"Não ligues o forno. O calor chegou e vais aquecer a casa!" - é este o pensamento que tenho tantas vezes nesta altura do ano. Mas, ligar o forno é mais forte do que eu! Adoro pratos de forno e há dias em que não os consigo fazer de outra forma, mesmo que esteja calor! E como é que fazemos um bolo, para um lanche delicioso, com a família, sem ligar o forno? Tem que ser! É mais forte do que os nossos pensamentos sensatos! Em dias de calor, cá em casa, também se liga o forno.
Na passada quarta-feira, Dia de Santo António, o calor com sabor a Verão deu um ar de sua graça e eu, para o almoço de família, fiz um tentador bolo de cenoura, que fica irresistível. Mesmo muito bom!
Bolo de cenoura com Chantilly de coco
Ingredientes:
200 g de manteiga sem sal
200 g de açúcar amarelo
4 ovos médios
1 colher de sopa de extracto de baunilha
50 g de coco ralado
225 g de farinha para bolos (com fermento)
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre
200 g de cenoura ralada
1 pitada de sal fino
Amêndoa laminada tostada q.b.
Ingredientes para o Chantilly de coco (cobertura):
400 ml de leite de coco
1 colher de sopa de açúcar (fino)
1 colher de chá de sumo de limão
1. Bater a manteiga com o açúcar.
2. Adicionar os ovos um a um, batendo entre cada adição.
3. Juntar a baunilha e o coco ralado. Mexer.
4. Acrescentar a farinha, as especiarias e mexer.
5. Juntar a cenoura, o sal e mexer.
6. Colocar a massa numa forma redonda, sem buraco, com 23 cm de diâmetro, previamente untada com manteiga.
7. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos. Antes de retirar o bolo do forno verificar a cozedura com um palito.
8. Desenformar o bolo sobre uma rede e deixar arrefecer.
9. Para o Chantilly, colocar no dia anterior a lata de leite de coco no frigorífico, com a parte da abertura virada para cima.
10. Retirar o creme de coco, a parte cremosa que se formou na parte de cima da lata, para uma taça. Adicionar o açúcar e bater com a batedeira até obter um creme.
11. Adicionar o sumo de limão e bater mais um pouco. Guardar no frio até ao momento de usar.
12. Depois do bolo frio, barrar a parte de cima com o Chantilly de coco. Polvilhar com amêndoas tostadas e servir. Ou guardar no frio até à altura de servir.
O líquido que fica, depois de retirar o creme de coco, pode-se guardar e usar, por exemplo, na preparação de um caril. Também se pode congelar. Para esta receita, o leite de coco light não serve.
4 comentários :
Acho que achei o bolo perfeito para o aniversário dos 2 anos do meu filho. Mas tenho uma pergunta. Queria fazer mas com 3 camadas, tipo naked cake É possível com este creme?
E já agora, este é dos poucos blogs que sigo de receitas. Adoro este cantinho 😊
Maravilha! Isso do calor pouco me importa qd a desculpa é fazer delícias no forno ;) Gostei da sugestão e vou apontar mais este p fazer, até pq ando curiosa p fazer um Chantilly de coco ;) Bjinhos.
Helena,
obrigada.
Penso que resulta.Coloca o recheio entre as camadas, sem problema. Aconselho, depois de montar o bolo, guardar no frigorífico.
Anjo-de-Mel,
obrigada.
Fica com um sabor muito suave. Espero que gostes.
Um beijinho.
Enviar um comentário