terça-feira, 30 de abril de 2019

Massa com miolo de camarão gigante e ervilhas


Comer de forma equilibrada e irmos variando a nossa alimentação são, alguns, dos meus lemas quando preparo as refeições, cá de casa. Procuro ter sempre no frigorífico legumes e na despensa alguns ingredientes que considero básicos como leguminosas, massas, entre outros.

O congelador é, também, para mim, um grande aliado na organização das refeições. Procuro ter sempre produtos congelados que me ajudem a preparar as refeições, num abrir e fechar de olhos. Gosto de ter ervilhas, bacalhau demolhado, medalhões de pescada e miolo de camarão.

Por isso, quando a Pescanova me desafiou a preparar uma receita com o seu miolo de camarão gigante, decidi partilhar convosco uma receita que faço muitas vezes. O resultado é um prato delicioso, colorido e que se prepara de forma rápida.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

10 presentes para o Dia da Mãe


O Dia da Mãe é já no Domingo. Todos os dias são dias para mimarmos as nossas mães, mas o facto de existir um dia no calendário que nos lembre o que já sabemos, não traz mal ao mundo. Antes pelo contrário, é uma forma de homenagearmos as nossas mães e um pretexto, muitas das vezes, para juntar a família. As mães merecem todos os mimos que lhes conseguirmos dar. E para quem anda à procura de ideias para surpreender a melhor mãe do mundo, deixo-vos algumas sugestões.

10 presentes para o Dia da Mãe:

1. Workshops de cozinha. Cozinhar em grupo ajuda a quebrar as rotinas. É um verdadeiro convívio, onde se conhecem pessoas novas e onde se aprende. Passa-se um bom bocado, entre risos e partilhas. A inscrição num workshop de cozinha pode ser um presente especial para a oferecer à melhor mãe do mundo. Realizo regularmente workshops em Lisboa e no Porto e os próximos que vou organizar são:

Em Lisboa:
11 de Maio:
- 09h30 às 13h30 - Vamos Fazer Pão?
- 15h00 às 18h00 - Pequenos-almoços Rápidos, Práticos e Saudáveis

12 de Maio:
- 10h30 às 18h30 - Pão Artesanal ( pré-fermentos e massas-mãe )

No Porto:
18 de Maio:
- 10h30 às 13h30 - Pequenos-almoços Rápidos, Práticos e Saudáveis
- 15h30 às 18h30 - Receitas Rápidas para o Jantar
Inscrições: work@sott.pt

19 de Maio:
- 10h30 às 18h30 - Masterclass Pão Artesanal ( pré-fermentos e massas-mãe )
Inscrições: work@sott.pt

2. Livros de cozinha. Adoro livros de cozinha e podem ser um excelente presente para as nossas mães. Recomendo-vos:

3. Uma horta. Para quem gosta de ter ervas aromáticas em casa a Véritable pode ser um presente interessante.

4. Uma massagem. Ajuda a relaxar. É um mimo tão bom. É daqueles presentes que as mães vão gostar.

5. Um ramo de flores. As flores trazem-nos alegria. É das coisas que gosto de ter sempre em casa. Podem ser um excelente presente. Se quiserem completar o presente, podem, acrescentar uma jarra, uma caixa com bombons, ou um outro miminho especial.

6. Um bilhete para uma ida ao teatro. Há espectáculos sempre tão interessantes. Vejam no Teatro Dona Maria II, no Teatro da Trindade, no Politeama ...

7. Um creme para as mãos. Ando sempre com um creme hidratante para as mãos na mala e é algo que gosto de ter sempre em casa. Colocar creme nas mãos é uma das minhas rotinas diárias e é algo comum a muitas mulheres. Um creme das mãos dá sempre jeito.

8. Organizem um passeio. Uma manhã ou uma tarde diferente. O passeio pode ser num jardim, por exemplo, uma ida à Quinta da Regaleira. Os jardins são lindos! Ou ao Buddha Eden Garden.

9. Gadgets de cozinha. Uma tábua de madeira. Um raspador. Uma mandolina. Um tacho de ferro fundido. Um espremedor de citrinos. Um avental de pele.

10. Em família, preparem uma refeição e mimem a melhor mãe do mundo. Os momentos que estamos uns com os outros são preciosos, criam memórias, deixam recordações.

