quinta-feira, 17 de maio de 2018

Salada de espinafres com salicórnia, requeijão e nozes


Os dias bonitos de Primavera inspiram-nos a preparar pratos coloridos e felizes. Assim que os dias de calor chegam, cá em casa, começamos logo a pensar em fazer saladas para os nossos almoços ou jantares.

Deixei de colocar sal nas saladas, de há uns anos para cá. As recomendações da Organização Mundial de Saúde indicam que deveríamos consumir 5g de sal por dia. Se começarmos a fazer as contas ao sal que consumimos, desde o pequeno-almoço até ao jantar, verificamos que ultrapassamos, em muito, a recomendação.

O consumo de sal, em excesso, contribui para o desenvolvimento da hipertensão e potencia o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, é fundamental termos atenção à quantidade de sal que consumimos. O sal pode ser substituído nos nossos pratos por especiarias, ervas aromáticas, sumo de limão ou por salicórnia. Conhecem? A salicórnia é conhecida como os espargos do mar ou como sal verde. Tem na sua composição uma percentagem de sal e é óptima para usar em pratos de carne, peixe ou em saladas. Hoje em dia, já se encontra facilmente à venda nos supermercados.

Relembro, que no próximo sábado, dia 19 de Maio de 2018, às 16h, vou estar no Jumbo de Sintra para um showcooking com o tema "Menos sal, coração mais saudável". A entrada é livre. É só aparecerem. Fica o convite.


Salada de espinafres com salicórnia, requeijão e nozes

Ingredientes para 4 pessoas:
125 g de espinafres baby
50 g de salicórnia
3 espargos
60 g de mirtilos
10 morangos
1 requeijão
50 g de nozes
60 ml de azeite
20 ml de vinagre de vinho tinto
1 colher de chá de mostarda em grão à antiga
Pimenta-preta q.b.


1. Com um descascador ou cortador de batatas, cortar os espargos em fatias finas.

2. Colocar as folhas de espinafres numa travessa. Adicionar a salicórnia, os espargos, os mirtilos, os morangos cortados em pedaços, o requeijão esboroado e as nozes picadas grosseiramente.

3. Numa taça emulsionar o azeite com o vinagre, a mostarda e um pitada de pimenta a gosto.

4. Regar a salada com o molho e servir.

2 comentários :

Anónimo disse...

Tem um aspeto excelente!
Beijinho
Cris

www.lima-limao.pt

Laranjinha disse...

Obrigada, Cristina.
Um beijinho.