quarta-feira, 23 de maio de 2018

Lasanha de beringela com atum e espinafres


Todas as semanas procuro variar a minha alimentação. Comemos um pouco de tudo. Carne, peixe, leguminosas, queijos, pão, enchidos, conservas, frutas e muitos, muitos legumes. Na ida ao supermercado, os legumes ocupam grande parte do meu carrinho de compras. Procuro trazer sempre, pelo menos, dois tipos de alface, batata-doce, tomate cereja, endívias, couve-roxa, rabanetes, curgetes, cenouras, cabeça de nabo, brócolos ou couve-flor, abóbora, e beringelas. As sopas fazem parte, de forma habitual, das refeições, cá de casa. E temos sempre uma salada para acompanhar os nossos pratos.

As saladas, procuro que sejam uma mistura rica de legumes, de preferência, coloridas, com alface, rabanete ou rábano ralado, espinafres ou rúcula, uma mão de couve-roxa, tomate, e uma vez por outra, cebola cortada em meias luas. Quando tenho, junto coentros frescos. Adoro o sabor dos coentros na salada. E foi uma boa salada que acompanhou o prato que partilho, hoje, convosco. Lasanha de beringela com atum e espinafres. Uma lasanha sem massa, que fica deliciosa!


Lasanha de beringela com atum e espinafres

Ingredientes para 4 pessoas:1 cebola
3 dentes de alho
50 ml de azeite
1 colher de chá de orégãos secos
1 lata de tomate (400g) pelado em pedaços
1 lata (385g) de atum
100 g de espinafres
1 beringela
Sal e pimenta-preta q.b.
85 g de queijo mozzarella ralado
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado


1. Levar um tacho ao lume com o azeite, a cebola e os dentes de alho picados. Deixar refogar até a cebola quebrar.

2. Adicionar o tomate e os orégãos. Deixar refogar, em lume brando, até o tomate perder alguma da sua água.

3. Juntar o atum, previamente escorrido, e os espinafres. Temperar com sal e pimenta a gosto. Assim que os espinafres estiverem macios, retirar do lume.

4. Com uma mandolina ou uma faca bem afiada, cortar a beringela em fatias finas.

5. Numa travessa de forno previamente untada com manteiga ou um pouco de azeite, dispor uma camada de fatias de beringela, de seguida uma camada de atum com espinafres. Repetir as camadas de modo a terminar com uma de beringela.

6. Polvilhar generosamente a última camada de beringela com queijo mozzarella e de seguida com o queijo parmesão.

7. Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 a 35 minutos.


Nesta receita, é importante que as fatias de beringela sejam finas para depois cozerem bem no forno.

1 comentário :

Sunflower disse...

Não sou a maior apreciadora de beringela, mas gosto de a fazer no forno, fatiada, com molho de tomate e fatias de mozzarella fresca. A combinação de ingredientes que aqui apresentas parece-me que deve resultar muito bem, portanto, lá terei de experimentar. Vou já acrescentar beringela e espinafres à lista de compras para a ida ao supermercado prevista para amanhã! :)