sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Peitos de frango assados no forno

Começamo-nos a despedir de 2022. Amanhã é dia de festa. Sentamo-nos à mesa, brindamos e recebemos o novo ano de braços abertos, com esperança. As minhas passagens de ano costumam ser, sempre, tranquilas. Jantar com os amigos, normalmente na minha casa.

Por aqui, hoje, começam os preparativos. Mas antes de ir para a cozinha, deixo-vos uma receita muito prática, que pode ser para o dia-a-dia ou, para um momento de festa, com peitos de frango, um corte sempre muito versátil. Servi a carne com arroz integral cozido, legumes cozidos e salada. Mas, caso queiram, para um momento de festa, podem acompanhar estes peitos de frango com um risotto, um puré ou, com o que mais gostarem.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Grão-de-bico guisado com espinafres

O Natal e a passagem de ano, já sabemos que são épocas do ano, em que nos sentamos à mesa para comemorar e, por isso, há sempre excessos. Comemos isto e aquilo. Repetimos e ainda vamos provar mais uma coisinha. E ainda bem que é assim!

Depois dos excessos, por estes dias antes da chegada do fim-do-ano, é bom procurarmos o equilíbrio. O nosso equilíbrio. Pelo menos, aqui em casa, tentamos. Por isso, deixo-vos, hoje, uma receita sem carne e sem peixe, muito deliciosa e nutritiva. Espero que gostem!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Tarte folhada de peru

Sobrou? Aproveitou! é uma rubrica que comecei, há uns meses, no Instagram, onde vou partilhando receitas que podemos fazer a partir de sobras, apesar de aqui no blogue, quase desde sempre, partilhei sugestões de pratos feitos com sobras.

Quem faz pré-preparações, para as refeições da semana, sabe que este método de organização ajuda-nos a evitar o desperdício, pois a comida preparada é pensada de acordo com as necessidades. Mas nos dias de festa, já não é bem assim. Fazemos sempre um pouco a mais, pois temos receio que a comida não chegue ou, que possa aparecer mais alguém.

No Natal, quase sempre, há sobras. Na minha família, costumamos congelar bolo-rei, rabanadas, fritos de abóbora, peru, queijo, entre outras coisas. O congelador é sempre um excelente aliado. Nos dias a seguir ao Natal, faz-se roupa ou farrapo velho, que adoro. E com o peru, há sempre, pelo menos, um prato, logo a seguir ao Natal com as sobras. Este ano, decidi fazer uma tarte folhada. Fica tão boa! Espero que gostem.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Bolo-rei folhado com doce de gila

No passado dia 24 de Dezembro, estive no programa especial de Natal da RTP1, apresentado por Vanessa Oliveira e por José Carlos Malato. Durante o programa, preparei um bolo-rei folhado, uma receita muito prática para surpreender a família nesta quadra festiva.

Sabem que adoro o bolo-rei tradicional mas, a verdade, é que nesta alturas, nem sempre, temos tempo e disponibilidade para nos aventurarmos com massas lêvedas. É sempre bom termos outras opções que nos permitam mimar aqueles que gostamos de forma diferente.

Para este bolo-rei, usei doce de ovos, doce de gila, frutos secos e frutas cristalizadas, mas como as receitas são pontos de partida, podem sempre fazer o recheio ao vosso gosto.

Experimentem! Como diz a minha família, este é o bolo-rei crocante!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Menu semanal #143

Esta é uma semana especial. Por um lado, queremos dar destino às sobras do Natal e, por outro, começamos a pensar no que preparar para a mesa da passagem de ano. Para vos ajudar, seleccionei algumas receitas que podem ser feitas com sobras de bacalhau, peru e de frutas cristalizadas e, seleccionei alguns petiscos, para nos despedirmos de 2022 e recebermos o novo ano em grande. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #142.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Geleia de marmelo e romã

Vamos preparar o Natal?

Esta, é uma das épocas mais bonitas do ano, para mim. Enfeitamos as casas, juntamos a família e oferecemos pequenas lembranças aos que nos são mais queridos. É uma época de amor e de confraternização.

As lembranças podem ser o que quisermos, claro. Cá em casa, costumo fazer alguns pequenos miminhos para oferecer. Este ano, para os cabazes de Natal, fiz geleia de marmelo e romã. Deliciosa e com uma cor linda. Os presentes feitos por nós são lembranças cheias de carinho.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Lascas de bacalhau com puré de grão-de-bico e crumble de farinheira

Aproximam-se dias mágicos, onde as famílias se reúnem, à volta da mesa. É tempo de celebrações. Nestes dias, o bacalhau da Noruega é a escolha para a Noite da Consoada. Há, quem faça o tradicional bacalhau cozido com todos. Há, quem procure inovar e servir todos os anos uma receita diferente de bacalhau. Há, quem faça render este delicioso peixe e opte por receitas de tabuleiro. Independentemente das receitas ou método de confecção escolhidos, o bacalhau da Noruega é rei da mesa dos portugueses nesta quadra festiva.

