segunda-feira, 31 de maio de 2021

Menu semanal #63

Tudo o que nos facilite a vida é muito bem-vindo. Se conseguirmos planear e organizar as refeições da semana, vamos ter, por certo, a vida facilitada. Iremos também reduzir as situações de stress, quando chega o momento de colocarmos as refeições para a família, na mesa.

Para vos ajudar, deixo-vos, mais um menu, com sugestões práticas. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #62.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

10 receitas com ovo para o pequeno-almoço

Os ovos são estrelas VIP na mesa dos pequenos-almoços. São uma excelente fonte de proteína, são baratos e muito versáteis. Podemos fazer ovos cozidos, fritos, escalfados. Podemos fazer omeletes. Podemos fazer ovos no forno.

Os ovos vão bem com tudo, desde o pão aos legumes!

Para vos inspirar a colocar ovos na mesa do pequeno-almoço, deixo-vos as seguintes dez sugestões.

10 receitas com ovo para o pequeno-almoço

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Borrego guisado com tomate e batatas

Os pratos de borrego são sempre bem-vindos cá em casa, talvez porque sempre foram muito apreciados em casa dos meus pais.

Carne de borrego assada no forno ou estufada, resulta sempre muito bem. No Verão, adoramos borrego grelhado, principalmente as costeletas. É tão bom!

Mas antes de inaugurarmos aqui no blogue a época dos grelhados, deixo-vos um delicioso borrego guisado com tomate e batatas. Um prato tão simples mas tão bom!

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Barra de iogurte congelado com morangos

Os dias quentes começam a pedir snacks frescos e deliciosos. Uma das coisas que adoro ter no congelador, nesta altura do ano, é barras de iogurte congelado. Quando está muito calor, lá dou por mim, a abrir o congelador e a tirar um pedaço de iogurte congelado. Sabe tão bem! Parece gelado e é tão fácil de fazer!

Para estas barras, recomendo que usem iogurte grego, tem menos água, o que para congelar é um pormenor importante. Podem optar por iogurte grego já açúcarado ou podem usar iogurte natural e adoçar ao vosso gosto, com mel ou outro adoçante que costumem usar.

Para os toppings, gosto de usar fruta fresca, como morangos e mirtilos. Gosto também de juntar pepitas de chocolate. Depois de congelado, fica tão bom!

Esta é daquelas receitas que até podem fazer com os mais pequenos. Vão adorar!

terça-feira, 25 de maio de 2021

Granola na frigideira

Em Directo da Minha Cozinha é uma rubrica que tem lugar aos domingos de manhã no Instagram do Cinco Quartos de Laranja. Estes directos ficam gravados na IGTV, caso queiram consultar.

Os temas que trabalho nestes directos são escolhidos pela comunidade de leitores do blogue, através de votação, também no Instagram.

Ao longo das várias semanas, os temas foram variando, desde papas de aveia no tacho, papas de aveia no forno, papas de aveia frias, como fazer pudim de chia, tostas de batata-doce, como fazer panquecas, como fazer noodles de legumes, wraps, wraps da moda, receitas com morangos, quesadillas e, uma receita muito pedida, foi a da granola na frigideira. Para além de ter feito no directo, deixo-vos a receita escrita. Cá em casa, esta granola faz sempre, muito sucesso!

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Menu semanal #62

A organização é um dos segredos do sucesso de quem faz pré-preparações para as refeições da semana. E para vos ajudar a pensar e a escolher que receitas preparar, deixo-vos mais um menu. Espero que gostem das sugestões!


Ver também menu semanal #61.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

10 sopas para as pré-preparações das refeições da semana

Na passada quarta-feira, no âmbito da iniciativa SOS Cozinha houve directo, no Instagram do Cinco Quartos de Laranja sobre como organizar e planear as refeições da semana, onde partilhei a minha experiência e algumas dicas para quem quer começar a adoptar esta técnica em casa.

