quarta-feira, 16 de maio de 2018

10 livros para ler na Primavera ...


Os livros são companheiros deliciosos que nos permitem viajar, sonhar, aprender e reflectir. Os livros têm a capacidade de nos inspirar, de fazer acreditar, de nos incentivar a mudar. Eu adoro livros. Não consigo imaginar a minha vida e os meus dias sem estes companheiros preciosos que tanto me ajudam na busca incessante por querer saber e apreender. Para lermos ainda na Primavera, deixo-vos algumas sugestões.

10 livros para ler na Primavera

De cozinha:
- O Fim das Dietas de Dr. Joel Fuhrman. De há uns tempos para cá, decidi fazer uma alimentação mais equilibrada e os livros do Dr. Joel Fuhrman têm sido uma inspiração. Gosto do modo como esclarece os problemas das diferentes dietas e por que é que nos devemos concentrar numa alimentação baseada nos nutrientes, sem nos preocuparmos em contar calorias. A mensagem deste autor vai de acordo com a minha perspectiva sobre alimentação e nutrição, que é comermos com equilíbrio e incluirmos nas nossas refeições muitos, mas muitos legumes. O importante é escolhermos comida verdadeira. Sem produtos processados. Um conselho, do Dr. Fuhrman, para quem quer mudar a sua alimentação é que «(...) o ponto de partida ideal são as saladas. Os primeiros alimentos que comemos às refeições influenciam a quantidade que vamos comer e o que vamos comer. Faça da salada o prato principal, faça muita e como-a primeiro. Esta é a maneira mais simples e eficaz de evitar comer em excesso e de garantir que nunca mais terá problemas com o peso. A única coisa que tem de recordar é de não se empanturrar até se sentir enfartado.» p.96. Para, as refeições têm que ter legumes. De preferência muitos.

- Petiscos e Miudezas à Portuguesa de Isabel Zibaia Rafael e Virgílio Nogueiro Gomes. É um livro que me deu muito prazer a fazer. Foi um verdadeiro desafio. Confesso que houve produtos que nunca tinha cozinhado e que se revelaram um boa surpresa. Este livro é um elogio às carnes menos nobres, mas não menos saborosas, com as quais se podem fazer belos petiscos a baixo custo. Bifes de coração de vaca, já experimentaram? Língua de borrego panada? Molejas de porco com puré de grão e cebola caramelizada? Molhinhos com feijão branco? Tripas à moda do Porto? Mão de vaca com grão? São pratos cheios de sabor, perfeitos para juntar a família à volta da mesa.

- Food Pharmacy de Lina Nertby Aurell e Mia Clase. É um livro que vão querer ter. Fala-nos de alimentos e das suas propriedades, por exemplo, diz-nos que a canela, para além de ser uma boa forma de dar sabor, é também uma especiaria que reduz a glicémia e está repleta de anti-oxidantes. As autoras, alertam-nos para os perigos do consumo exagerado de alguns ingredientes e enumeram as vantagens e benefícios do consumo de fibra, proteínas, gorduras saudáveis e probióticos. Um livro que nos ajuda a ter uma alimentação mais saudável.

- Sabor, A Infografia dos Alimentos de Laura Rowe e Vicki L. Turner. É um livro lindo, muito colorido e com imagens apelativas. Para além das curiosidades sobre os alimentos, apresenta-nos mapas das frutas e dos legumes da estação. Hoje em dia estamos habituados a ter alguns ingredientes todo o ano que nos esquecemos que também esses são melhores na sua época. O livro faz uma análise detalhada de alguns produtos e receitas. Para terem uma ideia fala-nos sobre leite e explica-nos os diferentes tipos de leite de origem animal que podemos beber, apresenta-nos os leites vegetais e esclarece conceitos relacionados com esta bebida como pasteurização, homogeneização e distingue leite condensado de leite evaporado. Para mim, é um livro de consulta precioso.

- Saudáveis e à Portuguesa de Projeto Nutriciência. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 5 g de sal por dia. Mas a verdade é que fazendo as contas ao sal que colocamos na comida, desde o pequeno-almoço até ao jantar, facilmente verificamos que o nosso consumo de sal é muito superior. Este livro apresenta um conjunto de receitas tradicionais portuguesas e incentiva-nos a usar pouco ou nenhum sal na sua confecção.

