segunda-feira, 17 de junho de 2019

Sopa de abóbora assada com couve-flor


Abóbora assada é uma das coisas que faço, muitas vezes, nas pré-preparações para as refeições da semana. Costumo assar as abóboras butternut ou manteiga, inteiras. E depois vou usando. Quem acompanha o Instagram do Cinco Quartos de Laranja, já deve ter visto.

Uma das coisas que muitas vezes me perguntam é, o que é que eu faço, depois, com a abóbora assada?

Faço puré, para acompanhar uma carne estufada. Uso-a em panquecas ou waffles, ou até para fazer pão. Gosto de a usar em gratinados e na sopa. A abóbora assada fica com um sabor mais caramelizado e na sopa resulta muito bem. Por isso, deixo-vos, hoje, a sopa que fiz no fim-de-semana para dar destino a uma abóbora assada que tinha das pré-preparações que fiz para as refeições da semana.


Sopa de abóbora assada com couve-flor

Ingredientes para 6 pessoas:
550 g de abóbora assada (limpa, pesada sem a casca)
1 cebola
150 g de alho-francês
725 g de couve-flor
1,350 L de água
Sal q.b.
50 ml de azeite
Cebolinho picado q.b. para servir


1. Colocar numa panela a abóbora assada, a cebola, o alho-francês, a couve-flor cortada, o sal e a água. Levar ao lume.

2. Assim que os legumes estiverem cozidos, triturar com a varinha mágica.Verificar a consistência, caso queiram mais líquida, acrescentar água quente e deixar levantar fervura.

3. Adicionar o azeite e mexer.

4. Servir com cebolinho picado.


Por vezes, gosto de servir esta sopa com uma pitada de pimenta-de-caiena. Mas podem sempre servi-la também com queijo parmesão ralado, amêndoas laminadas tostadas ou com uma colher de pesto.

2 comentários :