quinta-feira, 10 de maio de 2018

Manteiga ou pasta de amêndoa


Das memórias de infância, guardo o prazer de comer uma fatia de pão barrada generosamente com Tulicreme. Era tão bom! Mas tudo mudou quando descobri a Nutella. Uma fatia de pão barrada com Nutella era ainda melhor! Depois da primeira fatia vinha a vontade irresistível, louca, de comer mais uma!

Para terem uma ideia do meu encanto por pão com chocolate, quando estive em Itália, a primeira cidade que visitei, foi Bolonha. Num dos passeios pela cidade, encontrei, numa das praças perto de um jardim, uma loja Nutella, com crepes, e tudo o que possam imaginar para nosso deleite. Entrei e pedi uma tosta com chocolate. Maravilhoso. Passados três ou quatros anos voltei a Bolonha e decidi revisitar alguns dos espaços onde tinha tido boas experiências. Voltei à referida loja, mas já não fui capaz e comer a tosta toda.

A verdade, é que o nosso palato muda e o prazer obtido em relação aos doces também se altera. Continuo a gostar de creme de chocolate com avelãs mas, procuro também, hoje, outras alternativas. Uma das últimas pastas que fiz, cá em casa, para comer com pão ou usar nalgumas confecções, foi a manteiga de amêndoa. Este é um produto que se encontra à venda muito facilmente, mas feito em casa, tem outro encanto.


Manteiga ou pasta de amêndoa

Ingredientes:
250 g de amêndoas com a pele


1. Colocar as amêndoas num tabuleiro. Levar a forno pré-aquecido a 160º durante 10 a 15 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer.

2. Colocar as amêndoas num robot de cozinha e triturar até obter uma pasta. Pode demorar um pouco. Ir sempre triturando.

3. Colocar a pasta de amêndoa num frasco. Guardar no frigorífico.


Decidi fazer uma receita básica de manteiga de amêndoa. Caso queiram, podem acrescentar uma pitada de sal. Podem dar-lhe sabores. Para isso, podem acrescentar à receita base canela, chocolate, mel, cacau, entre outras sugestões.

8 comentários :

Anjo-de-Mel disse...

Yummy :) Bjinhos!

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Isso deve ser bom.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/05/feijoada-de-pota.html

Anónimo disse...

Olá Isabel!
Por favor, pode dizer-me que robot de cozinha usou esta manteiga de amêndoa?
Muito obrigada.
Helena

Laranjinha disse...

Helena,
para ter uma ideia, deixo-lhe um link para ver o tipo do robot que usei.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Clarinha,
adoro. Como barrado no pão! Delicioso.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Anjo-de-Mel,
adoro.
Um beijinho.

Lívia Maria Salazar disse...

Receita,das mais especiais!! Adoro amêndoas e a pasta é especial. Obrigada por encantar com a novidade!! Bjinhos.

Laranjinha disse...

Lívia,
muito obrigada.
Um beijinho.