quarta-feira, 9 de maio de 2018

Entrecosto com caril no tacho


Há dias, em que penso muitas vezes no modo como quero viver. Vivemos agarrados ao trabalho, às preocupações com a família, às contas que temos, todos os meses, para pagar e acabamos por nos esquecer, perdidos no emaranhado dos dias, das coisas de que gostamos fazer e de como é importante cuidarmos de nós próprios.

O modo como gerimos o nosso tempo é fundamental para conseguirmos chegar ao final da semana e realizarmos duas ou três coisas nossas, especiais, que nos deixam mais felizes e com motivação para continuar. Façam uma lista de coisas que gostavam de fazer. Por exemplo, ler um livro por mês, começar a ir ao ginásio, jantar mais vezes com as amigas de sempre, fazer uma actividade especial com o marido ou namorado, experimentar uma massagem ou uma limpeza de pele, tirar uma tarde para ir às compras ou ver as montras, ir experimentar o brunch do sítio da moda, fazer um workshop, entre outras coisas, que por certo vos irão fazer sentir bem. Às vezes, para certas coisas basta tomarmos consciência que as queremos fazer que depois arranjamos tempo.

Em casa, para vos ajudar a ter mais tempo para as coisas que vos deixam felizes, preparem as refeições com antecedência. Façam também algumas pré-preparações que vos facilitem a vida na hora de cozinhar os almoços ou os jantares da semana. Façam a lista das refeições que terão de preparar. Vejam o que irão confeccionar e para quantas pessoas. Tendo em conta os pratos escolhidos, o que é que conseguirão pré-preparar?

Assar carne, cozer massa, assar batatas, fazer a base de uma sopa, lavar os legumes, fazer o molho das saladas, entre outras coisas. Uma das coisas que costumo fazer é guisar carne em quantidade e depois congelar em doses para duas ou três refeições. Há dias, em que é só cozer uns legumes, fazer um puré ou uma salada e temos um prato de carne saboroso na mesa para o jantar. Deixo-vos, hoje, uma receita de entrecosto no tacho que podem fazer com antecedência. Espero que gostem!


Entrecosto de caril no tacho

Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de entrecosto
30 ml de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1 colher de sopa de caril
1 colher de chá de açafrão-da-índia
1 pitada cominhos
1 pitada de piripiri em pó
2 cardamomos
400 ml de água
Sal e pimenta-preta q.b.
Sumo de 1/2 limão
Coentros picados q.b. para servir


1. Colocar o azeite e a manteiga no tacho e levar ao lume. Assim que estiver quente, alourar o entrecosto. Retirar a carne e reservar.

2. No mesmo tacho, colocar a cebola picada. Deixar refogar um pouco e adicionar os dentes de alho picados e a folha de louro. Deixar refogar até a cebola estar macia.

3. Juntar o concentrado de tomate, as especiarias e o piripiri. Mexer. Juntar a água. Assim que ferver, adicionar o entrecosto. Temperar com sal e pimenta a gosto. Tapar o tacho e deixar cozer, em lume brando, durante 30 minutos ou até a carne estar tenra. Se necessário acrescentar mais água.

4. Regar o entrecosto com sumo de limão. Polvilhar com os coentros picados e servir.

Este entrecosto fica muito saboroso.

2 comentários :

_ Gil António _ disse...

Visitando, vendo, lendo e elogiando as suas publicações. Que aspecto delicioso. Apetece mesmo dar uma trinca, lol
.
* Ouvindo o silêncio dos Areais. *
.
Abraço Poético.

Laranjinha disse...

Obrigada.