Que as mães tenham no domingo e em todos os dias, muitos momentos felizes com os seus filhos. As mães são preciosas e merecem todo o nosso carinho e amor.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

A minha horta de aromáticas


Adoro usar ervas frescas nos meus cozinhados. Mas, nem sempre, é fácil conservá-las. O ideal, seria ter um espaço onde as pudesse plantar. Um pequeno jardim, ou uma varanda. Mas, a verdade, é que não tenho. Comecei por tentar cultivar algumas ervas junto à janela da cozinha, mas ou não nasciam ou quando tinha a sorte de a natureza jogar a meu favor, cresciam pouco e não me pareciam ervas felizes.

A estratégia seguinte foi comprar vasos com as ervas já crescidas e ir usando. Entre salsa, coentros, tomilho, apenas o manjericão se conseguiu aguentar. Aos poucos e poucos, deixei de insistir neste desejo de ter uma pequena horta de ervas aromáticas, prontas a usar, até que um amigo me deu a conhecer as hortas urbanas Véritable.


Estas hortas são muito práticas. Não precisamos de andar a regar. Esse era um dos meu problemas. Ora, colocava água a mais, ora, colocava água a menos. Também, não nos precisamos de preocupar com a luz.

Para terem uma ideia de como estas hortas funcionam, basta colocarmos as lingotes de terra na horta. As lingotes trazem já as respectivas sementes. Enchemos o depósito com água e o sistema de leds vai regulando a intensidade de luz que as plantas precisam. Muito fácil e prático!


Conseguimos ter uma pequena horta, em casa, com muito pouco trabalho. Depois das lingotes colocadas, basta-nos ir abastecendo o depósito com água e ver a magia da natureza acontecer. Se forem como nós cá em casa, assim que colocamos as lingotes, começamos todos os dias a ver se já há vida na nossa horta. Ver as plantas a nascer é mesmo muito especial. E para as crianças é uma verdadeira alegria.

Para além das ervas aromáticas, salsa, hortelã, coentros, etc., podemos escolher ter também flores, tomate cereja, legumes baby ou alfaces. Tudo criado sem pesticidas. Podemos ter quatro variedades de plantas na horta, ao mesmo tempo.



Podem adquirir estas hortas, online, na Cook & LifeStyle. Estão também disponíveis na Worten Marketplace, El Corte Inglés e na Lisbon Cooking Academy.

A horta Véritable pode ser um excelente presente para o Dia da Mãe.


Já agora, podem aproveitar a promoção do Dia da Mãe, a oferta de uma caixa com 4 lingotes de morangos (2 morangos brancos e 2 morangos vermelhos) e um pincel de polinização. O pincel serve para polinizar as plantas de fruto, como os morangos, neste caso. Fica a sugestão.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Rolinhos de peru com queijo e fiambre


Abril já está, quase, a chegar ao fim. Presos na espuma dos dias, amarrados às tarefas a realizar, até parece que nem sentimos o tempo a passar. Este mês, andei de um lado para o outro, entre workshops, participações em concursos de gastronomia, o lançamento do meu novo livro, encontros com amigos de longa data, que o tempo que passei a cozinhar acabou por ser muito pouco.

Como sei que tenho alturas em que ando mais ocupada do que outras, para estes momentos de mais agitação, procuro encontrar soluções. E uma delas, é ter comida pronta, feita e congelada, em doses. Ajuda imenso. Na altura de preparar as refeições, por vezes, é só confeccionar o acompanhamento.

Mas entre a azáfama dos meus dias, ainda consegui olhar para o céu, visitar a horta que tanto adoro, em Santarém, e preparar um almoço delicioso para um dos dias em que a minha sobrinha Inês veio passar comigo. Fiz uns rolinhos de peru recheados com queijo e fiambre que ficaram uma verdadeira delícia.

terça-feira, 23 de abril de 2019

Ursinhos com amêndoas de Páscoa


Todos os anos, na Páscoa, gosto de fazer bolachinhas. São óptimas para oferecer à família e aos amigos e ajudam a decorar a mesa das sobremesas no almoço de Domingo de Páscoa.

Este ano, cá em casa, tive uma ajuda especial na semana que decidi colocar as mãos na massa. A minha sobrinha Inês veio passar uns dias comigo e acabámos as duas a divertirmo-nos, imenso, na cozinha. Umas das bolachas que fizemos, foram em forma de pequenos ursos. Ficaram tão amorosos a segurar uma amêndoa de Páscoa!

