segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Manteiga ou pasta de avelã com canela


Na cozinha, como na vida, há hábitos que se adquirem e que ficam. Desde que decidi fazer manteigas de frutos secos, cá em casa, que nunca mais se acabaram. Agora, há sempre um frasco no frigorífico. Para usar em gelados rápidos, em sobremesas ou para barrar no pão, como se de uma guloseima se tratasse, estas manteigas são mesmo maravilhosas.

Comecei por fazer manteiga de amendoim, que adoro e que tento ter sempre, em casa. Mas como gosto daquela que tem pedaços, ultimamente tenho comprado. A seguir fiz manteiga de amêndoa e digo-vos, adorei! Foi como que uma revelação. O que é que eu andei a perder! Entretanto fiz de nozes, de caju e deixo-vos, agora, a receita de manteiga ou pasta de avelã. Nesta receita coloquei um pouco de açúcar de coco, porque senti necessidade de equilibrar o sabor. Espero que gostem.

Uso as manteigas ou pastas de frutos secos em batidos, nos pequenos-almoços - que podem ir acompanhando diariamente na página de Instagram do Cinco Quartos de Laranja - em waffles ou panquecas, para barrar em torradas, em tostas de arroz, ou para comer com fruta fresca. Há dias, em que corto uma banana para uma taça e junto-lhe uma colher de chá de manteiga de frutos secos e vou ao céu. Tão bom! Adoro.


Manteiga ou pasta de avelã com canela

Ingredientes:
250 g de avelãs tostadas e sem pele
1 colher de sopa de açúcar de coco
1/2 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal


1. Num processador triturar as avelãs até formar uma farinha. Continuar a triturar até se começar a formar uma pasta. Se for necessário, com a ajuda de uma espátula, retirar das paredes a massa que se vai formando.

2. Adicionar o açúcar de coco, a canela e o sal. Triturar até estar tudo bem envolvido. Provar e se necessário rectificar o sabor a gosto. Mais doce, mais salgado, mais perfumado com canela.

3. Colocar a pasta num frasco. Guardar no frigorífico e ir usando.


Mesmo o que é saudável deve fazer parte da nossa alimentação de forma equilibrada. Por isso aconselha-se o consumo desta pasta ou manteiga de avelãs com moderação!

6 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Adorei, especialmente com o toque da canela :) Ontem fiz pasta de caju com sumo de limão e sal - o chamado queijo vegan :) Bjinhos!

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
obrigada. Estou a adorar fazer as manteigas de frutos secos.
O queijo vegan, ainda não fiz. Tenho que experimentar.
Um beijinho.

Unknown disse...

Bom dia, quando tempo podemos guardar as manteigas de frutos secos? Obrigada

Sandra disse...

Obrigada

Laranjinha disse...

Costumo guardar no frigorífico e consumo no prazo de duas semanas.

Laranjinha disse...

Sandra,
um beijinho.