A carne de coelho sempre foi apreciada na minha casa. Do que me lembro, a carne de coelho fez sempre parte de muitas das refeições feitas em casa dos meus pais. E desses tempos, guardo na memória o sabor delicioso do arroz de coelho que a minha mãe fazia e que toda a gente adorava. A carne ficava em vinha d'alhos, de um dia para o outro. Na momento de servir, a minha mãe escolhia-me, para o prato, sempre os pedaços da perna. As mães mimam-nos tanto! E a comida, é tantas vezes, uma manifestação de amor.
Procuro variar a minha alimentação e, por isso, tento ir alternando as carnes que se cozinham, cá em casa. Recentemente, apareceu à venda carne de coelho picada. Usei-a num dos meus workshops. E gostámos tanto que passei a procurar, também, tê-la em casa. Com a carne picada, um destes dias, decidi fazer uma bolonhesa de coelho. E ficou tão boa! O coelho é uma carne magra, deliciosa, e tão versátil.
Carne de coelho à bolonhesa
Ingredientes para 6 pessoas:
500 g de carne de coelho picada
50 ml de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
400 g de tomate pelado
150 g de polpa de tomate
1 cenoura
1 talo de aipo
1 colher de chá de pimentão-doce
25 g de bacon
50 g de chouriço
200 ml de vinho tinto
Sal e pimenta-preta q.b.
1. Levar um tacho ao lume com o azeite, a cebola picada e a folha de louro. Deixar frigir um pouco. Adicionar os dentes de alho e cozinhar mais um pouco, mexendo.
2. Adicionar o tomate pelado picado, a polpa de tomate, a cenoura e o aipo cortados em pequenos cubos, o pimentão-doce, o bacon e o chouriço picados, a carne de coelho, sal, pimenta e o vinho tinto. Mexer.
3. Tapar o tacho e deixar cozinhar em lume brando, durante cerca de 30 minutos,ou até os legumes estarem macios e o molho apurado.
2 comentários :
Nunca comi carne de coelho picada, mas parece-me bem! Bjinhos :)
Anjo-de-Mel,
agora já se encontra à venda.
Um beijinho.
Enviar um comentário