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Bolo ninho de Páscoa


Páscoa, confesso que vivo esta quadra do ano com algum entusiasmo. Para mim, esta é uma época de renovação e quase sempre, por esta altura, gosto de limpar a casa. Ou melhor, gosto de "destralhar" e dar destino a algumas coisas que já não nos trazem alegria, como diz a Marie Kondo, ou que já não estejamos a usar. É nesta altura do ano que começo a mudar o guarda-roupa. Roupas de Inverno, dão lugar às roupas mais leves.

Páscoa é também sinónimo de juntar a família. No Domingo de Páscoa faço, sempre, um almoço com os meus pais, em Santarém. Este ano, o prato principal, foi cabrito assado no forno, que toda a família adora. A mim, coube-me a tarefa de preparar as sobremesas. E uma das coisas que levei foi um bolo ninho com cobertura de chocolate. Todos adoraram!

domingo, 21 de abril de 2019

Votos de uma Páscoa feliz


Queridos leitores,

a todos, votos de uma Páscoa feliz!

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Cornetos com amêndoas para a Páscoa


Todos os anos, na Páscoa, gosto de oferecer pequenas lembranças à família e aos amigos. Folares, umas vezes doces, outras, salgados, bolos ninho, bolachinhas, amêndoas ou ovos de chocolate, constam, quase sempre, das minhas opções para as ofertas.

Este ano, fiz uma compota de laranja com a casca, que decidi que vai constar também nos saquinhos de Páscoa.

Na minha família, sempre houve a tradição de oferecer amêndoas. Este ano decidi que vou oferecer as amêndoas de uma forma mais original. Coloquei-as em cones de bolacha, dentro de sacos e com uns laçarotes bonitos. Os sacos ficaram tão giros! Gostam?

quarta-feira, 17 de abril de 2019

O workshop Vamos Fazer Pão e Folares com Activa Vita D, foi assim


Já contamos os dias para a chegada da Páscoa. A par com o Natal, esta é uma das minhas épocas do ano preferidas. Páscoa é sinónimo de família, de almoço de domingo, de amêndoas, de ovos de chocolate e de folares, ricos e deliciosos.

Adoro folares! Sejam doces ou salgados. No passado dia 7 de Abril de 2019, teve lugar, cá em Lisboa, o workshop Vamos Fazer Pão e Folares com Activa Vita D, no Lisbon Cooking Academy.

Nas massas lêvedas, normalmente, usamos levedura fresca ou levedura seca. A Activa Vita D é levedura de padeiro seca, enriquecida com a chamada vitamina do sol, produzida pelo nosso corpo depois da exposição solar. Mesmo vivendo num país com cerca de 300 dias de sol, a verdade, é que não nos expomos à luz solar como deveríamos. Esta levedura não tem sabor e resulta muito bem nas nossas massas, e foi isso mesmo, que comprovámos no nosso workshop.


Preparámos cerca de seis receitas, entre pães doces e folares. Fizemos o tradicional folar com o ovo. Amassámos e cozemos um folar de enchidos, um folar de carnes, um folar de rosas - que fica tão bonito! - um pão doce recheado com doce e fios de ovos, e uma trança de Páscoa.

Tanto pão bom para alegrarmos a nossa mesa de Páscoa. Os folares são também um excelente presente para oferecer nesta quadra festiva.


No final do workshop, degustámos tudo o que foi preparado, entre muitas conversas e gargalhadas. Sabe tão bem partilhar, com os outros, pão feito por nós. É uma satisfação que não se explica.

Um muito obrigada a todos os que participaram neste evento. Um especial agradecimento à Lallemand e à Activa Vita D por nos terem proporcionado esta manhã tão doce.


A todos, votos de uma Páscoa muito doce e com muitos folares na mesa.

terça-feira, 16 de abril de 2019

Bolo de cenoura para a mesa de Páscoa


A Páscoa está a chegar e é para mim, a seguir ao Natal, uma das minhas épocas preferidas. Gosto de decorar a casa com motivos florais, alusivos à Primavera, que simbolizam a renovação da vida. Gosto de pensar que temos no Domingo de Páscoa o tradicional almoço de família.

Os momentos em família são sempre memoráveis. Gosto de preparar pequenas lembranças para oferecer nesta quadra festiva. E as lembranças podem ser amêndoas, bolachas feitas por mim, ou folares. Os presentes feitos por nós são sempre diferentes e únicos.