As leituras fazem parte dos meus dias e procuro sempre aprender mais. Comecei a ler o livro Eu Decido Cozinhar para Toda a Semana de Sandra Thomann. Fica a sugestão para quem queira saber mais sobre este tema. É um livro com dicas, menus, listas de compras e muitas receitas.

Para vos inspirar e ajudar a preparar as refeições da semana deixo-vos 10 receitas de sopas. A sopa é uma das preparações que procuro fazer todas as semanas.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Tábua para um brunch de domingo

O brunch é um conceito que junta o pequeno-almoço e o almoço na mesma refeição e é, normalmente, servido no final da manhã ou no início da tarde. Por ser muito prático, torna-se uma excelente sugestão para quando queremos fazer uma refeição, em família, aos domingos.

Os domingos são dias em que, normalmente, abrandamos o ritmo, em que a família muitas vezes acorda tarde, em que nem sempre temos disponibilidade emocional para ir para a cozinha. Nestes dias, fazer uma tábua para um brunch pode ser uma excelente ideia, pois podemos juntar preparações que combinam com um almoço leve e ao mesmo tempo com um pequeno-almoço prático, mas sem perder a sofisticação.

A sugestão que partilho convosco exige poucas preparações. Basta fazerem panquecas e cozerem ovos, que podem até preparar de véspera, se preferirem. Depois vejam o que têm no frigorífico e despensa. Arranjem uma tábua com o formato e o tamanho que gostarem e que permita colocar variedade de ingredientes de modo a criar a ideia de fartura. Coloquem os ingredientes na tábua de forma apelativa e levem para a mesa. A família vai adorar!

terça-feira, 18 de maio de 2021

Couve-flor gratinada

Como podemos evitar o desperdício de comida, diariamente, nas nossas casas? - esta é uma questão que tantas vezes fazemos.

Aqui no blogue e no Instagram do Cinco Quartos de Laranja tenho partilhado várias ideias e dicas sobre como podemos rentabilizar as nossas compras e, principalmente, a nossa comida de maneira a reduzirmos o desperdício nas nossas cozinhas.

Para evitar o desperdício, há que dar destino às sobras. Deixo-vos, hoje, uma receita para aproveitarem sobras de couve-flor cozida. Espero que gostem. Fica tão bom!

Massa com camarão e molho cremoso de tomate

« Durante muito tempo o homem poder-se-ia ter contentado em alimentar-se de papas e massas cozidas, mas, diz o ditado italiano, como era inteligente, o homem, inventou o pão, e para além disso, como era um artista, criou o macarrão », diz-nos Alain Ducasse, no seu livro De A a Z Um Dicionário Amoroso da Cozinha Francesa.

Adoro pratos de massa. Adoro o conforto que me trazem. Adoro a felicidade que me fazem sentir.

Numa ida ao supermercado encontramos uma enorme variedade de massas secas, que podemos usar em receitas rápidas ou mais elaboradas, dependendo da nossa disponibilidade. Cá em casa, os pratos de massa são sempre sedutores e muito bem recebidos, assim, que chegam à mesa. Partilho, hoje, convosco uma deliciosa receita de massa para confeccionarem para a família. Fica tão bom!

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Menu semanal #61

Planear e preparar as refeições da semana, ajuda-nos a poupar tempo, a rentabilizar a nossa comida, a evitar o desperdício e a comer de forma mais equilibrada. São muitas as vantagens e basta apenas um pouco de organização!

Não queiram fazer tudo num dia! Por exemplo, às quintas-feiras façam as vossas listas de compras, definindo, previamente o que irão cozinhar. Antes de irem às compras, vejam o que têm na despensa, congelador e frigorífico, pois podem ter já alguns dos ingredientes e, por isso, não ser necessário comprar. Na sexta-feira, fazem as compras. No sábado, fazem algumas pré-preparações, como lavar e cortar legumes. No domingo, reservam duas horas e, cozinham para a semana.

