quarta-feira, 30 de setembro de 2020

10 receitas de carne para as pré-preparações da semana


Quando faço as pré-preparações da semana procuro confeccionar legumes, hidratos, pratos de peixe e de carne, de modo a que durante a semana consiga fazer diferentes conjugações e assim variando as refeições. Nas carnes dou preferência aos assados no forno e aos estufados.

Para quem anda à procura de receitas de carne para as refeições da semana, deixo-vos 10 deliciosas e muito práticas sugestões:

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Borrego guisado com batatas e ervilhas


As manhãs e as noites de Outono começam a ser mais frias. Se por um lado, ainda parece que estamos no Verão, por outro, sabemos que dia após dia, o Outono se instala de vez.

Gosto da mudança do tempo. Gosto de tudo o que cada estação nos traz. Em dias frios começa a apetecer o conforto de um prato de sopa, de um assado no forno ou das comidas de tacho.

Cá em casa, um destes dias fiz um delicioso borrego guisado com batatas e ervilhas. Um prato tão bom para esta altura do ano. Espero que gostem!

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Menu semanal #29



Prepararmos as refeições da família para a semana exige alguma organização e disponibilidade. Se escolhermos um dia da semana e fizermos algumas pré-preparações, depois, nos dias em que temos que cozinhar, torna-se tudo mais fácil.

Para vos inspirar a variar as refeições da semana e terem todos os dias algo especial, deixo-vos mais algumas sugestões de receitas para toda a família. Espero que gostem!



Ver também menu semanal #28.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Frango com molho teriyaki

Esta semana partilhei convosco receitas para as lancheiras da semana. Procurei variar as sugestões de modo a ajudar-vos a pensar e a escolher as receitas a preparar.

E para terminar esta primeira edição de receitas para levar para o trabalho, deixo-vos um peito de frango que se faz num instante e cuja inspiração vem da Ásia.

Espero que gostem!

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Bolonhesa de grão-de-bico



Prepararmos comida para levar para o trabalho exige alguma organização prévia, mas quando entramos no ritmo depois é muito fácil.

Esta prática tem algumas vantagens, nomeadamente:

 - sabermos o que estamos a  comer (confeccção, escolha dos ingredientes, quantidade de sal, gorduras etc.)
- permite-nos poupar dinheiro com a alimentação;
- ficamos descansados com o ter que procurar um local para almoçar, ganhamos independência e até nos sobra mais tempo na hora do almoço;
- é uma forma de cuidarmos de nós e da nossa saúde.

Esta semana tenho vindo a partilhar convosco algumas sugestões de receitas para as lancheiras. Hoje, deixo-vos uma receita sem carne e sem peixe. Espero que gostem.

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Bacalhau salteado com brócolos e açafrão




Levar comida para o trabalho ou preparar as refeições para os mais pequenos levarem para a escola é a preocupação de muitas famílias nesta altura do ano.

Para vos ajudar, esta semana estou a partilhar sugestões de receitas que podem fazer para as marmitas ou para comer em qualquer lugar. Lembrem-se que ter algumas pré-preparações feitas agiliza o processo de levar comida para o trabalho.

Há uns anos atrás, depois de uma viagem aos Estados Unidos e de ver a rotina de alguns amigos, decidi começar a levar comida para o trabalho. Na altura, a grande vantagem, para mim, era que, assim, conseguia comer muito melhor, de forma mais equilibrada, e sabia o que a minha comida continha. Para além disso, foi também uma forma de poupar. Esta dinâmica, no meu local de trabalho, na altura, foi adoptada por outras colegas. E lembro-me que algumas até tinham um mealheiro onde depositavam o dinheiro diário que poupavam.

Levar comida para o trabalho é, cada vez mais, uma escolha. E para quem faz esta opção, deixo-vos mais uma deliciosa e prática sugestão.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Quinoa com legumes salteados e atum



Setembro traz mudanças. Dizemos adeus ao Verão. Recebemos com expectativa os primeiros dias do Outono.