Para o almoço de família, vamos ter borrego ou cabrito no prato principal, e as sobremesas, são quase sempre da minha responsabilidade. Este ano, decidi que vou levar um bolo de cenoura. Deixo-vos a receita, já hoje. Espero que gostem!

segunda-feira, 15 de abril de 2019

O lançamento do livro Petiscos do Rio e do Mar foi assim


« Depois do trabalho feito, só me resta agradecer ... » foi assim que comecei o meu discurso no lançamento do meu último livro, escrito e pensado em co-autoria com o conhecido gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, a quem tenho a sorte de chamar amigo.

Petiscos do Rio e do Mar, editado pela Marcador, é um livro com textos e receitas com peixes, como o nome indica, do rio e do mar. Tem também receitas com crustáceos e moluscos. São mais de 40 receitas. Algumas tradicionais, outras inspiradas na nossa tradição, e sempre com o cunho da cozinha portuguesa. Os produtos escolhidos são aqueles que, na nossa opinião, se encontram com relativa facilidade, e a preços acessíveis, de uma maneira geral. Alguns dos peixes de rio, podem ser encomendados nas peixarias, na época de captura.

O lançamento teve lugar no festival Peixe em Lisboa, um dos maiores festivais de comida de Lisboa, que já vai na 12ª edição. A apresentação do livro esteve a cargo de Duarte Calvão, director do evento, gastrónomo e um dos autores do blogue Mesa Marcada.


Foi uma festa deliciosa. Casa cheia, rodeada de muitos amigos. O apoio da família, nestas alturas, também nos deixa de coração cheio!


Obrigada a todos os que estiveram presentes. Obrigada pelo vosso carinho e estima. Estes momentos só fazem sentido com companhia. São os outros que nos ajudam a ser felizes.

Espero que o livro vos traga momentos deliciosos à volta da mesa.

Um grande beijinho a todos vocês.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Papas de aveia com banana e manteiga de amendoim


Adoro começar o dia com uma refeição deliciosa. Gosto de ir variando os meus pequenos-almoços e, sempre que posso, procuro incluir legumes. Acho fundamental a inclusão de vegetais e fruta nas nossas dietas. E devemos variar o mais que pudermos aquilo que comemos. O doutor Joel Furhman refere que em média deveríamos comer 450g de vegetais verdes cozidos e 450g de vegetais crus por dia.

Depois de vários pedidos, para ir colocando algumas receitas do que vou preparando para os meus pequenos-almoços, deixo-vos, hoje, uma receita de papas de aveia com banana e manteiga de amendoim.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Sopa da horta


A minha mãe fez e continua a fazer, umas sopas maravilhosas. Sopas que, por si só, constituem uma refeição. Usa muitas vezes os produtos que tem na horta. As couves, as batatas, as cebolas, as ervilhas, entre coisas boas que vão cultivando. Gosta sempre de colocar nas sopas, um pedaço de carne e ou enchidos. Às vezes, uma posta de bacalhau, porque assim ficam, sempre, mais saborosas. Por vezes, uma mão cheia de feijão cozido ou de grão-de-bico. A verdade, é que as sopas da minha mãe são sempre boas!

Um destes dias, inspirada pelas sopas da minha mãe, decidi fazer uma sopa para as refeições da semana, cá em casa. Como ela, também usei alguns dos produtos que trouxe da horta.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Folar de carnes


É tempo de Páscoa. Pelo menos, cá por casa, já se começa a pensar nesta quadra festiva. Tal como o Natal, para mim, esta época do ano é quando juntamos a família, à volta da mesa. E depois da Quaresma, a carne volta à mesa. Uma das tradições, desta quadra festiva, são os folares.

Encontramos folares doces e folares salgados. Um dos meus folares preferidos é com carnes e por isso quando a Fermipan me desafiou a pensar numa receita para a Páscoa, a escolha foi o folar que partilho, hoje, convosco. É delicioso!

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Lançamento do livro Petiscos do Rio e do Mar


Queridos leitores,

o meu novo livro já chegou às livarias. O tema são os Petiscos do Rio e do Mar e foi realizado em co-autoria com Virgílio Nogueiro Gomes. É uma obra editada pela editora Marcador.

O lançamento vai ser amanhã, 9 de Abril, às 17h30, no Pavilhão Carlos Lopes, onde decorre a iniciativa Peixe em Lisboa, um dos mais importantes festivais de gastronomia da capital, o que me enche de orgulho. A apresentação vai estar a cargo de Duarte Calvão, gastrónomo e director do Peixe em Lisboa.

