quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Salada de vieiras com presunto e laranja


O Natal está a chegar. Já se ouvem ao longe as campainhas a tocar. As árvores e as ruas há muito que estão enfeitadas. Nas cozinhas, começa-se a sentir os cheiros doces da canela e do limão. Esta é uma época de muitos significados. É uma forma de celebrar o Bem. Também é uma forma de nos lembrarmos de quem mais precisa. De dar graças pela doçura de viver. De ter fé. De partilharmos com os outros.

O Natal é tempo de coisas boas. E nesse sentido, este ano, o Lidl lançou a campanha Promoção do Bem. De 5 a 31 de Dezembro de 2016, as lojas Lidl terão um artigo por semana em promoção, em que 50% do valor da sua venda irá reverter em benefício de uma instituição de solidariedade social. Com esta iniciativa procura-se sensibilizar o consumidor para a importância das escolhas responsáveis e assim ajudar o próximo. Nesta iniciativa solidária, cada cliente é convidado a ajudar com as suas preferências. Não contribui directamente com dinheiro mas ao optar pelo produto em promoção, também está a ajudar quem precisa. Promover o Bem é uma atitude nobre. Cada um de nós pode fazer a diferença.

O Natal é tempo de olharmos uns pelos outros, de ajudarmos. É também tempo de mimarmos a nossa família, de preferência, à volta da mesa. Não são os presentes que contam. O modo como passamos esta época festiva uns com os outros é que faz toda a diferença. É assim que se criam laços e memórias. É assim que se criam tradições. E para vos ajudar a preparar as entradas para a mesa de Natal, sem preocupações e de forma rápida, trago-vos, hoje, uma salada de vieiras com presunto e laranja que preparei em resposta ao desafio integrado na campanha O Natal é para Todos do Lidl.

Esta é uma entrada que se prepara num abrir e fechar de olhos. Deliciosa. Quem quer experimentar?


Salada de vieiras com presunto e laranja

Ingredientes para 4 pessoas:
2 embalagens de miolo de vieira
2 dentes de alho
20 ml de azeite
6 fatias de paleta de porco Bísaro (presunto da pá)
2 laranjas
2 colheres de sopa de nozes picadas
3 colheres de sopa de bagos de romã
50 g de rúcula
50 g de agrião
Sal q.b.


1. Descongelar as vieiras seguindo as indicações da embalagem. Depois de descongeladas, secá-las um pouco com papel absorvente para retirar alguma da água.

2. Descascar e cortar em gomos, sem pele, as laranjas. Reservar.

3. Temperar as vieiras com sal. Podem separar as vieiras do coral, caso prefiram.

4. Levar ao lume o azeite com os dentes de alho esmagados. Assim que o azeite estiver quente, retirar os dentes de alho e colocar as vieiras. Deixar alourar de um lado e depois virar.

5. Colocar, numa taça, a rúcula, o agrião, os bagos de romã, as nozes, os gomos de laranja e as fatias de presunto cortadas grosseiramente com as mãos. Regar com o molho vinagrete, mexer e servir com as vieiras.


Molho vinagrete

Ingredientes:
45 ml de azeite
15 ml de vinagre balsâmico de Modena IGP
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar todos os ingredientes numa taça e emulsionar com a ajuda de um garfo.


A frescura das vieiras combina de forma deliciosa com o sabor salgado do presunto.

Sem comentários :