sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Quiche de camarão com espargos


Há receitas que são sempre tão práticas e que se fazem nas mais diversas alturas, seja para uma festa, seja para uma refeição rápida ou para levar para o trabalho. Por vezes, servem até para darmos destino a algumas sobras.

Uma das receitas que resulta bem para as mais variadas ocasiões são as quiches. Sabem bem mornas ou frias. Nos dias em que queremos fazer uma refeição rápida, podem ser um excelente acompanhamento para, por exemplo, uma sopa. Tornam-se uma deliciosa refeição servidas com uma generosa salada mista. São óptimas para petiscar a meio da tarde. Uma fatia de quiche sabe sempre tão bem!

Quando a Parmalat me desafiou a preparar uma receita com a sua Nata com Sabores do Mar, decidi fazer uma quiche. Aproveitei umas sobras de camarão cozido que tinha, juntei-lhe uns espargos e o resultado foi uma tarte, deliciosa, que nos faz viajar pelos sabores do mar.


Quiche de camarão com espargos

Ingredientes para 6 pessoas:
2 chalotas
15 g de manteiga
11 espargos verdes
200 ml de Nata com Sabores do Mar Parmalat
225 g de camarão cozido (sem a casca)
3 ovos
100 g de queijo creme
1 colher de sopa de salsa picada
50 g de queijo mozzarella ralado
Sal e pimenta-branca q.b.

Ingredientes para a massa:
200 g de farinha de trigo
100 g de manteiga sem sal
30 g de água
Sal q.b.


1. Para a massa, colocar a farinha numa taça, adicionar a manteiga e uma pitada de sal. Trabalhar a mistura de modo a obter uma espécie de areia grossa. Adicionar a água e envolver até obter uma massa uniforme. Envolver em película aderente e reservar.

2. Picar as chalotas. Picar grosseiramente o camarão. Arranjar e picar os espargos, reservando as pontas para a decoração da tarte.

3. Forrar uma tarteira de 25 cm de diâmetro com a massa. Encher a tarte com bolas de cerâmica, para que ao cozer não empole. Levar ao forno pré-aquecido a 230ºC durante 15 minutos. Retirar o recheio de bolas e levar ao forno, a 200ºC, durante mais 5 minutos. Reservar.

4. Levar uma frigideira ao lume com a manteiga. Assim que derreter, adicionar as chalotas picadas. Deixar frigir um pouco. Adicionar os espargos cortados e deixar cozinhar, mexendo.

5. Juntar o camarão. Temperar com sal e pimenta a gosto. Mexer. Retirar do lume e adicionar a salsa picada.

6. Com uma vara de arames, bater os ovos com a Nata com Sabores do Mar Parmalat e o queijo creme.

7. Juntar o preparado de camarão à mistura de ovos e rechear a tarte.

8. Polvilhar o recheio com o queijo mozzarella ralado e decorar com as pontas dos espargos.

9. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos. Antes de retirar, verificar a cozedura com um palito.

10. Deixar arrefecer um pouco e servir.


Para esta tarte, caso não queiram fazer a massa, podem usar uma embalagem de massa quebrada de compra. Por norma, as quiches são feitas com natas e leite, mas por vezes, gosto de usar, em vez do leite, queijo creme.

Sem comentários :