segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Creme de brócolos com canónigos


O que é comer bem? A alimentação é tão importante para o nosso bem estar físico, social e emocional, que responder a esta questão, aparentemente simples, se revela bastante complexo. Uma das obras, a que recorro regularmente, sobre este tema, é o livro Comer Bem é o Melhor Remédio de Alexandra Bento. A autora tem uma posição sobre a comida e sobre o modo como nos deveremos orientar, com a qual me identifico.

Há princípios, que de uma maneira geral, todos sabemos e que devem reger as nossas escolhas em termos alimentares. Deveríamos reduzir o consumo de açúcar. Reduzir o consumo de sal e de gorduras más. Optar por comer comida de verdade, carne, peixe, fruta, leguminosas, hortaliças, pão. Evitar as comidas processadas. Mas na prática, na correria dos dias, como é que podemos comer bem? Que escolhas devemos fazer para conseguirmos comer bem?

Um dos primeiros passos a dar, no sentido de fazermos uma alimentação equilibrada, está associado à organização e a seguir é cozinharmos em casa, fazendo, por exemplo, pré-preparações. Podem achar estranho, mas a organização está associada ao comprometimento. Se queremos comer bem, temos que nos envolver nessa tomada de decisão e, em casa, cozinhar. Ao cozinharmos somos nós que fazemos as escolhas.

Façam refeições variadas. Comer sempre o mesmo, não nos traz nem saúde nem felicidade. Variar a carne e o peixe. Aumentem a quantidade de legumes servidos às refeições. Batatas fritas e arroz, são acompanhamentos que fazem muita gente feliz, mas há outros igualmente interessantes.

Comer, um pouco de tudo, com equilíbrio e moderação, é quase sempre uma boa opção. No entanto, a sopa é uma das preparações que deve fazer parte dos menus de quem quer comer bem. Façam sopa, podem até fazer em quantidade e congelar em doses. Faço sopa todas as semanas, por vezes, até mais do que uma vez. E claro, tentamos também variar as nossas sopas.


Creme de brócolos com canónigos

Ingredientes para 4 pessoas:
350 g de brócolos
2 batatas
1 cebola
1 chuchu
1,2 l de caldo de legumes (ou água)
85 g de canónigos
50 ml de azeite
Sal q.b.


1. Cortar os brócolos para uma panela. Adicionar as batatas, a cebola e o chuchu também cortados em pedaços.

2. Temperar com sal. Regar com a água ou o caldo e levar ao lume.

3. Depois dos legumes cozidos, adicionar os canónigos. Assim que estiverem cozidos, desligar o lume, triturar a mistura com a varinha mágica até obter um creme.

4. Adicionar o azeite e mexer.

2 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

E com este frio e chuva, já sabe bem um cremezinho assim,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Os meus momentos favoritos disse...

Já começa a apetecer.
Boa semana.