- Simples e Saudável de Joana Moura. Uma das minhas mais recentes aquisições. Gosto do trabalho desta autora e investigadora. O livro tem uma parte teórica onde são esclarecidos alguns conceitos e onde nos são dadas indicações sobre como podemos mudar a nossa vida e optar por uma alimentação saudável, evitando alguns alimentos e valorizando outros. São dadas dicas práticas sobre que alimentos ter na despensa e frigorífico, sobre como organizar as refeições, sobre como fazer um caldo de ossos, entre outras indicações preciosas para quem quer ter uma alimentação mais equilibrada. E depois temos as receitas para o pequeno-almoço, para os almoços e jantares, para dias de festa, não esquecendo as bebidas.

- Sabe o que anda a comer? de Susete Estrela. Este é um livro sobre segurança alimentar. Apresenta-nos alguns conceitos de segurança alimentar, explica-nos os vários tipos de contaminação alimentar, os cuidados que devemos ter na manipulação dos alimentos quando cozinhamos, e que cuidados devemos ter em termos de segurança alimentar em casa. Um livro interessante e útil.

- Receitas com Paixão de Márcia Soares Gonçalves. Este é o livro da autora do blogue Compassionate Cuisine. É um livro de cozinha vegetariana, onde são dadas dicas sobre nutrição e explicados alguns métodos de confecção. As receitas e as fotos são simplesmente inspiradoras.

Romances:
- Os Loucos da Rua Mazur de João Pinto Coelho. Adoro ler romances. O holocausto é um tema a que gosto de regressar. É apresentado assim: «Quando as cinzas assentaram, ficaram apenas um judeu, um cristão e um livro por escrever. Paris, 2001. Yankel - um livreiro cego que pede às amantes que lhe leiam na cama - recebe a visita de Eryk, seu amigo de infância. Não se veem desde um terrível incidente, durante a ocupação alemã, na pequena cidade onde cresceram - e em cuja floresta correram desenfreados para ver quem primeiro chegava ao coração de Shionka. Eryk - hoje um escritor famoso - está doente e não quer morrer sem escrever o livro que o há de redimir. Para isso, porém, precisa da memória do amigo judeu, que sempre viu muito para além da sua cegueira. Ao longo de meses, a luz ficará acesa na Livraria Thibault. Enquanto Yankel e Eryk mergulham no passado sob o olhar meticuloso de Vivienne - a editora que não diz tudo o que sabe -, virá ao de cima a história de uma cidade que esteve sempre no fio da navalha; uma cidade de cristãos e judeus, de sãos e de loucos, ocupada por soviéticos e alemães, onde um dia a barbárie correu à solta pelas ruas e nada voltou a ser como era.» Pela sinopse, a obra promete.

- Não se pode morar nos olhos de um gato de Ana Margarida de Carvalho. É a primeira vez que leio um livro desta autora. Já comecei. Ainda vou mesmo no início e estou cheia de curiosidade em perceber como a história se irá desenrolar.

E na lista das próximas aquisições, já coloquei:
- Querido Banana, Memórias Sobre a Gastronomia e o Amor de David Leite. Vi esta semana à venda nas livrarias. Gosto de ler as memórias de pessoas que se dedicaram ao mundo da gastronomia.

- Ensina-me a Voar sobre os Telhados de João Tordo. Um dos primeiros livros que li deste autor foi As Três Vidas. Depois de algumas recomendações de amigos apaixonados como eu pela leitura, decidi colocar este romance na lista das minhas próximas aquisições.

Este ano regresso à Feira do Livro de Lisboa. Vou lá estar nos dias 31 de Maio e 13 de Junho de 2018. Marquem na agenda!

2 comentários :

angela disse...

obrigado pelas dicas!! Adoro as suas sugestões, acho que vou ler 2 ou 3 destes de certeza! è sempre bom ter5 alguém que nos mostre coisas diferentes das que conhecemos

Laranjinha disse...

Ângela,
muito obrigada.
Um beijinho.