uma cherovia, também conhecida por pastinaca - e que parece uma cenoura branca - à espera de destino. Como já não ia fazer sopa, nem purés, decidi cortá-la em palitos e cozinhar uma espécie de "batatas-fritas" para acompanhar umas generosas sandes que servi num dos nossos almoços tardios. Ficaram tão boas!


Palitos de cherovia assada

Ingredientes para 2 pessoas:
250 g de cherovia
2 hastes de alecrim
Alho em pó q.b.
45 ml de azeite
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Descascar e cortar a cherovia em fatias e depois em palitos.

2. Colocar os palitos numa taça e temperar com o alecrim picado, o alho em pó, sal e pimenta. Regar com o azeite e mexer.

3. Dispor os palitos num tabuleiro, sem os sobrepor. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos. Mexer e depois retirar assim que estejam durados e macios.


Estes palitos cá em casa comem-se como se fossem batatas fritas. Tão bons! Podem fazer esta receita também com batata-doce.

Sem comentários :