segunda-feira, 3 de junho de 2019

Coelho estufado com vinho tinto


Junho chegou com dias de sol e muito calor. Cá por casa, já se começa a pensar nas férias e nas idas à praia. Mas antes, ainda há coisas por fazer. Relembro que vou estar nos dias 10 e 13 deste mês, na Feira do Livro de Lisboa com o meu querido amigo Virgílio Nogueiro Gomes, às 17h para sessões de autógrafos. Marquem na agenda e passem por lá, para falarmos de livros, leituras, de comida boa e de outras coisas boas da vida. Com companhia, tudo é mais fácil.

Os dias de calor convidam a juntar mais vezes a aqueles de quem gostamos à volta da mesa. Deixo-vos, hoje, uma deliciosa receita de coelho estufado com vinho tinto para partilharem com a família num almoço de domingo.


Coelho estufado com vinho tinto

Ingredientes para 4 pessoas:
1, 300 kg de coelho partido em pedaços
4 dentes de alho esmagados ou picados
300 ml de vinho tinto
1 cebola picada
1 folha de louro
50 ml de azeite
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de ervas finas secas
1 colher de chá de sálvia seca ou em pó
Sal e pimenta-preta q.b.
Salsa fresca picada q.b.


1. Colocar a carne de coelho numa taça. Temperar com uma pitada de sal, pimenta. Adicionar os dentes de alho e o vinho tinto. Deixar a marinar, no frigorífico umas horas, ou de um dia para o outro.

2. Colocar num tacho a cebola, o louro, o azeite, o coelho com a marinada, a polpa de tomate e as ervas secas. Adicionar mais um pouco de sal. Levar ao lume. Tapar o tacho e assim que ferver, deixar cozinhar cerca de 45 minutos em lume brando. Ir mexendo. Se necessário acrescentar um pouco de água.

3. Servir polvilhado com salsa fresca picada.

3 comentários :

Mary - Strawberrycandy disse...

Que maravilha! Excelente sugestão!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Adélia disse...

Excelente sugestão! Amanhã tenho um jantar com amigos vou fazer. Obrigada pela a ajuda beijinhos.

Sara Santos disse...

Excelente aspeto. Uma ótima sugestão. Se optar por fazer na panela de pressão quanto tempo devo deixar cozinhar? 20 minutos após começar a ferver será suficiente? Ou não aconselha a fazer na panela de pressão? Obrigada