Para vos ajudar a preparar as refeições da semana, deixo-vos mais um menu cheio de receitas práticas e deliciosas. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #60.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Sandes de fiambre de frango com abacate e ovo estrelado

Os dias bonitos convidam a refeições mais leves e frescas, começando até pelo pequeno-almoço. Sabem que adoro variar os meus pequenos-almoços e tento começar o dia com comida colorida e nutritiva.

Um dos ingredientes que gosto de ter, cá em casa, para os meus pequenos-almoços ou, lanches, é o fiambre de aves, nomeadamente de peru ou de frango da Izidoro, uma marca 100% portuguesa. O fiambre de peito de frango encontra-se, agora, à venda com menos 25% de teor de sal.

Os fiambres de peito de peru e de frango da Izidoro são feitos apenas com carne do peito destas aves. E são fumados de forma natural, com o fumo da lenha, factores que tornam estes fiambres mais saborosos.

Os pequenos-almoços não têm que ser complicados. Tudo aquilo que nos facilite a vida é muito bem-vindo. Para estes dias de regresso às rotinas, com as crianças na escola, deixo-vos uma deliciosa sugestão para a primeira refeição do dia. Podem, também, cofeccionar esta sandes para os pequenos-almoços de domingo, para toda a família. Gostam da sugestão?

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Salmão com tomate cereja no forno

No final do mês passado, participei num workshop a convite do Alaska Seafood, onde trabalhámos o bacalhau fresco e o salmão selvagem. Foi uma experiência que adorei.

Se o bacalhau era maravilhoso, o salmão superou as expectativas. Um produto de excelência.

O salmão selvagem tem uma cor diferente do de aquacultura e, a carne é mais firme e menos gorda. Para partilhar com a família, decidi preparar, cá em casa, salmão selvagem para um delicioso almoço. Soube tão bem!

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Pasta ou manteiga de coco

O que é pasta ou manteiga de coco?

É uma pasta feita com coco ralado e que podemos usar para barrar no pão, para juntar a uma sobremesa, a batidos ou para servir com as papas de aveia ou com iogurte e granola ao pequeno-almoço. Fica muito saborosa.

Esta pasta encontra-se à venda nos supermercados, normalmente ao lado das manteigas de frutos secos, como a de amendoim ou a de amêndoa. Mas podemos também fazê-la em casa. O processo é idêntico ao das pastas de frutos secos e o segredo é termos um bom processador.

A pasta ou manteiga de coco pode ser guardada à temperatura ambiente, no entanto, irá solidificar. Caso queiram que fique líquida, basta aquecer ligeiramente no microondas. Se for necessário juntem um pouco de óleo de coco. Também poderá separar-se em duas camadas, uma de coco e outra de óleo, que tende a subir. Se isto acontecer, é só misturar bem.

Vamos fazer manteiga de coco?

terça-feira, 11 de maio de 2021

Granola de coco com amêndoa e nozes

A granola é dos ingredientes que gosto de ter, cá em casa, principalmente para os pequenos-almoços ou lanches.

Costumo fazer e, depois, guardo num frasco e vamos usando. Pode ser consumida com iogurte e frutas frescas, podemos juntá-la a uma banana ou a uma maçã com manteiga de amendoim ou outra pasta de frutos secos. Podemos servi-la com os pudins de chia ou até usá-la para polvilhar uma salada. Adoro granola!

A última que fiz, cá em casa, foi de coco com amêndoa e nozes. Deixo-vos, hoje, a receita. Espero que gostem.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Menu semanal #60

Para vos ajudar a organizar e a preparar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu, cheio de sugestões práticas para toda a família.


Ver também menu semanal #59.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Arroz de polvo

Aos poucos, tentamos voltar às nossas rotinas, os dias bonitos de Primavera têm ajudado. Este mês de Maio, se tudo correr bem, regresso aos workshops no Porto. Já se inscreveram? Vai ser tão bom podermos estar juntos novamente!