Estes momentos são sempre especiais e por isso queremos ter ao nosso lado a família, os amigos e, principalmente, quem nos acompanha no dia-a-dia.

Gostava muito de partilhar este momento com cada um de vós. Por isso, deixo-vos o convite para estarem presentes no lançamento do livro Petiscos do Rio e do Mar.

Conto convosco, amanhã, terça-feira, 9 de Abril de 2019, às 17h30, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa?

Obrigada.
Um beijinho.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Borrego estufado com cenoura e ervilhas


E hoje é sexta-feira! Eu gosto das sextas-feiras, assim, como gosto das segundas! A verdade é que acho que gosto de todos os dias da semana, porque todos eles são diferentes e significam também coisas diferentes.

A sexta-feira, como é véspera do fim-de-semana, acaba por ser especial. E o fim-de-semana, apesar de ser, para mim, muitas vezes, sinónimo de trabalho, é quando temos mais tempo para estar com a família.

O tempo, em família, passa pelo estar à mesa. Deixo-vos, hoje, uma receita de borrego com as ervilhas da época. Este é o tipo de prato que adoramos, cá em casa!

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Petiscos do Rio e do Mar, o livro


O meu novo livro, Petiscos do Rio e do Mar, já chegou às livrarias, o que me deixa muito feliz! Os livros são sempre um bocadinho de nós.

Este livro é feito em co-autoria com o conhecido gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, com quem publiquei, também, o Petiscos e Miudezas à Portuguesa, um livro único, que realça e promove o uso das partes menos nobres de alguns animais, que lançámos, precisamente, há um ano.

O tema deste novo livro, como o próprio nome indica, é um elogio aos produtos de água doce e salgada, com receitas de petiscos com peixe, do rio e do mar, moluscos e crustáceos. Os petiscos fazem parte da nossa tradição gastronómica. Acho que todos nós gostamos de petiscar com a família e com os amigos. Há alturas em que nos apetece fazer refeições, só, com petiscos. Adoro!

Neste livro, encontram receitas com peixe do rio como enguias, achigã, sável, lúcio e truta. Do mar, temos a pescada, a sardinha, o carapau, o peixe espada, o atum, o bacalhau, o cação, entre outros deliciosos peixes. No capítulo dos moluscos e crustáceos, encontram receitas com choco, lula, polvo, amêijoas, berbigão, ostras, sapateira, entre outros. Para além das receitas, os capítulos são complementados com textos e curiosidades sobre o tema.

Petiscar com produtos do rio e do mar, foi um desafio a que o Virgílio e eu nos propusemos. As receitas são todas práticas. Os peixes escolhidos, são aqueles que de uma maneira geral, conseguimos ter acesso e encontrar à venda.

Para terem uma ideia das receitas, encontram neste livro, salada de achigã, enguias fritas, escabeche de truta, estupeta de atum, bolinhos de bacalhau, salada de polvo, pataniscas e rissóis de pescada, bola de sardinhas, pão recheado com camarão, mexilhão grelhado, entre muitas outras sugestões.

Fazer receitas de petiscos, com peixe do rio e do mar, é agora muito mais fácil!

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Tendências de Sabores 2019, o evento gastronómico


Numa quarta-feira cheia de sol, a meio da manhã, fui conhecer as novas tendências de sabores da Margão, num evento gastronómico original, que teve lugar, cá em Lisboa. Para terem uma ideia, há cerca de duas décadas que o guia Tendências de Sabores, divulgado pela Margão e cuja análise mundial é feita pela McCormick, identifica e promove as tendências de sabores emergentes no panorama culinário.

Neste evento, os convidados foram recebidos num terraço lindo, com vista para o Tejo. Entre dois dedos de conversa, tivemos a possibilidade de conhecer alguns dos produtos que a Margão lançou recentemente no mercado. Todos conhecemos esta marca, à qual, associamos especiarias e ervas aromáticas. No entanto, a marca tem alargado a sua oferta no mercado. Entre as tendências apresentadas, contam-se as sementes, os produtos bio e os sais.


As sementes, pequenas na forma, mas grandes em sabor e textura. Podemos usá-las para polvilhar, saladas, sopas e as taças dos pequeno-almoços. Podemos usá-las moídas ou torradas. As sementes ficam bem em quase todos os pratos, das sobremesas aos pratos de carne ou peixe, até às saladas. As sementes são um alimento poderoso, representam sabor e textura nos nossos pratos. A Margão destaca as sementes de sésamo douradas.

