quinta-feira, 21 de junho de 2018

Manteiga ou pasta de noz


Fazer manteigas ou pastas de frutos secos, em casa, é mesmo muito fácil. Basta escolher o fruto ou uma mistura de frutos. Nos últimos tempos, só tenho feito, ou com amêndoas, ou com nozes, apesar de também, já ter experimentado, há uns tempos, a de amendoim. Qualquer uma delas é, verdadeiramente, viciante. Comem-se, em certos dias, à colherada. Acreditem!

Depois de escolhida, a base da manteiga, passamos ao segundo passo, que é levá-los ao forno. Gosto de tostar ligeiramente os frutos secos no forno. E depois é triturar. E aqui é que é preciso um bocadinho de paciência. Pode demorar, por exemplo, uns 10 minutos. Porque primeiro fica uma farinha e depois é que se vai formando uma pasta. A ideia é continuar a triturar até obterem a consistência desejada.

Nas manteigas de frutos secos, podem juntar canela, sementes, baunilha, chocolate, entre outros ingredientes.


Manteiga ou pasta de noz

Ingredientes:
250 g de nozes
1 pitada de sal (facultativo)


1. Levar as nozes num tabuleiro, sem estarem sobrepostas, ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 15 minutos. Deixar arrefecer.

2. Colocar as nozes num processador com uma pitada de sal e triturar até obter uma pasta.

3. Colocar a pasta ou manteiga num frasco e guardar no frigorífico. Aguenta-se bem pelo menos 3 semanas ou mais.


Estou fã das manteigas de frutos secos! Uso-as ao pequeno almoço, com iogurte, sementes de chia e flocos de aveia. Em batidos, também. Quem acompanha o Instagram do Cinco Quartos de Laranja, deve já ter visto alguns dos meus pequenos almoços. Servem para barrar no pão, ou em dias de ginásio, gosto de cortar uma banana e adicionar uma colher de manteiga de frutos secos. Simplesmente, maravilhoso!

8 comentários :

Cristina disse...

Olá laranjinha, que óptima proposta. Acho que vou adorar!!! Se for com amêndoa ou amendoim o tempo e temperatura de forno são os mesmos?

Laranjinha disse...

Cristina,
sim, a ideia é mesmo tostar um pouco os frutos secos. Mas como todos os fornos são diferentes é ir vendo para não ficaram torrados.
Espero que goste.

Anjo-de-Mel disse...

Eu já experimentei de amêndoa e amendoim, q adoro! Como gosto de noz, estou certa de q tb gostarei desta manteiga rica :) Thanks. Bjinhos.

Andreia G Matta disse...

Bom dia! Gostaria de saber se você indica para usarmos em receitas de bolos, biscoitos... Usei certa vez a manteiga de nozes - comprada pronta, para fazer docinhos e fiquei com essa dúvida sobre usar em outras receitas.
Agora com sua receita vou preparar a minha! Muito obrigada pela dica! Beijinhos

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
estou fã de manteigas de frutos secos. Hoje comprei caju. É a próxima.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Andreia,
tenho usado as manteigas de frutos secos nos pequenos-almoços, em sandes, com fruta e em batidos. Podem ser usadas em bolachas, bolos e biscoitos. Nunca as usei como substituição da manteiga de vaca.

Andreia G Matta disse...

Agradeço muito seu retorno! Vou experimentar com certeza! Beijinhos

Paula disse...

Olá, bom dia Laranja!
Eu já fiz manteiga de amêndoa e adorei. Agora fiquei encantada ao perceber que é possível fazer manteiga/pasta de noz. Nunca experimentei e a curiosidade está aqui em alta. Só que como quero somente experimentar posso fazer com menor quantidade? Digamos apenas 100 gr de nozes?