Fala-se tanto de alimentação saudável. Dos alimentos que nos fazem bem e daqueles que não nos trazem benefícios. Fala-se tanto que devemos comer isto e aquilo. Que o pão assim, que o leite assado, que as gorduras fazem mal, que o açúcar nos mata. A que dieta X ou a Y é que são boas. Pelo que leio e acompanho, a questão da alimentação é um assunto estudado há poucos anos e por isso, esta área ainda carece de alguma maturidade ao nível da aplicabilidade do resultado das investigações.
Nos últimos anos, em Portugal, os padrões alimentares afastaram-se da dieta mediterrânica. A oferta fácil de comida nos supermercados veio facilitar-nos a vida mas, também, nos conduziu a uma dieta menos equilibrada. Não tem mal nenhum comer uma piza, uma lasanha. Adoro. Agora, não o faço todos os dias, nem por sistema.
Na minha opinião, o melhor é variar o que comemos, comer com moderação e de preferência, seguirmos as nossas tradições. E uma dessas tradições é a sopa. A sopa como forma de iniciarmos uma refeição ou até mesmo, como prato principal. Quem quer fazer uma alimentação saudável e equilibrada, deve incluir as sopas nas suas opções. Cá em casa, há sempre sopa. Até no congelador!
Sopa de agrião
Ingredientes para 4 pessoas:
1 cebola
2 cenouras
1 chuchu
2 cabeças de nabo
1 curgete sem a casca
1 L caldo de legumes (ou água)
100 g de folhas de agrião
50 ml de azeite
Sal q.b.
1. Colocar cortados, numa panela, a cebola, as cenouras, o chuchu, as cabeças de nabo e a curgete.
2. Regar com a água. Temperar com sal e levar ao lume.
3. Depois dos legumes cozidos, triturar. Adicionar o agrião e deixar acabar de cozer.
4. Retirar do lume, adicionar o azeite e mexer.
2 comentários :
Boa noite
Esta é a minha sopa preferida, mas acrescento um ovo cozido, esmagado com um garfo.
Enriquece-a muito.
Sabores e Saberes da Beira Baixa,
obrigada. Sim, como ovo também fica tão bom.
Adoro ovos.
Enviar um comentário