segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Salmão no forno com crosta de queijo


Ler livros é uma paixão. Desde que me lembro que sempre gostei de ler, principalmente romances. Fazia e continuo a fazer listas do livros que vou lendo. Defino metas de leitura por ano. É uma mania como qualquer outra. Desde que comecei o Cinco Quartos de Laranja que as minhas leituras têm sofrido algumas alterações. A par dos romances, livros de poesia, vou também lendo obras dedicados à história da alimentação ou em que o tema se relacione com comida.

Outubro tem sido um mês de leituras em que os sabores são o principal ingrediente. Comecei este mês por ler Delancey: A Man, a Woman, a Restaurant, a Marriage da conhecida blogger americana Molly Wizenberg, de quem aprecio imenso o trabalho. O livro relata a experiência de Molly e do marido Brandon Pettit, quando este decidiu abrir um restaurante passados poucos meses de estarem casados. Molly fala-nos dos seus sonhos, da vontade de construir uma vida a dois e do que é pensar num negócio, neste caso uma pizzaria. Inicialmente vê-se confrontada com algo que não tinha desejado, mas o entusiasmo de Brandon, a persistência que demonstrou para conseguir colocar o seu projecto a funcionar, acabam por fazê-la encontrar um equilíbrio. Molly escreve de forma deliciosa. Para mim foi um prazer acompanhá-los nesta aventura.

Li também, Doces da Nossa Vida de Virgílio Nogueiro Gomes, para mim uma das grandes referências portuguesas em termos de história da alimentação. Este é um livro que nos transporta ao que de melhor temos na nossa doçaria, tanto popular como conventual. Para além das receitas, Virgílio conta-nos a história de muitos dos doces que marcam a nossa vida. Este livro é uma referência para quem se interessa sobre a cozinha tradicional portuguesa, e a doçaria em particular.

Maria de Lourdes Modesto publicou este mês Sabores com Histórias, um livro com receitas e vários textos sobre alimentos. Há uns anos li da autora, Palavra Puxa Receita, e assim que vi o seu novo livro à venda, com crónicas não resisti. A autora fala-nos sobre como escolher o azeite a usar, observa a atitude de alguns chefs da nossa praça sobre por exemplo o nome dos pratos no menu e relembra sempre a importância de preservar a cozinha tradicional portuguesa, que é importante inovar, mas com sabedoria. Maria de Lourdes Modesto é uma das minhas referências da cozinha portuguesa.

Da pucarinha de barro ao restaurante de luxo - reflexões gastronómicas de Maria Antónia Goes, é um dos livros que marca também as leituras de Outubro. Como o título indica, a autora apresenta um conjunto de crónicas sobre os mais diversos assuntos, desde as mesas dos reis, ao uso do garfo, passando pela utilização das ervas na cozinha popular, a importância do pão na alimentação de outros tempos, apresenta-nos algumas celebridades que deram nomes a pratos e até de restaurantes de luxo. O livro tem ao longo das crónicas várias receitas. Uma das iguarias apresentadas, que tal como a autora, não tenho grandes esperanças de vir a provar é o ortolan. Nunca tinha ouvido falar, mas pela descrição fiquei curiosa. « O ortolan é um passarinho lendário. Minúsculo, mas que uma vez metido numa gaiola e cevado, fica atafulhado em gordura. Tem fama de ter a mais deliciosa carne, gorda e fina, de perfume potente, aliada à textura tenra dos ossos que se podem comer como quem come jaquinzinhos fritos, salvo as devidas distâncias. Em França, quando se quer nomear um prato muito bom ou muito requintado, um manjar dos deuses, fala-se em ortolan », pág. 107. Este é um livro para quem gosta de saber um pouco mais sobre história da alimentação.

Como não posso experimentar o ortolan, rendo-me aos encantos de um lombo de salmão, que me soube às mil maravilhas.



Salmão no forno com crosta de queijo

Ingredientes:
2 postas do lombo de salmão
3 colheres de sopa de queijo ralado (mozzarella e Emmental)
2 colheres de sopa de cebolinho picado
1 colher de sopa de pão ralado
1 colher de sopa de tomate seco em flocos
1/2 colher de chá de alho em pó
0,5 dl de azeite
1 lima
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Numa taça misturar o queijo com o cebolinho, o pão ralado, o tomate, o alho, o azeite e sal e pimenta-preta a gosto.

2. Passar os lombos de salmão por papel absorvente de modo a diminuir a quantidade de água na sua superfície.

3. Colocar a mistura de queijo por cima das postas de salmão.

4. Colocar o salmão num recipiente de forno, com um fiozinho de azeite por baixo. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 10 minutos.

5. Ao servir, regar com um pouco de sumo de lima. Acompanhar o salmão com legumes cozidos.



Outras receitas de salmão com crosta:
- Salmão com crosta de amêndoa, queijo e coentros;
- Salmão em crosta aromática;
- Salmão em crosta de azeitona preta e amêndoa.

12 comentários :

Ana Filipa Costa disse...

Adorei a sugestão e a apresentação!
Ficou mesmo com um aspeto delicioso.

Beijinhos*
http://petiscana.blogspot.pt/

Amanda Fernandes disse...

Parece sensacional!!! Parabéns.

Ruth Miranda disse...

Que bom aspecto tem este salmão, até fiquei a salivar!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

La DIVA disse...

Parece muito bom mesmo.

www.adivaportuguesa.blogs.sapo.pt

Evanir disse...

Hoje estou passando somente para matar as saudades,
e marcar minha presença.
Sem duvidas levo no coração sua postagem.
Só assim valerá a pena minha presença aqui.
Um feliz continuar de semana .
Beijos..Evanir.

Laranjinha disse...

Ana,
cá em casa uso muito salmão. Preparo uma refeição rapidamente.
Obrigada.
Um beijinho

Laranjinha disse...

Amanda,

obrigada. Cá em casa adoramos salmão e assim resulta muito bem.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Miranda,

obrigada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

La Diva,

cá em casa gostamos muito da crosta. Com o queijo, fica muito boa.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Evanir,

muito obrigada pela visita. Deixou-me muito contente.
Espero que volte.
Um beijinho.

Senta-te e Prova disse...

Aqui está um óptima sugestão. Parece-lhe bem utilizar pimentão doce em vez do tomate seco em flocos, na ausência deste ingrediente?

Laura Carvalho disse...

Eu fiz e ficou divino, e caramba é simples, nem sou uma cozinheira de mão cheia, mas esse salmão ficou digno de MasterChef hahaha deixei a dica lá pro pessoal do dicas para casamento para as recém casadas. Porque eu acabei de casar e essas receitas simples e fácil salvam meu dia e fico as vezes até com cara de que sou muito boa na cozinha, haha
Beijinhos...