É tempo de regressar ao trabalho e às nossas rotinas habituais. Se adoro ter férias, de sair, viajar, a verdade é que, também, me sabe bem regressar. Há sempre como que um conforto nos regressos.

E para quem regressa ao trabalho, esta semana, partilho algumas sugestões de receitas para as marmitas. Escolhi preparar receitas práticas, saudáveis e com ingredientes que se encontram numa ida ao supermercado. Espero que gostem.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Menu semanal #28



O menu da semana está pensado para vos facilitar a vida. As receitas escolhidas são, de uma maneira geral, práticas e com ingredientes que se encontram facilmente.

Nos menus semanais, há sempre sopas, pratos de carne e de peixe, pelo menos uma opção vegetariana e sobremesas.

Para vos inspirar, deixo-vos mais um menu. Espero que gostem e que seja uma mais valia para a organização das refeições da família.

Ver também menu semanal #27.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Lanches: Sandes de manteiga de amendoim com banana



Lanches para levar é o tema que estou a trabalhar convosco. Durante esta semana, fui partilhando algumas sugestões de lanches práticos, que podem ser para toda a família. Espero que vos ajudem e inspirem.

A pensar no regresso ao trabalho ou à escola, partilho convosco mais um lanche delicioso. Espero que gostem.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Lanche: Sandes de abacate com tomate e ovo



Que lanches fazer para levar para o trabalho? O que preparar para as crianças na escola? O que posso ter em casa, para quando algum dos membros da família precisa de lanchar sem ter que preparar nada? Estas perguntas reflectem muitas das nossas preocupações quando temos que pensar e organizar os lanches da família.

Lanches para levar, é o tema que estou a trabalhar convosco esta semana. Como sabem, de vez em quando, peço-vos a vossa opinião sobre temas que gostariam que eu trabalhasse aqui na minha cozinha. Depois de feito um inquérito na página de Instagram do Cinco Quartos de Laranja, a maioria dos leitores optou pelos lanches. Numa altura de regresso ao trabalho e à escola, é um tema que faz muito sentido nesta altura. Por isso, partilho convosco mais uma sugestão de um lanche prático e delicioso. Espero que gostem!

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Lanches: Iogurte com granola e fruta fresca


Sugestões de lanches e o modo como podemos organizar as lancheiras para levar para o trabalho ou para os mais pequenos é o tema que estou a trabalhar convosco nos próximos dias.

Se para as principais refeições de uma maneira geral, temos sempre ideias, para os lanches, por vezes, acaba por ser mais difícil.

Para vos ajudar, hoje, partilho mais uma sugestão. Esta ideia de prepararmos iogurte com fruta fresca e granola, pode ser servida ao lanche ou até para os pequenos-almoços.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Lanches: Sandes de ovo com queijo e espinafres


Setembro é mês de recomeços. Para muitos, significa o regresso ao trabalho e às rotinas habituais. As escolas já reabriram. Voltamos a organizar de forma mais sistemática as refeições da semana, e os pequenos-almoços e lanches para levar para o trabalho ou para os mais pequenos comerem na escola, começam a ser uma preocupação.

Para começar o dia ou para matar aquela fome que nos desinquieta, as sandes são quase sempre uma boa opção. Partilho convosco uma sandes deliciosa, que pode ser feita para os lanches da família ou para um pequeno-almoço.

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Menu semanal #27


Setembro é um mês de recomeços. As crianças voltam à escola e, nós, recomeçamos as nossas rotinas, divididas entre a casa e o trabalho. Os recomeços exigem sempre um tempo de adaptação. E para quem, agora, recomeça as suas rotinas, deixo-vos mais um menu que espero que sirva de inspiração para a preparação das refeições da semana.

Ver também menu semanal #26.

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Menu semanal #26


Organizar e planear as refeições da semana é uma das maneiras que encontrei para poupar tempo na cozinha e de comer, de forma, mais equilibrada. Quantas vezes, chegamos a casa tarde e, sem uma estratégia definida, acabamos por fazer opções menos saudáveis. Para vos ajudar a pensar nas refeições da semana, deixo-vos mais um menu:

Ver também menu semanal #25.