Voltei, também a a dinamizar os directos na minha cozinha através do Instagram do Cinco Quartos de Laranja. Para quem quer acompanhar, lembro que os directos são aos Domingos, às 10h da manhã e, os temas vão variando. Nestes directos, cozinho convosco. Depois, às quartas-feiras, temos SOS Cozinha - Maratona de directos com temas relacionados com cozinha e alimentação. Tomem nota:

- 5 de Maio, às 21h30 - Utensílios básicos de cozinha;
- 12 de Maio, as 21h30 - Conservação dos alimentos no frigorífico;
- 19 de Maio, às 21h30 - Planear e organizar as refeiçoes da semana;
- 26 de Maio, às 21h30 - Isabel - Que facas escolher?

Nas minhas pré-preparações, faço, por vezes, polvo cozido. Quando cozo o polvo, guardo o caldo e congelo em caixas separadas. Um destes dias, para dar destino ao polvo cozido e ao seu caldo, decidi fazer este delicioso arroz. Espero que gostem!

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Lombinho de porco enrolado com bacon no forno

Vamos variar a nossa alimentação?

Este, é um dos meus lemas, não comer sempre a mesma coisa, nem da mesma forma. Comer é um prazer e fazermos sempre os mesmos pratos ou confecionarmos determinado ingrediente, da mesma maneira, não se torna assim tão interessante para quem gosta de fazer uma alimentação equilibrada.

No dia-a-dia, procuro ter sempre sopa feita e vou intercalando pratos de peixe, com pratos de carne e com uma ou outra receita vegetariana ou de aproveitamentos.

Para irmos variando o modo como preparo os pratos de carne, um destes dias, decidi fazer lombinho de porco enrolado com bacon no forno. Resultou tão bem! Pode até ser uma opção para recebemos visitas em casa ou queremos impressionar a família. Espero que gostem!

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Wraps de salmão com espinafres

Há alturas em que temos tempo e disposição para estar na cozinha e, nesses momentos, procuramos fazer pratos elaborados, com vários ingredientes e técnicas mais complexas. Mas quando não temos tempo ou disposição, a situação muda.

Como podemos preparar uma refeição rápida ou uma entrada deliciosa para servir num dia de festa com amigos, sem que percamos muito tempo na cozinha? Para estes dias, deixo-vos uma sugestão muito prática e cheia de sabor, wraps de salmão com espinafres.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Omelete crocante com queijo e sementes

Variar os pequenos-almoços é uma alegria. É daquelas coisas que nos ajudam a começar o dia de forma feliz, com mais energia.

Durante anos, os meus pequenos-almoços foram sempre a mesma coisa. Pão com queijo ou queijo e fiambre, torradas e leite com chocolate ou com cevada. Era uma maneira reconfortante de começar o dia. Ao acordar, já sabia o que ia comer. Era sempre, mais ou menos, a mesma coisa.

Mas desde que mudei a minha alimentação que variar os pequenos-almoços quase que se tornou um estilo de vida. E se no início pode parecer estranho, agora, variar é a normalidade.

Cá em casa, adoramos ovos ao pequeno-almoço. São muito práticos até para fazermos refeições rápidas. A sugestão de hoje, para vos ajudar a variar os pequenos-almoços, é uma omelete crocante com queijo e sementes. Gostam da sugestão?

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Menu semanal #59

Planearmos as refeições da semana, é uma forma de nos organizarmos e que nos possibilita poupar tempo no momento de cozinhar. Ajuda-nos também a rentabilizar a nossa comida.

Para vos ajudar a pensar e a escolher o que preparar para as refeições da semana, deixo-vos mais uma sugestão de menu. Para sobremesa, esta semana, escolhi fruta. Espero que gostem!


Ver também menu semanal #58.