segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Os meus workshops de Natal são assim


No passado dia 26 de Novembro de 2016 realizei dois workshops no WORK espaço criativo, no Porto, dedicados ao Natal. De manhã preparámos receitas para a mesa de Natal a pensar nas refeições desta época festiva com a família. Confeccionámos várias entradas desde camarão frito com um ligeiro toque picante, queijo panado com compota de frutos vermelhos - servido morno é uma verdadeira delícia! - e sapateira recheada que agradou a todos os participantes - esta é sempre uma entrada de sucesso. Os pratos principais foram bacalhau confitado no tacho e a acompanhar um surpreendente puré de batata-doce e alho-francês. Preparámos também polvo com broa de milho e couve galega salteada e por fim, tranches de salmão gratinadas no forno com salsa. Para sobremesa deliciamo-nos com sonhos de cenoura, bolo-rei fingido e uma fantástica coroa de Natal com frutas cristalizadas, que surpreende sempre assim que chega à mesa. Foi uma manhã fantástica, cheia de coisas boas e vivida com muito boa disposição.

Depois do Porto chega agora a vez de Lisboa. No sábado, dia 10 de Dezembro de 2016, de manhã, das 10h30 às 13h30, vamos ter na ACPP - Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal um workshop a pensar nos menus da Mesa de Natal. Iremos preparar receitas muito práticas que vos irão ajudar a preparar as refeições desta época festiva com um toque especial. Teremos pratos de bacalhau, peru, sugestões de entradas e doces que irão fazer as delícias da família este Natal.


O workshop da tarde foi dedicado a presentes de Natal feitos em casa. Presentes feitos na cozinha a pensar nos cabazes de Natal para oferecer à família e aos amigos. Para além de mostrar exemplos de presentes que se fazem num abrir e fechar de olhos, de falar das etiquetas que acompanham os presentes, de mostrar vários tipos de recipientes a usar, preparámos cerca de doze receitas que podem fazer parte dos cabazes de Natal este ano. Preparámos bolachas, biscoitos, trufas de figo, tiras de laranja confitada com chocolate, curd de laranja, bolachas salgadas com tomate seco entre muitas outras ideias. Foi uma tarde deliciosa com sabor a Natal.

No próximo sábado, dia 10 de Dezembro, das 14h30 às 17h30, vamos ter em Lisboa, na ACPP, um workshop dedicado a presentes de Natal feitos na cozinha para oferecerem a quem mais gostarem.


Os meus workshops são sempre momentos de partilha, de trocas de ideias e sugestões. Toda a gente cozinha e no final degustamos tudo o que foi confeccionado. Para mim, são sempre ocasiões muito especiais que me deixam feliz. Cozinhar, em grupo, é uma verdadeira festa. Sente-se no ar uma energia muito positiva que nos deixa a todos bem dispostos e com vontade de reproduzir em casa as receitas.


No próximo dia 10 de Dezembro, teremos estes dois workshops em Lisboa ( Receitas para a Mesa de Natal e Presentes de Natal ). Quem me faz companhia?

Inscrições e mais informações:
Email: formacao@acpp.pt   Tel. 21 362 2705   ACPP

( Realização dos workshops sujeito a nº mínimo de participantes )

1 comentário :

Maria disse...

Nós, se conserguirmos.....