Setembro foi um mês grande e doce. Um mês cheio de coisas boas. Conheci novos restaurante e visitei outros de que gosto muito. Um dos a que voltei foi ao To.B, um restaurante na zona do Chiado com hambúrgueres feitos com carne dos Açores. Fui até lá no dia em que festejou um ano de existência e tive a possibilidade de provar um novo hambúrguer, com cogumelos, a entrar brevemente na carta.
Passei pelo hotel Ritz Four Seasons para um jantar organizado pelo Lidl para apresentação de vinhos franceses à venda nas suas lojas. A prova de vinhos foi apresentada pelo enólogo Paulo Laureano. Provar vinhos para mim é sempre uma experiência muito especial, transforma-se numa viagem maravilhosa em busca de memórias e associações "olfacto-gustativas". Os vinhos apresentados, à venda a partir de dia 2 de Outubro de 2014, de várias regiões francesas entre elas a conhecida região de Bordéus, revelaram-se uma boa surpresa, não apenas em termos de qualidade, mas nos preços, que oscilam entre os 2,79 e os 9,99 euros. Desta noite, destaco um vinho espumante, Créamont de Bordeaux AOC Baron Louis Felix, que servido com uma salada de polvo marinada com citrinos ajudou a acentuar os sabores frescos do prato. Entre brancos e tintos, na maioria das vezes a minha escolha vai para os tintos. E deste jantar destaco os tintos Côtes du Rhône Fruité 2013 e Bordeaux Saint-Emilion Grand Cru AOP Chateau vieux Labarthe 2011, vinhos com notas e aromas a frutos e especiarias, que caem bem, na minha opinião, com pratos de carne ou de bacalhau.
Hoje damos as boas-vindas a Outubro. Por Lisboa, já se começa a sentir o cheiro a castanha assada. Este mês traz-nos a chuva e o frio. Na cozinha, nasce a vontade de preparar pratos de forno e sopas reconfortantes. Cada mês é um desafio, uma folha em branco à espera de aventuras. A pouco e pouco, vou marcando na agenda novos trabalhos, workshops e as datas para entrega de textos e receitas. Espero que este mês seja doce. E doce é muitas vezes sinal de sobremesa. Por isso, hoje deixo-vos uma receita docinha, que me traz sempre memórias felizes à volta da mesa.
Leite-creme
( in Cozinha Tradicional Portuguesa de Maria de Lourdes Modesto )
Ingredientes:
5 dl de leite gordo
80 g de açúcar
4 a 5 gemas
25 g de farinha de trigo
1 casca de limão
100 g de açúcar para queimar
1. Bater as gemas com o açúcar e a farinha até obter uma mistura homogénea e fofa.
2. Regar a massa com o leite fervido com a casca de limão. Mexer muito bem.
3. Levar a mistura a cozer ao lume até espessar um pouco.
4. Coloca-se o preparado numa taça ou taças. Deixar arrefecer.
5. Na altura de servir, polvilhar com o açúcar e queimar com o ferro quente.
18 comentários :
Ficou com uma cor linda, imagino o aroma e sabor!
Beijinho!
Cláudia L.
Eu sou doida por chocolate e, nessa medida, seria lógico que a minha sobremesa favorita fosse qualquer uma que contivesse este maravilhoso ingrediente, e no entanto, surpreendentemente, esse campo é preenchido pelo leite-creme! Adoro! E o teu ficou belíssimo, dá vontade de pegar numa colher e mergulhar nessas tacinhas. :)
Que lindo ficou este leite-creme! Deve estar divinal :)
Beijinhos*
http://petiscana.blogspot.pt/
Tem um aspecto soberbo! Nunca experimentei fazer leite creme mas tenho-o já planeado há algum tempo. Talvez seja desta ;-)
Cláudia,
fica com um sabor fresco a limão muito bom.
Aconselho a experimentar.
Um beijinho.
Sunflower,
compreendo-te perfeitamente. Um bom leite-creme é delicioso.
Um beijinho.
Ana,
obrigada.
Esta receita dá para quatro doses e desapareceram num instante!
Um beijinho.
Susana,
obrigada.
Um beijinho.
Senta-te e Prova,
experimenta esta receita. Faz-se num instante e fica muito bom.
Um beijinho.
Céus, gosto tanto mas tantoooo de leite creme!!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Nossa que lindo! Deve ficar muito bom!!!
Parabéns por teres trazido de novo uma receita da Maria de Lurdes Modesto, a quem muito prezo e que tenho pena de não conhecer.
Esta receita de Leite Creme é de 5 estrelas e o segredo é mesmo a farinha de trigo sem fermento. Faz toda a diferença! A maioria das pessoas usa amido de milho ou maizena e não sabe o que perde.
No Meu Estaminé, na secção de Natal tenho a receita que faço habitualmente e que é do livro Receitas Escolhidas, da mesma autora. Cá em casa, adoramos. Obrigada pela partilha. Bjs. Bombom
Miranda,
e esta receita resulta muito bem.
Um beijinho.
MarolacomCarambola,
obrigada. Aconselho a experimentar.
Um beijinho.
Querida Bombom,
de vez em quando gosto de revisitar a cozinha tradicional portuguesa. Temos tanta coisa boa!
Um beijinho.
Vou fazer agora. Espero que fique tão lindo como o seu.
OLá! Estou a fazer esta receita, creio só ter feito uma vez na vida leite-creme e gostava de saber quanto tempo mexo ao lume? Obrigada! Adoro o blog! Super fiel!
Eva, ir mexendo e retirar do lume quando começar a engrossar.
Enviar um comentário