segunda-feira, 21 de maio de 2018

A master class de pão artesanal com massas-mãe, no Porto, foi assim


No início deste mês de Maio, teve lugar no Porto, no WORK espaço criativo, o meu primeiro workshop de pão artesanal com massas-mãe. Fazer pão é maravilhoso e assim que começamos a entender as massas apaixonamo-nos. Acreditem! O pão feito por nós, com recurso às massas-mãe, tem um sabor incrível.

O workshop teve uma componente teórica onde se analisam os ingredientes básicos do pão, farinha, água, sal e levedura. Dá-se uma fórmula, a partir da qual, todos os participantes se poderão orientar quando começarem a fazer os seus pães, escolhendo diferentes farinhas ou usando ingredientes especiais como legumes, especiarias, frutos desidratados ou secos, entre outros.


São apresentados os diferentes pré-fermentos ou massas-mãe que podemos usar na confecção dos nossos pães. Trabalhámos com poolish, biga, massa fermentada e fermento natural. É explicado como se pode fazer de raiz um fermento natural, em casa. No workshop terão a oportunidade de aprender alguns conceitos relacionados com a prática de fazer pão com um isco, ou seja, com uma mistura de água e farinha mas que não leva fermento industrial. Todos tiveram a oportunidade de alimentar o seu fermento natural, ou massa-mãe, que levaram para casa.

Depois da parte teórica, passamos à acção. Toda a gente coloca as mãos na massa. Nos meus workshops de pão, amassa-se, sempre, à mão, pois ajuda-nos a perceber a consistência das massas. Fazem-se sempre diferentes tipos de pães. Pães para o dia-a-dia, de trigo ou com mistura de farinhas, e depois pães enriquecidos com legumes, frutos secos, entre outros ingredientes que acrescentam um toque único ao nosso pão.


No final, reunimo-nos à volta da mesa, e brindamos ao bom pão que tivemos a oportunidade de cozer. Vamos Fazer Pão?



Sábado, 26 de Maio de 2018, irá ter lugar na escola de cake design IstoFaz-se, cá em Lisboa, o workshop Pão Artesanal com Massas-mãe. Esta é uma oportunidade única e muito especial para quem quer fazer pão com massa-mãe. Fazem-me companhia?


EUR 100 Inscrições e mais informações:
escola@istofaz-se.pt   218 078 640   IstoFaz-se
( Realização do workshop sujeito a nº mínimo de participantes )

3 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Que riqueza,....
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Unknown disse...

Bom dia,
Vi o programa "A Praça" e gostaria de adquirir o seu livro. É possivel envia-lo para a Suiça?
Meus cumprimentos
Manuela Serrão

Laranjinha disse...

Manuela,

pode encomendar o livro nesta livraria online que envia para a Suiça.

Um beijinho.