As ervas aromáticas fazem, tantas vezes, a diferença num prato. Dão um toque de frescura e ajudam a conseguir combinações de sabores memoráveis. A linha de produtos Margão BIO é 100% agricultura biológica, sem adição de corantes, nem conservantes de sabor. Os produtos bio incluem também especiarias como a curcuma ou a pimenta caiena, por exemplo.


O sal pode ter vários sabores e cores, dependendo, normalmente, da sua origem. Para além de intensificarem o sabor, são uma forma de aromatizar e dar um toque especial a pratos ou sobremesas. Além dos conhecidos sais do mediterrâneo, a Margão tem, agora, outras variedades, como o sal vermelho do Havai, o sal rosa dos Himalaias ou o sal preto do Chipre.

Após termos tido contacto com algumas das tendências de sabores, seguimos para a sala onde seria servido o almoço. Para este evento o chef Pedro Sommer preparou um menu muito especial. Todo o evento foi, também, dinamizado por Vanessa Martins.


Depois de nos sentarmos, fomos convidados a preparar uma sopa. Teríamos que confeccionar o prato em grupo, usando alguns dos produtos que representam as tendências de sabores. O chef Pedro Sommer já tinha um caldo feito, a nós, coube-nos a tarefa de misturar sabores. O meu grupo optou por fazer uma sopa com toque asiático, com legumes e peito de frango, e ligeiramente picante. O resultado foi delicioso. Este foi um momento memorável e muito divertido.

O prato principal foi bife de atum com molho barbecue e batata-doce frita. Aproveitei logo a oportunidade para experimentar o sal preto do Chipre. Penso que pode ajudar a finalizar os nossos pratos.


Na sobremesa fomos mais uma vez surpreendidos. Deveriam ver a nossa cara quando, em vez do prato, nos colocam em frente, uma tela em branco. Na mesa aparecem, entretanto, pincéis, fruta fresca, bolachas, bolos, mousses, e produtos de decoração da Vahiné. O desafio era construirmos a nossa sobremesa numa tela em branco. Tão giro! Adorei esta ideia. Na minha mesa parecíamos crianças divertidas a fazermos obras de arte comestíveis.


Parabéns à Margão, pelo convite, e por este evento gastronómico memorável. Cozinhar com sabor exige que se use ervas aromáticas, sal e especiarias. Para poderem experimentar algumas das tendências de sabores, passem pelo Instagram do Cinco Quartos de Laranja onde está a decorrer um giveaway. Participem!

terça-feira, 2 de abril de 2019

Coelho no tacho com ameixas secas


A Páscoa está a chegar. Já começamos a pensar nas lembranças que queremos oferecer a quem mais gostamos. Na minha família, trocamos sempre amêndoas. Mas nos últimos anos, passei a oferecer folares, feitos em casa.

A Páscoa é uma quadra festiva que passa pela mesa. Juntamos a família, quase sempre, no domingo de Páscoa, e a tradição é feita com pratos de carne. Normalmente, o borrego ou o cabrito. Mas por que não, colocarmos na mesa de Páscoa, carne de coelho?

O coelho é uma carne de sabor delicado, com pouca gordura e de fácil digestão.

No âmbito da campanha europeia de incentivo ao consumo de carne de coelho, deixo-vos, hoje, uma deliciosa receita de coelho que vai, por certo, ficar bem na vossa mesa de Páscoa!

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Sandes de salmão fumado com queijo creme


Abril chega com novidades boas! Tenho um novo livro - Petiscos do Rio e do Mar - em co-autoria com o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes que chegou, nos últimos dias, às livrarias. Já viram? É um livro de petiscos deliciosos com peixe, de rio e do mar, moluscos e marisco. Espero que gostem.

Nestes dias tenho andado de um lado para o outro. Workshops, showcookings, reuniões, jurada em concursos e a verdade é, que os cozinhados, cá em casa, têm sido poucos. Nestas alturas de mais trabalho, aproveito para dar destino a algumas das coisas que tenho congeladas das minhas pré-preparações, como por exemplo, sopa e carne estufada ou assada.

E como algumas refeições são feitas, a correr, recorro por vezes às saladas e às sandes. Uma das últimas que fiz, cá em casa, foi com salmão fumado e queijo creme. Combinação clássica, mas que adoro!