E o que fazer com as sobras de bacalhau da Consoada ? Podemos fazer mil e uma receitas, desde arrozes, saladas, massas, gratinados, lasanhas, pastéis, folhados, pizzas e, até, pães recheados.

Para quem gosta de servir pratos de bacalhau inovadores nesta quadra festiva ou, para quem quer dar destino às sobras de bacalhau que eventualmente terão do Natal, deixo-vos uma irresistível e deliciosa sugestão, lascas de bacalhau com puré de grão e um maravilhoso crocante de farinheira. Tenho a certeza que vão adorar esta receita. Experimentem!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Menu semanal #142

Faltam poucos dias para a chegada de uma das épocas mais bonitas do ano. Para vos ajudar a organizar as refeições desta semana, deixo-vos um menu especial, cheio de sugestões para esta quadra festiva. Espero que vos ajude e que se inspirem!


Ver também menu semanal #141.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Perna de peru assada no forno

Vamos preparar o Natal?

O peru faz parte da mesa de Natal, em muitas zonas, do nosso país. Em casa dos meus sogros, a tradição é fazer peru para o almoço do dia de Natal. Quando se reune a família toda, com os primos, assa-se o peru recheado. Quando somos menos, faz-se normalmente perna assada no forno. Para quem gosta de servir peru no Natal, deixo-vos, hoje, uma deliciosa sugestão. Espero que gostem e que vos ajude a preparar o Natal!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Pão de especiarias


Vamos preparar o Natal?

A edição de Dezembro 2022 da revista Continente Magazine está cheia de sugestões que nos ajudam a preparar o Natal. Para além das receitas tradicionais, típicas desta quadra festiva, encontramos pratos inovadores de entradas, peixe e carne, para além de sugestões vegan e vegetarianas que poderão marcar presença no menu de Natal.

Encontramos, também, receitas para dar destino a sobras, receitas de sobremesas e ideias de presentes comestíveis para oferecer. A Continente Magazine de Dezembro é uma preciosa ajuda a quem anda a preparar o Natal.

Cá em casa, já escolhi várias receitas, para preparar. A primeira que seleccionei, foi um perfumado pão de especiarias, para servir ao lanche, com um reconfortante chá. Espero que gostem!

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Boeuf bourguignon

Há anos que queria fazer o famoso boeuf bourguignon. Assim que me lembro, penso que queria fazer esta receita desde que li o livro Julie & Júlia. É curioso como as leituras, os filmes, aquilo que nos rodeia nos leva a querer experimentar algumas receitas.

Nestes dias, a pensar que receitas preparar para os dias de festa que se avizinham, lembrei-me do boeuf bourguignon. Este é um prato delicioso, que combina com dias de festa e, que pode ser uma excelente opção para quando juntamos a família, à volta da mesa. Não segui a receita original, mas a piada está, também, em fazermos as receitas à nossa maneira. Espero que gostem!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Menu semanal #141

Para vos ajudar a pensar e a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, um delicioso menu, cheio de sugestões práticas para toda a família, já com um cheirinho a Natal. Espero que gostem e que se inspirem! Bons cozinhados!


Ver também menu semanal #140.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Bolinhas de neve


Vamos preparar o Natal?

Por aqui, já começámos a preparar o Natal. Ementa pensada e escolhida com a família - vamos ter bacalhau, peru e cabrito. Presentes escolhidos, costumamos oferecer presentes de família. Agora, é tempo de começar a fazer as lembranças de comestíveis para oferecer.

Uma das coisas que gosto de fazer, nesta quadra festiva, é bolachas e biscoitos. São um presente delicioso. Colocadas numa caixa ou num frasco com um laço bonito, tornam-se um presente único. Para quem gosta de oferecer bolinhos nesta quadra festiva deixo-vos, hoje, uma deliciosa receita.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Menu semanal #140

Para vos ajudar a organizar as refeições da semana, deixo-vos, hoje, mais um menu. Espero que gostem e que se inspirem!


Ver também menu semanal #139.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Bife de vaca grelhado com molho chimichurri e peperonata

O molho chimichurri é muito popular na Argentina, principalmente para acompanhar carnes grelhadas. Se tiverem curiosidade, em saber a origem do nome e um pouco da história deste famoso molho, leiam este interessante artigo. De há uns anos para cá, é um dos molhos que uso, cá em casa, para acompanhar grelhados.

Gosto muito deste molho para servir com carne de vaca grelhada e, um destes dias para o almoço, foi a opção. Há várias maneiras de fazer o molho chimichurri. Deixo-vos uma das versões que faço, muitas vezes, cá em casa.